Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

Turilândia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PREVENTIVO HUMANIZADO NO SUS

Apresentação/Introdução:

Por meio do sistema único de saúde (SUS), toda mulher tem direito ao cuidado integral à saúde, tendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como porta de entrada para a realização de consultas, exames e acompanhamentos. A coleta do exame citopatológico na atenção primaria à saúde (APS) ainda é um grande desafio para os municípios do estado do Maranhão. A falta de adesão pelas mulheres advém de variados fatores, como: desconhecimento do próprio corpo e do exame, dificuldade de acessibilidade, motivos de cunho pessoal, a demora ou a negativa dos resultados do preventivo, os mitos e tabus, a exposição do corpo e manipulação da genitália feminina. No Município de Turilândia, na Estratégia Saúde da Família Santo Antônio 1 iniciamos em junho de 2022 o preventivo humanizado em mulheres de 25 a 64 anos na expectativa de aumentar a adesão na realização do exame, dar acessibilidade a todas as mulheres do território e como consequência o alcance do indicador nº 04 do Previne Brasil.

Objetivos

Aumentar o número de coletas de exames citopatológico nas mulheres em idade fértil de forma dinâmica e humanizada no SUS.

Metodologia

Para atingir o objetivo dessa pesquisa, foi realizado capacitação para os agentes comunitários de saúde sobre a importância da realização do preventivo, principalmente em mulheres entre 25 e 64 anos. Além disso, foi feito o rastreio e acolhimento do paciente, a flexibilização do atendimento e o controle de entregas do material coletado. Foram enviados convites agregados a importância do rastreio do câncer de colo do útero, contendo data e local do atendimento, através dos profissionais para mulheres entre 25 a 64 anos de idade, 351 convites foram distribuídos, 336 foram aceitos e 15 não foram aceitos. Em relação ao acolhimento, foi preparado um ambiente acolhedor com música, com a ofertas de palestras educativas e dinâmicas, bem como com a possibilidade de conversar sobre o assunto com as enfermeiras. Para medir o impacto do atendimento humanizado no preventivo sobre a procura do exame citopatológico, fizemos a comparação do número de coletas realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio 1 entre 01.06.2021 e 01.06.2022 com o período de 02.06.2022 e 17.04.2023.

Resultados

Podemos evidenciar o crescimento da procura ao exame citopatológico após a humanização do preventivo. Ao analisarmos o recorte pelo sistema de informação do câncer (SISCAN) no período de 01.06.2021 e 01.06.2022 foi observado a realização de 48 coletas realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio 1. Após a realização do atendimento humanizado no preventivo, foi identificado aumento expressivo da procura pelo exame por mulheres na idade de 25 a 30 anos, onde 80 coletas foram realizadas, na idade de 35 a 40 anos, 90 coletas realizadas, de 45 a 50 anos, 100 coletas realizadas e de 55 a 64 anos, 66 coletas realizadas, quando comparado os períodos 01.06.2021 e 01.06.2022 com 02.06.2022 a 17.04.2023 (48 para 336 coletas aumento de 161%).

Conclusoes

Em suma, evidenciou-se que a humanização é essencial para a procura do exame citopatológico. O rastreio do paciente, acolhimento, flexibilização de atendimento, controle de entrega do material coletado, bem como a devolutiva dos resultados dos exames, são os principais pilares para um bom funcionamento do serviço dos exames citopatológicos. Precisamos ter um olhar singular para as nossas mulheres, conhecer o território, crenças, entender a particularidade de cada uma e desenvolver estratégias para dar acessibilidade à todas elas.

Banner