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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

São Luís

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE REDE DE LABORATÓRIOS LACEM-SL

Apresentação/Introdução:

A inovação tecnológica aplicada, resultante da conexão de rede entre 13 laboratórios, tem como objetivo resolver a problemática de estrutura técnica. A informatização na gestão do LACEM-SL, sob a perspectiva da Teoria Geral da Administração, considera o ambiente organizacional de forma interligada e mutuamente ligada, buscando estratégias em que os colaboradores possam desempenhar um papel protagonista na resolução de problemas e conflitos por meio da informática. Um grande desafio foi realizar toda essa estruturação em um período de propagação contínua da COVID-19, com o surgimento de novas cepas. Os colaboradores, como agentes transformadores na organização da assistência à saúde, cumprem os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a integralidade das ações e a efetividade na qualidade do cuidado ao usuário. A metodologia da coordenação geral de informática é baseada na ferramenta de gestão denominada "Causa raiz" (RCA), que consiste em utilizar essa técnica para identificar as não-conformidades técnicas nos processos de entrega de exames. Estimular iniciativas como essa contribui para criar ambientes favoráveis à saúde, visando a promover processos participativos. O incentivo a tais práticas envolve sujeitos responsáveis que se preocupam em oferecer condições efetivas para os direitos básicos da vida, exercendo a cidadania.

Objetivos

Objetivo Geral: Promover a integração do sistema de rede visando o gerenciamento da otimização do fluxo de resultados de exames no Laboratório Central do Município de São Luís/MA. Objetivos Específicos: - Desburocratizar a entrega de resultados de exames laboratoriais, visando acelerar principalmente a busca de tratamento de potenciais pacientes com risco de morte - Identificar situações problemas e falhas do processo de funcionamento para implementação de soluções por meio da metodologia “Causa raiz” Monitorar ações e resultados para registro de tomada de decisões - Aumentar a produtividade do fluxo de funcionamento LACEM-SL - Gerar engajamento da equipe dos 13 laboratórios - Desenvolver habilidades e competências dos partícipes do serviço público municipal evocando fomentar a qualidade no processo do LACEM-SL.

Metodologia

O relato tem por amostra o estudo comparativo do funcionamento do LACEM-SL de 2022 e 2023, descrevendo a abordagem dos aspectos qualitativos e quantitativos em relação a quantidade de exames realizados, modernização, estruturação, humanização e ações de desenvolvimento. Até o momento já foram mediadas a integração de 5 unidades sendo que posteriormente as demais farão parte do planejamento. Baseados na teoria de “Causa raiz” o setor de informática pôde mediar levantamento de problemas, bem como, a sistematização de ações a partir do ano de 2022, após estudos de ocorrências de impacto negativo do ano de 2021. A metodologia “Causa raiz” trouxe etapas para entendimento e ação: 1 definição de problemas – 2 observações das consequências dos problemas – 3 especulações de medidas cabíveis (técnica brainstorm dialogicidade dos colaboradores e a gestão/reuniões) – 4 elaboração do planejamento de ação – 5 treinamento de colaboradores – 6 aplicação do planejamento na integração das redes de laboratórios. A principal problemática resolvida foi que cada unidade passa a imprimir e ver o resultado do paciente sem ter que esperar o resultado por e-mail ou esperar o motorista de apoio levar até a unidade. Outro ponto importante que já está implantado é a programação do treinamento dos médicos dos hospitais que também já possuem acesso aos exames de forma imediata (online), sem ter a necessidade de impressão.

Resultados

Como resultados qualitativos a otimização da rastreabilidade (segurança) em parceria com a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT) e a subnotificação mediante o processo foi sendo diminuída, o que impactou em informações mais reais. Para melhor compreensão, haja vista que o ano de 2023 temos os resultados até fevereiro, realizamos um comparativo dos meses de janeiro a fevereiro de 2022 e mesmo período no ano de 2023, ressalta-se que no ano de 2022 a imunoquímica realizou em janeiro 37.557 (54%) e em fevereiro 32.058 (46%) exames com o total de janeiro a fevereiro (mostra do estudo) de total de 69.615 (100%) exames. Em 2023 a imunoquímica realizou em janeiro 38.502 (52%) exames, em fevereiro 38.362 (48%) exames, no total de 76.864 (100%) exames. A citologia apresentou no ano de 2022 em janeiro 626 (47%) exames e em fevereiro 698 (53%) exames com o total de 1324 (100%) exames. No ano de 2023 a citologia apresentou 1.308 (61%) exames e em fevereiro 820 (39%) exames perfazendo total de 2.128 (100%) exames. Observa-se em comparativo, que a imunoquímica e a citologia em mesmo período de amostra (N) apresentaram no ano de 2022 ao ano de 2023 aumento de produtividade de exames. À exemplo da otimização de resultados supracitados, os demais exames do LACEM-SL irão entrar para o planejamento estratégico utilizando das melhoras do recurso de internet e aprimoramento das funções de rede.

Conclusoes

Com o objetivo de otimizar o fluxo de resultados de exames no Laboratório Central do Município de São Luís/MA, este relato tem o potencial de contribuir para outros municípios em todo o país que buscam orientar intervenções em prol das políticas públicas e implementar novas estratégias por meio do uso de tecnologias da informação na saúde pública municipal. É essencial para o setor público apresentar indicadores que promovam melhorias e sirvam como base para tomada de decisões por meio da adoção de um plano operacional. É importante ressaltar que esse é um processo contínuo de construção de melhorias, nunca estando completamente pronto ou finalizado. Recomenda-se a elaboração de um relatório científico que abranja todas as ações realizadas desde 2022, bem como a realização de pesquisas de satisfação com os colaboradores e os usuários. Além disso, é fundamental incluir os usuários no processo, garantindo o direito de expressar seu ponto de vista. É recomendado também a elaboração de procedimentos padrões para lidar com situações identificadas como problemas, com as devidas providências a serem tomadas. É importante demonstrar os resultados bem-sucedidos que o LACEM-SL já alcançou nesse processo.

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