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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Pelotas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TELEMATRICIAMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: TECNOLOGIA APLICADA NO CUIDADO AOS USUÁRIOS

Apresentação/Introdução:

A pandemia de COVID-19, a partir de 2020, vêm produzindo impactos, mudanças e desafios a comunidade científica, aos gestores e aos profissionais de saúde que buscam executar as ações estratégicas na reorganização dos serviços na rede de atenção à saúde. Em meio a tantas adaptações e inovações, os avanços tecnológicos no suporte as equipes/profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS), realizados à distância, despontam como importantes recursos na teleconsultoria, por meio da realização de telematriciamento e teleinterconsultas. Essas modalidades de assistência já existiam, mas ressurgem com nova roupagem e novos formatos, agregando tecnologias interativas, seja na forma presencial ou a distância. Tem como objetivo promover o acesso do médico generalista e da equipe da APS ao suporte de equipe especializada para discussão de demandas específicas em saúde, bem como à tomada de decisão compartilhada e complementar à busca de resultados mais efetivos. Como ferramentas essenciais em telessaúde se mostram promissoras, mas para isso são necessários recursos tecnológicos e organizacionais, assim como apoio da gestão para a organização do espaço físico, a aquisição de materiais e a priorização desse fluxo de trabalho. Em Pelotas, o telematriciamento foi criado visando reduzir a distância entre as equipes de alta complexidade e a Atenção primária. Para tanto, foi necessário qualificar a assistência com as novas tecnologias e estabelecer novos fluxos no processo de trabalho.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Implantar o telematriciamento para atenção primária. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Melhorar a taxa de resolutividade da atenção primária Reduzir o tempo de espera por consultas com outras especialidades médicas Aumentar o vínculo do paciente com a equipe Contribuir com a resolutividade da atenção primária Ofertar educação continuada conforme as necessidades e prioridades das equipes de atenção primária

Metodologia

O município de Pelotas possui população estimada em 343.826 habitantes. Os serviços de Atenção Primária contam com 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) divididas na área urbana e rural, sendo que dessas, 40 fazem parte da Estratégia Saúde da Família (ESF), totalizando 80% da rede de atenção básica. O telematriciamento foi implantado em janeiro de 2022, primeiramente com o serviço de nefrologia, tendo sido expandido para o pré-natal de alto risco no mesmo ano, em outubro e em 2023 para a pediatria. Inicialmente, criou-se grupos de WhatsApp, um para cada equipe matriciadora, no qual os profissionais, médicos e enfermeiros das UBS, profissionais dos serviços matriciadores e equipe de apoio da Gestão participam de forma interativa. Nesse grupo, os casos são discutidos e avaliados pelas equipes/profissionais que fazem parte do apoio matricial, objetivando o compartilhamento de condutas e encaminhamentos. Nesse processo, as UBS foram divididas em 3 grupos para o matriciamento da nefrologia, sendo que cada grupo é atendido por uma Equipe de alta complexidade. Para o pré-natal de alto risco as equipes foram divididas em dois grupos, cada um atendido pela equipe de alta complexidade de um dos dois hospitais conveniados. E na pediatria, a secretaria de saúde contratou uma médica pediatra, que fornece o suporte matricial. Antes de iniciar o telematriciamento, de cada especialidade, as equipes matriciadoras realizou capacitação de 4 h as equipes, visando a qualificação da assistência.

Resultados

Os resultados evidenciam que a maioria dos casos são resolvidos por meio das discussões, evitando encaminhamento corroborando com a efetividade das avaliações e o compartilhamento de condutas. Um desdobramento positivo foi a modernização e digitalização das informações, realizada pela equipe matriciada no Prontuário Eletrônico (PEC e-SUS). Outro fator positivo foi a melhoria no acesso à consulta especializada de usuários com dificuldades de deslocamento, seja por questões de mobilidade e/ou disigualdade sócio-economica. Observa-se, também o aumentou do número de encaminhamentos de pacientes com diabetes mellitus para avaliação preventiva de retinopatia diabética. Os recursos tecnológicos aplicados à prática, permitiu a utilização da calculadora, on line, de taxa de filtrado glomerular, registrando as taxas de filtrado do usuário no PEC e-SUS. Houve, também, aumento da realização da consulta do pré-natal do parceiro/parcerias sexuais nas UBS a criação de uma linha de comunicação direta da UBS com a gestão para resolução de casos de dificuldade de acesso dos exames básicos do pré-natal redução do tempo de espera para a acessar a primeira consulta no caso de alto risco. Dentre as fragilidades, identifica-se a grande demanda de atendimentos por parte das equipes da APS, fato que poderá afetar a disposição e o tempo para participar das teleinterconsultas. Nessa modalidade, o atendimento não deve sobrepor e/ou substituir o presencial, o que demanda contato e relação transferial

Conclusoes

O telematriciamento possibilitou alcançar resultados efetivos, oportunizando a integração entre os profissionais/especialistas e equipes/profissionais da APS, também impulsionou a realização de ações estratégicas, com impacto direto e/ou indireto, no cuidado e qualidade de vida da população. Diante das demandas de saúde dos usuários, evidencia-se: aumento do número de exames laboratoriais contratualizados no SUS, organização da rede de atenção de oftalmologia para a realização de avaliação da retinopatia diabética e, busca de uma solução para os casos de litíase renal. No compartilhamento de condutas, identifica-se que os usuários estão sendo matriciados de forma conjunta pelas equipes, à busca de soluções para o cuidado no território, mesmo que apresente situações que exigiam avaliação na atenção especializada. Entende-se que o telematriciamento, como espaço de comunicação ativa e compartilhada e, como tecnologia aplicada ao processo de trabalho dos profissionais na APS, ainda carece de conscientização e aplicabilidade, diante do número de casos inseridos na teleconsulta. Entre os desafios para a sua efetivação, elenca-se a escassez de expertise técnica e de recursos, assim como de infraestrutura e de processos de avaliação.