Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Pará

Cidade

Canaã dos Carajás

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PPROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CANAÃ DOS CARAJÁS, PARÁ: NOSSA LIÇÃO É CUIDAR DO FUTURO

Apresentação/Introdução:

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia intersetorial de integração entre as Secretarias da Saúde e da Educação com a finalidade de desenvolver ações de Promoção de Saúde e prevenção de doenças nas escolas visando propiciar ambientes saudáveis e o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. Em Canaã dos Carajás-PA o programa foi aderido pelo governo municipal no ano de 2010 e o trabalho do PSE era realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde somente nas escolas em contexto de maior vulnerabilidade. Buscando resolutividade e ampliação do serviço prestado a Secretaria Municipal de Saúde a partir do ciclo 2021-2022 pactuou junto ao governo federal 100% das escolas da rede municipal e estadual e o PSE foi readequado com a criação de 03 equipes permanentes especifica para o atendimento dos mais de 13 mil alunos da rede pública do município.

Objetivos

Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, visando o cuidado, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de Canaã dos Carajás-Pa.

Metodologia

Para realização das ações do PSE foram criadas 03 equipes multiprofissionais composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educador físico, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, fonoaudiólogos e psicólogos. Foi elaborado um cronograma de atendimento baseado no calendário letivo. Os atendimentos ocorreram em forma de circuito onde o aluno foi avaliado individualmente pela equipe multiprofissional contemplando o cumprimento das ações pactuadas: Prevenção de doenças negligenciáveis (administração de medicação Albendazol e ivermectina e aplicação de questionário de auto-imagem para rastreio de hanseníase) Verificação e atualização da situação vacinal Alimentação saudável e prevenção da obesidade (aferição de peso, altura e cálculo de IMC) Saúde Ocular (realização do Teste de Snellen) Saúde Bucal (feito semestralmente a distribuição de kit de higiene bucal, aplicação de flúor e escovação supervisionada) Saúde Auditiva (meatoscopia) Ao final do circuito foi realizado uma roda de conversa em grupo com a psicóloga de forma dinâmica abordando as emoções para avaliação da saúde mental dos educandos. Para os demais temas pactuados foram elaborados pelos profissionais da secretaria municipal de saúde vídeos educativos para serem apresentados nas salas de aulas compondo o currículo escolar. Após as avaliações os alunos foram gerados encaminhamentos, quando necessários, e lançados como prioritário na rede de atendimento SUS do município.

Resultados

O Programa saúde na escola no ano de 2022 atendeu 13.108 alunos correspondendo a 94% do público pactuado. Foram realizados 7.099 encaminhamentos correspondendo a 54% dos alunos avaliados para as demais profissionais: pediatria, médico clínico geral, oftalmologista, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, neurologista, neuropediatra, odontólogos e fonoaudiólogos. No ano de 2022 o município ofertou 162 óculos para os alunos identificados com problemas visuais e que foram prescritos pelos oftalmologistas da rede. Outro benefício foi a atualização do calendário vacinal onde foram administradas 1642 doses de vacinas nas escolas. Ainda em 2022, uma demanda bem significativa de encaminhamentos foram direcionados para o serviço de nutrição no município pois identificamos 1099 alunos classificados com obesidade nas escolas, então o município está desenvolvendo um trabalho de educação alimentar e nutricional através de grupos nas UBS com o intuito de dar continuidade e apoio aos alunos, pais/responsáveis em acompanhamento nutricional.

Conclusoes

A criação das equipes específicas para o desenvolvimento das ações do PSE possibilitou a implantação de novos serviços nas escolas e a ampliação do acesso dos educandos aos serviços de saúde, fortalecendo a parceria entre a saúde e a educação e o vínculo com as crianças, adolescentes e seus de familiares/responsáveis. Em 2023, foram pactuados 100% das escolas do território, as ações e atendimentos já foram incluídas no calendário letivo e a previsão é que 15.753 educandos possam ser acompanhados. As estratégias desenvolvidas, possibilitaram a realização de ações baseadas nos princípios da universalidade através do acesso ampliado, da integralidade através do atendimento e acompanhamento das equipes multidisciplinares e equidade através dos encaminhamentos prioritários, quando necessário para atendimento da rede pública do município, além de possibilitar o fortalecimento dos atributos de competência cultural através de linguagem que facilitou a comunicação com os educandos e profissionais da educação, possibilitando assim o acesso à saúde em seu conceito ampliado.