Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

São Luís Gonzaga do Maranhão

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO TERAPÊUTICO: TERAPIA EM CASA DO CAPS-I DE SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO

Apresentação/Introdução:

No ano de 2020, houve um grande impacto na assistência à saúde com a chegada de uma pandemia no Brasil. Com todas as restrições impostas para os cuidados preventivos, teve-se que reestruturar os meios pelos quais dariam continuidade aos tratamentos oferecidos pelo CAPS 1 (Centro de Atenção Psicossocial) do município de São Luís Gonzaga do Maranhão. Surgiu então, a necessidade de ampliar e estender os serviços que antes eram oferecidos de forma presencial para os cuidados em casa do paciente e família. Com a participação de toda a equipe e interdisciplinar composta por Psicóloga, Enfermeira, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Farmacêutico, Psicopedagoga, Técnico de Enfermagem, Assistente Social e Psiquiatra. O Projeto Terapia em Casa em Saúde Mental visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico e dependentes de álcool e outras drogas, bem como de seus familiares em uma atenção comunitária, voltada para o cuidado e a reabilitação psicossocial.

Objetivos

Objetivo Geral: Descrever a implantação “Terapia em Casa” no município de São Luís Gonzaga do Maranhão. Objetivo Especifico: Descrever a realização de cuidados e ações em formato de oficinas terapêuticas para o lar do paciente Descrever a realização de oficinas expressivas, criativas e manuais, a fim de levar informações ao paciente e família garantindo a universalização, equidade e integralidade dos indivíduos.

Metodologia

O Projeto utilizou-se de estratégia de descentralização de atendimentos, ações e atenção especializada, visando o meio familiar e social para realizar essas intervenções. Os pacientes foram recrutados através das Equipes de Estratégia de Sáude da Família, onde os profissionais encaminharam os pacientes até a Equipe CAPS e essa equipe multiprofissional composta por: 2 Psiquiatras, Enfermeira, 2 Psicólogas, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Farmacêutico e 2 Técinicos de Enfermagem atendem os pacientes, estendendo os cuidados nos domicílios e apoio as famílias e identificando as necessidades e singularidades dos pacientes. Foram usados recursos que estão presentes no dia-a-dia do sujeito e que daria uma maior liberdade e autonomia para expressão das subjetividades, como manipulação de objetos e recursos manuais e artesanais, dinâmicas familiares, expressando conteúdos emocionais e afetivos, conteúdos artísticos, como: pinturas, desenhos, terapia guiada, meditações, trabalhos com hortas e pescas, culinária, costura e crochê, leitura de livros, atividades musicais, psicoeducação e educação continuada sobre uso das medicações, realização de consultas medicas realizadas de forma online e uso da criatividade de cada um.

Resultados

Observaram-se resultados significativos no decorrer dessa experiência exitosa, tais como: queda dos níveis de ansiedade relacionados ao medo e ao futuro, adesão ao tratamento e continuidade dos acompanhamentos multiprofissionais. O Gráfico a seguir demonstra o número de atendimentos realizados durante a Pandemia, nos anos de 2020,2021 e 2022.

Conclusoes

O projeto Terapia Em Casa implantado em São Luís Gonzaga do Maranhão tem ajudado a todos os pacientes e suas famílias a desenvolverem habilidades e manejos de lidar com a ansiedade e outros sofrimentos psíquicos, consequentes também da pandemia. A Pandemia trouxe muito sofrimento emocional para a vida das pessoas e com a frequência das terapias, semanalmente sendo praticadas no meio familiar em casa, houve não apenas uma excelente adesão por parte do paciente e família, como também uma melhora significativa nos quadros referentes a saúde mental. Tratando de ajudar a definir, padronizar e revisar continuamente a maneira de processar a atenção direta à saúde mental, é de grande valia a aplicação deste projeto aplicado em casa, pessoa por pessoa, considerando cada um dos pacientes que se enquadrem nessa linha de atendimento e a equipe do CAPS I, que guardam relação direta com o processo de trabalho, valores profissionais e compromisso consigo mesmo, a família e a sociedade.

Banner