Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Alagoas

Cidade

Santana do Ipanema

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

LAR FELIZ: O OLHAR MULTIPLO DA SAÚDE DO IDOSO NA CONSTRUÇÃO DE VIDAS SAUDÁVEIS

Apresentação/Introdução:

As instituições de longa permanência para idosos – ILPI, são locais de acolhimento em regime integral, que atendem idosos em situação de abandono ou negligência, em caso de suspensão temporária ou quebra de vínculo familiar e comunitário. Consta na literatura que idosos submetidos à institucionalização apresentavam uma menor qualidade de vida quando comparados aos idosos não institucionalizados, o que estaria ligado à necessidade de planejamento social e reestruturação da saúde, visando instituições efetivas que foquem na promoção da saúde do idoso. No município de Santana do Ipanema existe uma ILPI (Lar São Vicente de Paula), com 20 (vinte) idosos abrigados. Encontra-se situada na zona urbana, área de abrangência da Equipe de Saúde da Família (ESF) de Lagoa do Junco, onde os motivos da institucionalização dos idosos nada difere dos acima escritos. Sabe-se que ao longo do processo de envelhecimento, o ser humano vai se tornando cada vez mais sensível ao meio ambiente devido à diminuição de suas capacidades de adaptação. Buscando melhorar a qualidade de vida (QV) dos idosos abrigados no Lar São Vicente, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a assistência prestada a esses idosos, implementando os serviços voltados a esse público, com a inserção de outros profissionais, proporcionando uma assistência humanizada, de qualidade e resolutiva, possibilitando de forma mais efetiva contribuir para melhoria e manutenção da qualidade de vida dessa população.

Objetivos

OBJETIVO GERAL Proporcionar um maior direcionamento e valorização do cuidado aos idosos institucionalizados no município de Santana do Ipanema. Objetivos Específicos Realizar ações de promoção da saúde Otimizar a qualidade dos cuidados prestados pela equipe de saúde Oportunizar aos longevos o atendimento por uma equipe multiprofissional Contribuir para a melhoria da qualidade de vida desse público.

Metodologia

Trabalho realizado pela EMP e ESF. Aplica-se a Avaliação Geriátrica Ampla/AGA, que utiliza uma abordagem multidimensional dos aspectos físicos, mentais e sociais do paciente idoso. ESF: Acompanha, monitora e presta assistência aos idosos de forma integrada com a EMP. Faz os encaminhamentos necessários para média e alta complexidade. EMP: Prof. Educação Física: reabilitação individual, identifica as necessidades e prescreve exercícios individualizados. Prof. educação física: trabalha as PICS e atividades de integração, condicionamento físico, mobilidade e equilíbrio. Nutricionista: monitora situação alimentar e nutricional dos idosos, promove ações de práticas alimentares saudáveis, prevenção e controle de distúrbios nutricionais. Fisioterapeuta: Prevenção, diagnóstico e reabilitação dos problemas ligados às funções e aos movimentos do corpo. Psicóloga: psicoterapia individual e grupal idosos e profissionais da instituição e fortalecimento de vínculos familiares. Médica: avalia e acompanha a evolução dos longevos mediante as atividades desenvolvidas. A. Social: busca vínculos familiares, articulação intersetorial, situando o idoso enquanto sujeito de direito. Os atendimentos da maioria dos profissionais é semanal. Mensalmente a equipe se reúne para discutir sobre a assistência prestada, na oportunidade planejam a Ação de Integração, desenvolvida uma vez por mês, onde são envolvidos ESF, EMP, DAPS, funcionários do abrigo, idosos e familiares.

Resultados

Os trabalhos realizados pelos profissionais da ESF e EMP com os idosos do Lar São Vicente de Paula, vem obtendo respostas significativas como: - Melhora do desenvolvimento motor - Ganho de força muscular - Diminuição de dores musculares e articulares - Aumento da amplitude da mobilidade - Aumento da capacidade cognitiva - Redução do nível de ansiedade e estresse em geral - Maior nível de participação e engajamento dos idosos nas atividades desenvolvidas - Melhora do sono, do comportamento social - Diminuição índice de internação - Redução no uso de ansiolíticos, antidepressivos e benzodiazepínicos - Avanços no acolhimento familiar aos idosos.

Conclusoes

Considerando que as ILPI se tornam para muitos idosos um lar, um lugar de proteção e cuidado é de grande importância o fortalecimento e o direcionamento de políticas públicas voltadas a assistência à saúde da pessoa idosa, em especial aqueles abrigados nestas instituições, assim como criar e/ou ampliar espaços que possibilitem o atendimento aos que se encontram em situação de vulnerabilidade e com necessidade de cuidado integral. Como descrito acima, evidencia-se a importância da assistência à saúde prestada aos idosos do Lar São Vicente e o quanto este trabalho corrobora com a construção de um Sistema Municipal de Saúde que leva em consideração o crescimento da população de idosos e a importância de um olhar com foco no cuidado integral esse público. Desta forma é perceptível o desafio, as limitações e as dificuldades enfrentadas para proporcionar uma assistência qualificada a toda a população idosa, no entanto, torna-se necessário maior investimento financeiro e de recursos humanos de todas esferas governamentais além do envolvimento da sociedade civil organizada e da população em geral, no intuito direcionar a esse público um olhar como cidadão de direito.

Banner