Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

13

Estado

Alagoas

Cidade

Coruripe

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

USO DO E-SUS APS PARA O PLANEJAMENTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Apresentação/Introdução:

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária (AP) em nível nacional. A ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. O e-SUS APS é composto por sistemas de coletas de dados dentre eles o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). As informações obtidas através do PEC podem ser utilizadas para subsidiar o planejamento das ações de saúde, como a campanha de vacinação antirrábica. A vacina antirrábica é a forma mais eficaz de prevenção da raiva. Por se tratar de uma zoonose, é de extrema importância uma efetividade nas vacinações de animais domiciliados. Até 2021, o planejamento das campanhas antirrábicas se dava mediante as doses disponibilizadas e localidades do município. Porém, a distribuição das doses durante a campanha ocorria de forma não planejada, privilegiando as localidades iniciais, deixando assim a população animal de áreas distantes em situação de vulnerabilidade e descoberta contra a raiva animal. Diante da necessidade de um planejamento eficiente, com uma vacinação homogênea, contemplando todo o município, utilizou-se as informações do relatório de cadastro domiciliar e territorial, extraído do PEC, sobre animais no domicílio.

Objetivos

Geral Relatar a experiência no planejamento da campanha de vacinação antirrábica utilizando as informações do e-SUS APS no município de Coruripe (AL). Específico Descrever as vantagens do uso do e-SUS APS para efetivação da campanha Contemplar as localidades mais longínquas do município Alcançar uma cobertura homogênea de vacinação de cães e gatos.

Metodologia

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre o uso das informações do sistema e-SUS APS para o planejamento da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos em 2023, no município de Coruripe (AL). Primeiramente, foi extraído do PEC o relatório de cadastro domiciliar e territorial por cada Unidade Básica de Saúde. As informações sobre o quantitativo de animais foram consolidadas em planilha eletrônica utilizando as variáveis gato e cachorro. Também foi feito um detalhamento das localidades pertencentes a cada UBS que seriam trabalhadas. De forma complementar, foram utilizadas informações das áreas trabalhadas e doses administradas em campanhas anteriores. Após o levantamento de todas as localidades e possíveis animais cadastrados, as doses foram distribuídas de acordo com a população de cães e gatos de cada área.

Resultados

O uso do e-SUS APS mostrou-se bastante eficaz para o planejamento da campanha antirrábica, pois através dos dados foi possível estimar o quantitativo mais preciso de cães e gatos domiciliados no município. A estimativa populacional de cães e gatos em 2021, segundo o Estado, foi de 5.935 com base nas informações coletadas nas campanhas antirrábicas anteriores. Neste ano, a estimativa seguindo o mesmo critério de informações era de 6.812 animais, já com base no e-SUS APS, é de 7.367 animais. Com isso, foi possível solicitar mais doses de vacina ao Estado para uma cobertura eficiente possibilitando a distribuição de forma homogênea considerando mais localidades. Na campanha de 2020, a vacinação contemplou 11 localidades nas áreas rurais, em 2021 ampliou para 14 localidades e já em 2023 houve aumento de mais 6 localidades, sendo contempladas no total 20 locais na zona rural, compreendendo assim 100% das áreas rurais e urbana. Através da informação do número de animais por localidade, houve uma melhor logística de distribuição das doses por cada área trabalhada, sendo distribuídas conforme a média prevista de animais a serem vacinados, evitando a perda de imunobiológicos por manuseio inadequado e/ou exposição desnecessária. Ter o conhecimento de animais existentes em cada área também possibilitou o acompanhamento da cobertura vacinal por área, possibilitando a busca ativa em áreas com baixa cobertura.

Conclusoes

A vacinação antirrábica é a medida mais eficaz para prevenir a raiva em animais e reduzir o risco de transmissão da doença para seres humanos. Por meio da vacinação em massa de animais, é possível criar uma barreira imunológica que impede a propagação do vírus, reduzindo assim o número de casos de raiva. As campanhas de vacinação anteriores deixaram lacunas no planejamento e execução, pois não foi realizada de forma homogênea e muitos animais deixaram de ser vacinados, podendo trazer consequências graves à saúde da população. Conclui-se que o uso dos dados extraídos do e-SUS APS demostrou ser uma estratégia satisfatória para o planejamento das ações. Os dados possibilitaram que a vacinação contemplasse todas as localidades do município, o aumento das doses distribuídas e uma cobertura mais homogênea de vacinação de cães e gatos. Contudo, percebeu-se a importância da educação continuada dos ACS, como também de todos que alimentam e utilizam os dados do e-SUS APS, para informações cada vez mais fidedignas.