Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Pará

Cidade

Parauapebas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

UNIDADE MÓVEL SAÚDE DA MULHER -AMPLIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE FEMININA NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS

Apresentação/Introdução:

Parauapebas é um município que tem como característica a exploração mineral, a extração do minério de ferro representa a principal fonte de recursos local e exerce um papel preponderante para a economia paraense. Segundo a estimativa do IBGE (2021) a população estimada do município é de 218.787 habitantes, dentre 107.468 são mulheres, a população feminina em idade fértil representa 72% da população feminina, totalizando um público de 77.385, são 64.573 de mulheres de 25 a 64 anos e 9.759 de 50 a 69 anos. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o poder legislativo realizou em 2021 a aquisição da Carreta de Saúde da Mulher, um projeto voltado para atendimento volante nas áreas descobertas e zona rural do município com oferta de serviços voltados a saúde da mulher, como estratégia para superar o aumento da mortalidade por câncer do colo de útero, a baixa cobertura de exames citopatológicos, os grandes vazios assistenciais, as distâncias geográficas e atender com equidade as áreas de grande vulnerabilidade social do município. A Unidade Móvel de Saúde da Mulher (UMSM), popularmente conhecida como Carreta Mulher, é um serviço pioneiro na região, e foi desenvolvida para acolher mulheres de todo o município com suas queixas e vulnerabilidades e garantir acesso, atendimento humanizado e elevado grau de resolutividade a população feminina, que por algum motivo busque o serviço móvel.

Objetivos

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher (UMSM) tem como objetivo principal levar atendimento de saúde as mulheres do município de Parauapebas, com foco na prevenção, rastreio e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, mama, ovário, e endométrio, além de ampliar o acesso à saúde sexual e reprodutiva, de maneira humanizada, acolhedora e resolutiva.

Metodologia

Os atendimentos cumprem um cronograma pré-estabelecido, assim como uma Unidade de Saúde, no entanto trata-se de um serviço móvel, que tem como principal característica atender as mulheres da comunidade dentro do ambiente em que elas estão inseridas, próximo ao seu domicílio, facilitanso assim a acessibilidade. A UMSM permanece em um determinado bairro por uma semana e retorna, em média, após 30 dias para consultas de retorno e entrega de resultados de exames, garantindo assim o seguimento dos tratamentos das mulheres atendidas. Fazem parte da cartela de serviços: Atendimento de enfermagem Atendimento ginecológico Teste rápido de sífilis, HIV, hepatites B e C Teste rápido de gravidez Realização de ultrassonografias (Mama, transvaginal e tireóide) Coleta de preventivo (PCCU) Inserção e retirada de DIU, prescrição de métodos contraceptivos e orientação em saúde sexual e reprodutiva Realização e tratamento dos casos positivos para sífilis e distribuição gratuita de preservativos, assim como oferta de medicamentos para as infecções vaginais e IST’s Realização de colposcopia e biopsia do colo de útero Solicitação do exame mamografia para rastreamento do câncer de mama Solicitação de exames laboratoriais Cauterização Química de Pequenas lesões Eletrocauterização do Colo de útero Exérese de lesões, drenagem de cisto de Bartolini Punção de Mama por agulha grossa e por agulha fina.

Resultados

De março de 2022 até março de 2023, foram realizadas 7.050 consultas ginecológicas, 8.243 exames de ultrassonografia, 2.702 coletas de PCCU, 174 colposcopias, 253 inserções de DIU, 31 cauterizações químicas, 1.307 testes rápidos de Hepatite B, 2.183 testes rápidos de HIV, 695 testes de Hepatite C, 2.293 testes de sífilis, 10 exeréses de pólipos vaginal, 02 exeréses de cistos vaginal, 06 exeréses de glândulas de Bartholin, 04 Punções de vagina, 57 biópsias de colo uterino, 01 biópsia de mama, 01 cauterização de vulva e 07 cauterizações por eletrocautério de colo de útero. É vísivel a contribuição e os impactos positivos no que diz respeito as coberturas e alcance de indicadores que anteriormente o município não conseguia alcançar. A exemplo a razão de exames citopatológicos realizados, que em 2021 foi de 0,32 e em 2022 a razão chegou a 0,53, superando a meta de 0,40. Somente a Unidade Móvel foi responsável em 2022 por 2.286 coletas de exames citopatológicos.

Conclusoes

Considerando a extrema relevância para a comunidade local dos serviços prestados pela Unidade Móvel Saúde da Mulher no município de Parauapebas, com quase quatro mil atendimentos realizados em média por mês, com uma visão ampliada de acolhimento e alto grau de resolutividade, a garantia de satisfação das usuárias através da facilidade de acesso a exames e diagnósticos em tempo oportuno, além do inicío do tratamento precoce e seguimento. Vale ainda ressaltar os impactos positivos nos indicadores de saúde do município, a considerar o alcance das metas dos exames citopatológicos, colposcopias, ultrassonografias e mamografias, contribuindo dessa forma com o compromisso em levar saúde de qualidade a quem precisa. A Unidade Móvel Saúde da Mulher tem sido um serviço complementar e de suporte às estratégias de saúde da família, que demandam grandes esforços para suprir as necessidades de uma população que cresce a cada dia. A Carreta da Mulher, popularmente assim conhecida, trouxe um modelo de serviço dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) de elevado padrão de qualidade, de forma humanizada, resolutiva, acolhedora, sem julgamentos, reduzindo grandes desigualdades de acesso, e estreitando as barreiras impostas pela burocracia.

Banner