Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Alagoas

Cidade

Belém

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO PARA AMPLIAR A COBERTURA DE EXAMES CITOPATOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM

Apresentação/Introdução:

A detecção precoce por meio do exame de citopatológico de colo de útero “papanicolau” é considerada a melhor estratégia para identificar as lesões precursoras de câncer e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher desenvolva os sintomas. A atenção primária à saúde oferece recursos necessários para a prevenção do câncer de colo de útero, porém há um número significativo de mulheres que não aderem a rotina de cuidados com saúde da mulher. O município de Belém possui em seu cadastro 1.614 mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, idade preconizada pelo ministério da saúde para a realização do exame preventivo. A procura para a realização desse exame é baixa, o que torna um desafio para os profissionais da Atenção Primaria Municipal, precisando criar estratégias efetivas de execução e monitoramento sistemático. Vale ressaltar que os municípios de pequeno porte enfrentam dificuldades significativas na captura dessas mulheres. Fatores culturais, sociais, econômicos e comportamentais devem ser considerados como determinantes para a baixa adesão preventiva, carregando consigo crenças e tabus, tanto relacionadas ao exame, a seus parceiros, como também relacionadas aos profissionais do município, em face de relações interpessoais, além de vínculos familiares com esses profissionais.

Objetivos

Geral : Aumentar o índice de exames citopatologicos nas unidades básica de saúde. Especifico: Identificar as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que fizeram exames preventivos Garantir o acesso em tempo hábil aos exames Qualificar as coletas Identificar motivos para baixa adesão ao exame Sensibilizar os profissionais e comunidade da importância da realização dos exames Realizar Educação em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e dispositivos do território Alcançar a meta do indicador nº 4 do Previne Brasil.

Metodologia

Inicialmente foi construído um instrumento para cadastro nominal das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos de cada micro-área. Realização de reuniões com as equipes de Atenção Primária para planejamento, construção de agenda com flexibilidade de dias e horários, facilitando o acesso. Sensibilização dos agentes comunitários de saúde para realizar busca ativa em domicilio de todas as mulheres cadastradas. Capacitação com as equipes de Atenção Primária para o acolhimento as mulheres nas unidades. Educação em saúde durante as salas de espera e outros dispositivos no território. Além da agenda das unidades e micro-áreas, ações intersetoriais também são realizadas nos meses de março, maio e outubro, específicas para a saúde da mulher, onde são distribuídos brindes, sorteio e bingos entre as mulheres que realizam os exames. Avaliação mensal de indicadores e das estratégias utilizadas para o alcance das metas, reprogramação de ações e implantação de novas.

Resultados

Em face as estratégias utilizadas obterve-se, a crescente procura para realização do exame citopatologico na faixa etária de 25 a 64 anos, com aumento significativo no fluxo das mulheres nas Unidades Básicas de Saúde, nas micro-áreas, nas ações intersetoriais, como também nos indicadores disponibilizados pelos sistemas oficiais do ministério da saúde, pelo Programa Previne Brasil anos de 2021 a 2022. Durante o período avaliado constatou-se um aumento significativo nas coberturas de exames citopatologicos no municipio, o qual apresentava cobertura de inicial de 176 exames realizados o que corresponde a 9% do publico alvo no 1ª quadrimestre de 2021 para uma cobertura de 727 exames realizados o que corresponde a 46% das mulheres na faixa etária de 24 a 64 anos, no 3º quadrimestre de 2022, alcançando assim, o cumprimento acima da meta dos 40% preconizado pelo indicador nº 4 do previne brasil.

Conclusoes

Embora o rastreamento do câncer de colo de útero seja fundamental para intervenção a tempo oportuno, significativa parcela das mulheres ainda não adere ao exame por mitos e crenças. Diante dos crescentes casos de mulheres acometidos com câncer de útero, faz – se necessário, intensificar a busca ativa de mulheres para a realização da coleta de preventivo e lançar estratégicas para o alcance das metas preconizado pelo ministério da saúde. Diante de todas as estratégias adotadas pelo município de Belém, constata-se, que a adesão cresceu de forma significativa, quebrando assim, paradigmas e tabus, bem como novas formas de pensar ressignificar e agir da equipe, que foi determinante no alcance dos objetivos propostos.