Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Arroio do Tigre

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA: A EXPERIÊNCIA EXITOSA DE OFICINAS COM PROFISSIONAIS DA AB

Apresentação/Introdução:

O Brasil caminha rapidamente para um perfil demográfico envelhecido, caracterizado por uma transição epidemiológica, onde as doenças crônicas e as incapacidades funcionais possuem lugar de destaque. Diante disso, existe a necessidade de ações de promoção da saúde de acordo com as necessidades e especificidades da pessoa idosa na AB. Assim, por meio de uma pesquisa de mestrado profissional foi elaborado o e-book e cartilha impressa “Promoção da saúde da pessoa idosa: estratégias para o cuidado na atenção básica”. Esse material é o guia utilizado para a realização de oficinas de educação permanente para os profissionais da AB de municípios do Rio Grande do Sul, por meio de um projeto de extensão da UFSM. Esse projeto teve início no segundo semestre de 2022, continua em andamento e conta com a participação de uma docente, uma bolsista de graduação e uma profissional da AB de Arroio do Tigre/RS. No diálogo com os profissionais durante as oficinas, a implementação da avaliação multidimensional da pessoa idosa na AB é uma ação de extrema importância e necessita ser fortalecida, bem como que essa avaliação seja utilizada como principal estratégia para ofertar um cuidado integral, resolutivo e humanizado para a população idosa. Ainda, com este relato de experiência, busca-se disseminar as potencialidades da integração ensino-serviço, considerando diferentes perspectivas e o olhar interprofissional sobre temas transversais às profissões, como a promoção da saúde do idoso.

Objetivos

Objetivo geral: Descrever a experiência da realização de oficinas sobre ‘Promoção da saúde do idoso na atenção básica’ com profissionais das equipes de atenção básica de municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Objetivos específicos: Promover a educação permanente sobre a importância da utilização da avaliação multidimensional da pessoa idosa pelos profissionais da AB Incentivar a realização de ações de promoção da saúde com base no diagnóstico situacional realizado por meio da avaliação multidimensional em saúde da pessoa idosa Realizar ações de integração entre ensino-serviço por meio do compartilhamento de experiências entre docentes, alunos de graduação e profissionais da AB.

Metodologia

A realização de oficinas para profissionais de saúde da AB, por meio de um projeto de extensão, consolida um dos objetivos da pesquisa de mestrado em Gestão de Organizações Públicas da UFSM que culminou no e-book e cartilha impressa “Promoção da saúde da pessoa idosa: estratégias para o cuidado na atenção básica”. Esse material foi resultado de uma pesquisa com profissionais de saúde da AB que desenvolviam ações de promoção da saúde do idoso de um município de pequeno porte populacional do interior do Rio Grande do Sul. Foram realizadas duas edições da oficina em 2022, uma presencial em Arroio do Tigre/RS e uma on-line para os municípios do Rio Grande do Sul, ambas com carga horária de três horas. A oficina tem como objetivo possibilitar a reflexão crítica da promoção da saúde da pessoa idosa no contexto de trabalho dos profissionais da AB. Para isso, foram abordadas as temáticas: avaliação multidimensional do idoso ampliação do acesso das ações de promoção da saúde ação sobre os determinantes e condicionantes da saúde atuação da promoção da saúde baseada na abordagem familiar estímulo à construção de saberes e, abordagem baseada no cuidado integral. Foram utilizadas metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem, por meio de quatro etapas: aquecimento, sensibilização, desenvolvimento, aplicação na realidade e conclusão/avaliação. O projeto é financiado pelo FIEX/UFSM e tem previsão de realização de oficinas on-line para 100% dos municípios gaúchos.

Resultados

As oficinas contaram ao todo com a participação de 140 profissionais de saúde da AB de municípios do Rio Grande do Sul. A metodologia ativa utilizada permitiu um aprendizado colaborativo em que foram compartilhadas experiências exitosas de promoção da saúde da pessoa idosa em diferentes realidades dos municípios gaúchos. As oficinas foram avaliadas, por meio de feedback subjetivo, como um momento de aprendizado e interação que contribuiu para a formação profissional de acordo com as necessidades de saúde da população idosa. Assim, a realização das oficinas permitiu o fortalecimento das ações da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, por meio da qualificação de profissionais que atuam com a população idosa na AB, sensibilizando-os para a ampliação do acesso às ações de forma humanizada, integral e resolutiva no SUS. Ainda, esse processo permite a integração da instituição de ensino com os serviços de saúde do SUS, pois estão envolvidos docentes da UFSM, alunos de graduação e profissionais do SUS, o que permite a integração ensino-serviço por meio de ações de educação permanente de acordo com a realidade dos profissionais do SUS. O e-book está disponível para consulta gratuita no site da UFSM (https://ufsm.br/r-539-801), reafirmando o foco do programa de pós-graduação de capacitar gestores públicos com a finalidade de transformá-los em agentes de mudanças locais.

Conclusoes

A realização das oficinas com a adesão de 140 profissionais da AB dos municípios do Rio Grande do Sul permitiu a qualificação da saúde da pessoa idosa por meio da sensibilização para a implementação da avaliação multidimensional da pessoa idosa nos municípios, do incentivo para a realização de ações de promoção da saúde de acordo com o diagnóstico situacional e da integração entre ensino-serviço. A realização das oficinas é uma proposta inovadora, tendo em vista o baixo percentual (0,9%) de idosos que foram avaliados de forma multidimensional no Brasil (DGero, 2023). A experiência teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre/RS, 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da UFSM.