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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

São Jerônimo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS COM TEA E OUTROS PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO

Apresentação/Introdução:

Em 2021, em conversa com os gestores da rede de saúde e educação do município, foi apresentado demanda provinda das escolas e dos consultórios dos médicos pediatras que atendem nas unidades de atenção primaria em saúde, na qual relataram o expressivo aumento de crianças com diagnostico ou suspeita de autismo, bem como outros problemas de desenvolvimento. Imediatamente foi montando um GT com a finalidade de promover o levantamento dos dados, os números apresentados fizeram que o alerta fosse ligado, pois expressivo número de crianças estavam sem atendimento adequado ou sem qualquer tipo de intervenção que possibilite o desenvolvimento das crianças, dessas crianças de forma que possam desenvolver habilidades e ter uma vida em sociedade de forma integral. Foram encontradas 96 crianças com algum problema de desenvolvimento, sendo que 36 tinham o diagnostico fechado para autismo. No levantamento realizado verificamos que crianças encontravam-se em um vazio assistencial, que os pais e familiares não estavam preparados para o convívio diário com a problemática posta, por desconhecimento ou negação.

Objetivos

Objetivo geral: Proporcionar condições de desenvolvimento integral para crianças com autismo ou outro problema de desenvolvimento Objetivo Específicos: - Promover o desenvolvimento integral das crianças, através do emprego técnicas de psicologia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional - Apoiar e capacitar as famílias para o convívio diário e manejo adequado nos períodos de crise - Desmistificar a problemática do autismo, com a inclusão normal na sociedade

Metodologia

De posse dos dados e levantamentos realizados, partimos para a solução do problema posto. O Município não se enquadrou nos critérios do programa TEACOLHE, dessa forma buscamos uma solução municipal para resolver nossa situação. Criamos o espaço de acolhimento de acolhimento e desenvolvimento integral de crianças com autismo ou outro problema de desenvolvimento, legalmente estabelecido pela lei municipal n°4082. O Programa tem por finalidade atender e proporcionar o acolhimento, assistência integral á crianças com transtorno de desenvolvimento e/ou autismo, referenciadas para Escolas da rede pública, das Unidades de Saúde da Família ou dos serviços de retaguarda da saúde. A coordenação do Programa é realizada de forma conjunta por um o Comitê Gestor constituída pelos titulares das três Secretaria envolvidas que formam a rede, Saúde, Educação e Assistência social, sendo presidida pelo Secretário Municipal de Saúde. O Programa é desenvolvido no espaço denominado EADI, o qual conta com estrutura física para atendimento psicológico, fonoaudiólogo, terapia ocupacional, os usuários são acolhidos e agendado o atendimento conforme a disponibilidade de vagas no serviço, assiste a reunião de equipe e discussão de casos, bem como atendimento aos familiares, e atividades coletivas. Também foram realizadas atividades alusivas na rede de educação. Atualmente o serviço conta com 102 pacientes sendo atendidos de forma regular, e pacientes e fila de espera

Resultados

Levamos em consideração o ano de 2022 para destacar os resultados encontrados no primeiro ano do programa. Foram realizados um total de 2554 atendimentos individuais para pacientes e familiares, distribuídos da seguinte forma: Numero de atendimentos em psicologia foram 1135, Numero de atendimentos em fonoaudiologia :601 Numero de atendimentos em Terapia ocupacional: 583 Atividades coletivas:5 Atendimentos a familiares:.230 Nesse contexto podemos afirmar o seguinte resultado: usuários que apresentaram significativa melhora na fala.:30 usuários que apresentaram significativa melhora na interação social:36 Pesquisa de satisfação entre os usuários, realizada junto ao serviço demonstra a ampla satisfação vejamos: 98% dos usuários estão muito satisfeitos com o funcionamento do serviço.

Conclusoes

O Projeto atendeu de forma muito eficiente aos objetivos que foram propostos, visto que se criou condições para que o desenvolvimento integral das crianças com TEA ou outro problema de desenvolvimento, seja pleno. A entrevista realizada com os pais demonstraram que a inclusão e inserção da família no programa trouxe resultados que melhoraram o convívio em casa e o convívio social, permitindo a interação com o mundo, a família e a escola.