Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

Bacabal

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO EM PRÉ - ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE BACABAL- MA

Apresentação/Introdução:

O município de Bacabal, através do Programa Saúde na Escola - PSE, e direcionado pela normativa do Programa Nacional de Saúde Bucal - NSB, realiza atividades relacionadas à saúde bucal voltadas para usuários pré-escolares. Durante a realização das ações em vinte e uma pré-escolas do município, pôde-se constatar uma prevalência significativa de cárie dentária em crianças nessa fase escolar. Em média, 60% das crianças observadas em uma avaliação clínica realizada por cirurgiões-dentistas apresentaram algum grau de cárie dentária. Esta prevalência é mais alta do que a média nacional encontrada na pesquisa com dados nacionais (SB Brasil). Evidenciando-se, assim, um dos principais problemas a serem enfrentados pelos profissionais de saúde bucal que atuam na Estratégia de Saúde da Família-ESF. Foi denotado que a elevação desse número ocorreu pela redução de atividades que não puderam ser exercitadas em situação pandêmica, devido a Covid-19, conforme evidenciado por outros autores no país (CARNEIRO et al., 2021). O ART é uma técnica da reconstituição do dente muito menos invasiva, que proporciona a remoção da cárie dental sem exigência de uma broca odontológica e sem causar desconforto ao usuário. Por sua vez, utiliza-se procedimentos e equipamentos leves, como curetas e sondas, para a restauração do dente. Dessa forma, em outubro de 2022, ocorreu a necessidade de implantar procedimentos de Restauração Atraumática (ART) em estudantes do município de Bacabal- MA, na fase pré-escola

Objetivos

Objetivo Geral: Apresentar os resultados da implantação dos procedimentos de Restauração Atraumática em pré-escolares do município de Bacabal - MA. Objetivo Específicos: Incentivar a realização de intervenções em ambiente escolar direcionadas à prevenção da cárie dentária Descrever os resultados de um diagnóstico epidemiológico da prevalência de cárie em pré-escolares.

Metodologia

Este trabalho foi elaborado de forma interventiva e composto de três fases, sendo a primeira com ações relacionadas à promoção da saúde bucal. Como segunda etapa aconteceu um levantamento epidemiológico. Na terceira etapa, já com a autorização dos responsáveis, os profissionais efetuaram a recuperação do dente afetado pela cárie em cada estudante, na qual utilizaram um espelho clínico, sonda exploradora, espátula de madeira, sem prévia profilaxia do estudante e anterior ao horário do lanche.

Resultados

De 538 estudantes, correspondentes a quatro pré-escolas, receberam ações de promoção à saúde bucal, 18 tiveram encaminhamentos às Unidades de Saúde mais próximas. Essas crianças tinham cáries profundas, não sendo possível a restauração dentro do ambiente escolar. Do total, 123 precisaram dos procedimentos de restauração atraumática. O método foi aceito por todas as crianças, pois a cada procedimento realizado, os profissionais forneciam uma escova dental, um certificado e uma medalha simbolizando coragem. Essa atitude deixava o próximo colega mais confortável, pois observavam o conforto e agilidade dos procedimentos realizados pelos profissionais da Equipe de Saúde Bucal - ESB.

Conclusoes

Acredita-se que com os procedimentos realizados no ambiente escolar, as crianças apresentaram um entendimento satisfatório sobre as orientações recebidas pelos profissionais da ESB. Os responsáveis e professores relataram resultados favoráveis após as ações educativas e recuperação dos dentes nas crianças, já que a “dor de dente” é uma das principais causas da ausência do aluno na escola .

Banner