Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

São João do Carú

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ASSISTÊNCIA À SAÚDE AOS AFETADOS PELAS ENCHENTES EM SÃO JOÃO DO CARU - MA

Apresentação/Introdução:

São João do Caru é um município localizado no Oeste Maranhense e está inserido na Unidade Regional de Saúde de Santa Inês-MA. É cortado pelos rios Caru e Turiaçú e por diversos igarapés. Historicamente, durante o período chuvoso, o níveis destes corpos d’água costuma subir e afetar algumas comunidades em maior ou menor escala a depender da intensidade das chuvas. No início de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou o trabalho de elaboração e acompanhamento dos alertas climáticos emitidos pelo estado do Maranhão de modo a dar resposta rápida na ocorrência de enchentes. Em março de 2023, as chuvas se intesificaram mais que o esperado e os dois rios e diversos igarapés excederam a cota de inundação desalojando famílias e isolando comunidades, levando o município a declarar Estado de Emergência e levando a Secretaria municipal de Saúde a colocar em prática ações para reduzir os danos à saúde dos afetados pelas enchentes.

Objetivos

Objetivo geral: • Promover o cuidado em saúde para as famílias afetadas pelas enchentes. Objetivos específicos: • Diminuir os impactos das enchentes sobre a saúde das famílias afetadas • Garantir a continuidade do cuidado das condições crônicas das comunidades isoladas e/ou afetadas pelo aumento do nível dos rios e igarapés • Realizar ações de vigilância em saúde para manter o controle de doenças e agravos em decorrência das enchentes.

Metodologia

Iniciou com o acompanhamento dos alertas emitidos pelo centro de meteorologia do Maranhão, com envio de relatórios diários sobre situação dos nível do rios e condições de saúde das comunidades ribeirinhas, através da busca ativa dos pacientes com condições crônicas de saúde. Foram realizados treinamento para os agentes comunitário de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), fontes de informações da vigilância epidemiológica. A SEMUS, articulou-se com outros entes públicos para sistematizar à assistência, determinando o funcionamento das UBS em horário estendido, intensificando as ações de vigilância objetivando reduzir a ocorrência de doenças e agravos, promovendo orientações aos moradores com distribuição de cestas básicas e hipoclorito de sódio para descontaminação da água. Agravando a situação e reconhecido pelo governo do estado a situação de emergência municipal, o município solicitou apoio da Força Estadual de Saúde (FESMA), corpo de bombeiros e também kits de emergência para assistência aos afetados.

Resultados

Em março de 2023, quando o nível dos rios e igarapés alcançou a maior marca dos últimos 10 anos, o Sistema de Saúde Municipal foi testado no máximo de sua capacidade. Não houve óbito relacionados as enchentes e não houve registros de evasões de pacientes em tratamentos de condições crônicas. Foram assistidas 108 famílias desalojadas e isoladas, totalizando 360 pessoas afetadas. Também foram mantidos os atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos nas UBS das comunidades isoladas, enquanto na Região de Saúde de Santa Inês houve um aumento de 126% nos casos de diarreia nas 4 semanas epidemiológicas do mês de março em comparação com 2022, em São João do Caru esse aumento foi de apenas 18%. Outro marco importante foi criação do departamento de Defesa Civil municipal com a elaboração de um plano de assistência a saúde em caso de desastres naturais.

Conclusoes

O cuidado em saúde durante o período de emergência foi continuado e coordenado pela Atenção Primária em Saúde (APS), diminuindo o impacto na condição de saúde das comunidades afetadas pelas enchentes e demonstrando a importância da articulação entre atenção básica e Vigilância em Saúde expressa pelo registro dos resultados apresentados. O aprendizado acumulado durante o evento, mostra evidências da qualidade de uma boa equipe de gestão preparada e comprometida em manter a organização do trabalho e a garantia da integralidade do cuidado a saúde.

Banner