Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

7

Estado

Paraná

Cidade

Tijucas do Sul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AMBULATÓRIO MULTIPROFISSIONAL DE ATENÇÃO À GESTANTE: ACESSO, CUIDADO E HUMANIZAÇÃO TIJUCAS DO SUL PR

Apresentação/Introdução:

No município de Tijucas do Sul, no Paraná, com população de cerca de 17 mil habitantes, as gestantes estratificadas como alto risco (conforme Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná) realizavam acompanhamento especializado no município de São José dos Pinhais. Após a implantação do ambulatório de Alto risco no município, que iniciou em junho de 2022, estas gestantes são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por obstetra, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e assistente social no próprio município. O atendimento ocorre na unidade central Nadir Camargo da Rocha e também nas Estratégias de Saúde da família, garantindo assim um cuidado contínuo e integrado, ordenado pela Atenção Primária em Saúde (APS).

Objetivos

Garantir às gestantes acesso e qualidade multiprofissional, humanizada e continuidade do cuidado durante o pré-natal e no puerpério.

Metodologia

A estratificação de risco gestacional é realizada nas equipes de Estratégia de Saúde da Família na primeira consulta e em todos os atendimentos subsequentes, e se alto risco é detectado é realizado o compartilhamento do cuidado com o ambulatório multiprofissional, sempre mantendo uma comunicação efetiva e contínua entre a rede de atenção municipal (Ambulatório e APS). Uma vez ao mês, a equipe multiprofissional se reúne para discussão dos casos/ pontos importantes, desenvolvendo e compartilhando um plano de cuidado para as gestantes de alto risco. Cada especialidade contribui para que o atendimento integral ocorra, além do cuidado com a médica obstetra, médico e enfermeiro da APS. A fonoaudiologia realiza o acolhimento com as orientações relacionadas ao aleitamento materno, informações para posteriormente o bebê desenvolver linguagem e sinais de alerta relacionados a audição. A nutrição atua atendendo a diferentes demandas, desde orientações básicas de alimentação saudável na gestação até orientações alimentares específicas para diferentes patologias como diabetes gestacional, doença hipertensiva específica da gravidez, obesidade, deficiências nutricionais. O Serviço Social avalia todo o contexto social em que as gestantes estão inseridas, bem como busca conhecer as condições de vida e determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença. A Psicologia aborda a saúde mental da gestante, visando avaliar os aspectos emocionais e oferece amparo psicológico.

Resultados

Desde junho de 2022 tivemos atendimento de 63 gestantes atendidas pelo ambulatório e resultados satisfatórios: nenhum óbito materno-infantil, baixo índice de trabalhos de partos prematuros. Foram observados durante este período diversas situações que no atendimento obstétrico não é relatado pelas gestantes, mas que no interdisciplinar precisaram de um manejo por parte de toda a equipe: casos bem importantes de vulnerabilidade social, violência doméstica em gestantes (contato e encaminhamentos para politicas responsáveis), casos de drogadição na gestação e casos de saúde mental importante, identificação de hipoglicemias em consulta com a nutrição por jejum prolongado, apoio na amamentação no puerpério. Atualmente, o ambulatório gerou outros frutos, vindos das demandas levantadas ao longo de quase um ano. As três ações decorrentes deste ambulatório foram a implementação de um ambulatório especializado de planejamento familiar, para apoio à APS em casos mais complexos. Além deste, o seguimento do neonato de alto risco está sendo realizado no município com equipe multiprofissional, à exemplo do Ambulatório Multiprofissional de atenção à Gestante, mais recentemente, uma liga para apoio à amamentação também foi implementada no Município, que observa que a atenção multiprofissional agrega qualidade e integralidade na saúde do usuário.

Conclusoes

Assim como em tudo que é inicial tivemos dificuldades, como adesão no início do Ambulatório, mas aos poucos as adaptações foram sendo feitas e seguem sempre até os dias atuais conforme necessidade. Observa-se os bons resultados das intervenções, especialmente em conjunto com os demais profissionais, evidenciando a importância da atuação da equipe multiprofissional no atendimento das gestantes de alto risco.

Banner