Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

São Francisco do Maranhão

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

O USO DO TELENORDESTE NA QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE A GRUPOS VULNERÁVEIS

Apresentação/Introdução:

O município de São Francisco do Maranhão faz parte do segundo ciclo da Planificação da atenção básica.O processo está sendo realizado pelo Hospital Beneficência Portuguesa e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), juntamente com as equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) do município. Nesse processo os profissionais são capacitados para atuarem nas linhas de cuidados prioritárias, com foco para a estratificação do risco das famílias e pessoas, acompanhamento e fortalecimento da criação dos planos de cuidado individuais e articulação em rede. Dentro da Planificação, temos a tecnologia do TeleNordeste que visa levar acompanhamento especializado para pacientes crônicos, ajudando a diminuir o número de encaminhamentos e filas de espera. Por meio do projeto, os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm à disposição uma plataforma eletrônica na qual podem agendar teleconsultas com médicos especialistas do Hospital Beneficência Portuguesa, onde eles entrarão em tempo real em uma consulta que o médico da UBS estiver realizando. Este trabalho torna-se relevante por apresentar como o município vem avançando em diversos indicadores de saúde, saindo de uma condição de vulnerabilidade para destaque a nível estadual e demonstrando avanços reais para a prestação de cuidados à população.

Objetivos

Geral: Relatar a experiência do uso do TeleNordeste na qualificação da assistência em saúde a grupos vulneráveis. Específicos: Descrever as estratégias de utilização da tecnologia na atenção básica Apresentar o manejo aos grupos vulneráveis através das estratificações de risco em saúde Destacar as vantagens da utilização da tecnologia na atenção básica.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência de profissionais da saúde de São Francisco do Maranhão acerca da utilização da tecnologia para qualificar a assistência na atenção básica. Contou com a participação do secretário de saúde, duas enfermeiras, uma médica e um Agente Comunitário de Saúde (ACS), ambos com seu ponto de vista relatados neste trabalho. Todo o processo inicia-se durante as visitas domiciliares realizadas pelos ACS, que ao identificarem as famílias vulneráveis, comunicam as equipes para intensificação da assistência. A equipe traça estratégias de atendimento à família identificada pelo ACS e após conhecer o problema busca criar um plano de cuidado familiar e estratifica o risco dos indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários. Uma vez definido como vulnerável, a equipe articula um cuidado em rede e encaminha para os especialistas, com agendamento via TeleNordeste, cujo bloco de horas é exclusivo para compartilhamento do cuidado entre os profissionais especializados e a atenção básica. As consultas duram em média 40minutos, as pessoas são orientadas a levarem acompanhantes e o médico da atenção básica faz a apresentação do caso clínico ao especialista e juntos articulam um plano de cuidado especializado, com foco na subjetividade da pessoa acompanhada, dando-lhe voz e vez no seu processo de cuidado. Os encaminhamentos, solicitações e retornos são explicados e definidos de forma conjunta, obedecendo os princípios da resolutividade e integralidade.

Resultados

O processo de qualificação da APS, no âmbito de ação do secretário de saúde, aproximou o município de uma assistência que, por meios de regulação só seria alcançado na capital do estado, distante do município há mais de 500km. Dessa forma o município ganha um aliado no processo organizacional e proporciona maior resolutividade para os processos de saúde, sendo fortemente defendido a Planificação dentro do município. Segundo as enfermeiras, o ponto mais defendido é a organização dos processos de trabalho, a aproximação dos usuários às UBS e maior vinculação dos mesmos. As estratificações de risco oportunizam a equipe multiprofissional reflexão sobre o perfil dos usuários nos diferentes estratos de risco direcionando o planejamento das ações e que, aliado ao TeleNordeste, proporcionam qualidade de assistência e continuidade do cuidado. A médica da APS defende a estratégia uma vez que fortalece a integralidade do cuidado aos indivíduos mais vulneráveis, agiliza e fortalece os diagnósticos e condutas terapêuticas, através do compartilhamento dos casos clínicos, além de ser uma estratégia de capacitação aos profissionais e aprimoramento técnico. Para o ACS esse processo proporcionou melhorias para a saúde das pessoas, fazendo com que os serviços mais sofisticados cheguem perto deles sem precisar se deslocarem grandes distancias ou mesmo mentir endereço pra ter acesso aos serviços em outro estado, fortalecendo a vinculação da população ao território franciscoense.

Conclusoes

ência em saúde uma vez que aproximou os usuários mais vulneráveis de um cuidado mais integral, favoreceu uma maior vinculação aos profissionais de saúde do município, evitando atraso no diagnostico, longas filas de espera, viagens cansativas aos grandes centros de saúde e falhas no processo de comunicação com a atenção básica. Através das estratificações de risco implantadas pelo processo de planificação, os profissionais conseguem definir aqueles que precisam de uma atenção intensificada, com o envolvimento de outros seguimentos da rede de atenção à saúde, criação de um plano de cuidado e agendamento via TeleNordeste com especialistas que poderão contribuir significativamente com esse plano. Muitos foram os avanços, ainda que esse processo não esteja em completa implantação no município, pode-se perceber como essa tecnologia vem sendo aceita pelos usuários e profissionais de saúde, garantindo ao município a posição de hiperutilizador dentro da regional de saúde. Espera-se que mais especialidades sejam incorporados à tecnologia do TeleNordeste e que continuem com o mesmo processo pautado na assistência humanizada e de qualidade.

Banner