Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

São José de Ribamar

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE APOIO Á AMAMENTAÇÃO PARA MATERNIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Apresentação/Introdução:

Uma das estratégias naturais de vínculo é o aleitamento materno que gera afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite também a promoção da saúde integral do binômio mãe e filho, gerando impacto extremamente positivo para toda a sociedade (Ministério da Saúde, 2015). A sala de apoio a amamentação é um local acolhedor e humanizado, que visa promover, proteger e apoiar o aleitamento materno exclusivo dentro da unidade. Na Maternidade Municipal de São José de Ribamar a sala conta com duas enfermeiras exclusivas e capacitadas em manejo clínico em aleitamento materno, realizando atendimentos diários e semanais.

Objetivos

Relatar a importância da implementação da sala de apoio à amamentação da Maternidade Municipal de São José de Ribamar.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência realizado na sala de apoio à amamentação da Maternidade Municipal de São José de Ribamar. Dentre os critérios de inclusão foram selecionadas as fichas de triagem, evoluções de enfermagem e registros de anotações. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2022 a março de 2023.

Resultados

O ambiente é destinado à avaliação, orientação, extração de leite humano, armazenamento adequado, manejo de situações clínicas, serviços de laserterapia e quando necessário encaminhado para equipe multiprofissional. Entre o período de novembro de 2022 a março de 2023 foram totalizados 437 atendimentos, somando a demanda interna e externa da maternidade. Dentre os serviços oferecidos: 59% orientações em geral, 25% extração manual e 16% sessões de laserterapia. A sala de amamentação também conta como auxílio para práticas de educação em saúde da unidade sendo realizados treinamentos semanais aos profissionais da maternidade sobre aleitamento materno. Foi observado a importância da implementação de um espaço exclusivo dentro da maternidade para acolhimento das puérperas, além de orientações e manejo clínico do aleitamento materno.

Conclusoes

Observa-se que a maior demanda sala de apoio à amamentação ocorre nos primeiros dias de pós-parto imediato, momento em que problemas com a lactação são mais frequentes, como o início da apojadura mamária e dúvidas surgem. Nota-se a importância da presença de uma sala de apoio dentro da maternidade com o objetivo de oferecer estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação, assim aumentando as taxas de aleitamento materno exclusivo dentro do município.

Banner