Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Pará

Cidade

Benevides

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA COBERTURA DE CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL

Apresentação/Introdução:

O Auxílio Brasil é um programa social do governo federal do Brasil que foi proposto em 2021 como uma reformulação do programa Bolsa Família, com o objetivo de ampliar a proteção social e melhorar a distribuição de recursos para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Auxílio Brasil foi criado para ser um programa de transferência de renda voltado para a redução da pobreza e a promoção da cidadania, visando a melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Uma das condicionalidades para receber o benefício é a avaliação do estado nutricional (peso e altura) dos beneficiários, além de outras medidas de saúde preventiva. Diante da análise da série histórica no sistema e-Gestor e relatos feitos por profissionais da rede municipal de saúde, constatou-se a dificuldade na sistematização dos dados relacionados as condicionalidades de saúde devido algumas ESF’s com recente suporte de internet e por consequência a falta de conhecimento e domínio sistemático por meio de alguns profissionais, além da resistência de outros em estar realizando tal atividade. Perante o exposto, a coordenação do PAB na saúde da cidade de Benevides-PA criou estratégias para sanar as problemáticas citadas e aumentando a cobertura das condicionalidades, no período de abril à dezembro de 2022.

Objetivos

• Aumentar as condicionalidades de saúde do Programa Auxílio Brasil. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Descrever as ações realizadas no período de abril à dezembro de 2022 em conjunto com as Estratégias Saúde da Família com o intuito de aumentar a cobertura das condicionalidades de saúdo do Programa Auxílio Brasil. • Analisar, através das séries históricas, o desempenho das equipes mediante as estratégias utilizadas.

Metodologia

Realizou-se uma pesquisa no município de Benevides, localizado na região metropolitana de Belém, no estado do Pará. O estudo foi de natureza documental e fez uso de fontes secundárias para coleta de dados, com abordagem quantitativa.

Resultados

Ocorreu mudança de coordenação municipal do programa, visto, a necessidade de observar problemáticas na execução do programa: • Mapas entregues utilizando o filtro por ESF • Os ACSs não digitavam os dados, centralizando para a antiga coordenadora • Vários ACSs alegavam que digitação não era atribuição deles. Desse modo, foram gerados os mapas das ESFs por ACS que estavam com percentual menor que 78% (meta municipal para o ano de 2022), o que facilitou a visualização dos beneficiários desassistidos. Além do desafio em relação a resistência de grande parte dos ACSs em realizar a sistematização de dados, o sistema e-Gestor apresentou grande instabilidade ao longo da vigência. Assim, atingiu 78,69% de cobertura das condicionalidades de saúde do PAB, sendo o 1º colocado na Metropolitana I alcançando um resultado maior que a média estadual e nacional. As ESFs em destaque na cobertura, receberam a visita da Coordenação de Alimentação e Nutrição e PAB juntamente com a Coordenação de Atenção Primária as quais presentearam com um bolo como forma de agradecimento no momento “Café, Bolinho e Gratidão” Na vigência 2022.2 foram impressos mapas atualizados, assim, ao longo da vigência, era verificado no sistema os percentuais e debatido com os enfermeiros sobre as dificuldades e criação de estratégias para supera-las e aumentar o percentual. Então, Benevides atingiu 87,40%, mantendo-se em 1º lugar alcançando resultado maior que a média estadual e nacional.

Conclusoes

Nas vigências 2022.1 e 2022.2, Benevides alcançou a média de 83,04% de cobertura nas condicionalidades de saúde, ultrapassando a meta anual do município de 78%. Levando-se em consideração a série histórica de cobertura municipal e o alcançado no ano de 2022 somado com o comparativo da média estadual e nacional deste mesmo ano, observou-se que a estratégia da impressão dos mapas de acompanhamento com filtro individual por ACS e o momento “Café, Bolinho e Gratidão” como maneira de incentivo, foram de grande valia e serão utilizados como tática para as demais vigências.