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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Pará

Cidade

Abaetetuba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO BRINCANDO DE MIRITI

Apresentação/Introdução:

As consequências da pandemia de COVID-19 sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, trouxeram um potencial negativo, possibilitando o aumento da vulnerabilidade social. Diante desse cenário, o fortalecimento da capacidade de atenção à saúde da criança e adolescente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou prioridade, uma vez que esse esforço articulado a outras políticas de proteção social busca evitar maiores impactos negativos para a saúde mental. Neste sentido, surgiu a necessidade da implantação de um Centro de Referência, que tivesse como objetivo principal oferecer atendimento multiprofissional diário para crianças e adolescentes que demandassem cuidado por apresentarem sofrimento psíquico leve, bem como integrar a rede de serviços especializados do município. O problema central a ser enfrentado é a necessidade urgente de promover o cuidado e prevenir quadros graves, principalmente de ansiedade e depressão, assim não esperando que esse público adoeça para tratá-lo, e sim buscando evitar o adoecimento e a promoção da saúde mental, consequentemente, sanando uma demanda crescente de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico leve, que chegam nos diversos serviços do Município e não encontram atendimento adequado. Um fenômeno complexo e multidimensional, envolvendo, dentre outros, aspectos emocionais, comportamentais e sociais que precisava ser enfrentado.

Objetivos

• Prevenir o adoecimento mental, através da escuta e do atendimento especializado • Reduzir a demanda reprimida existente • Oferecer atendimento e cuidado diário especializado a população Infanto-juvenil • Resgatar a confiança e a autoestima da criança e do adolescente e de sua família • Trabalhar o processo de construção de novas experiências e novas possibilidades.

Metodologia

O projeto conta com atendimento multiprofissional fixo (psicologia, assistência social, pedagogia, educador físico, atividades artisticas), a equipe realiza constantemente estudo dos planos terapêuticos para os atendimentos. São realizados ainda grupos terapêuticos (habilidades sociais, atividades físicas e esportivas, alfabetização, dança: balé a danças culturais, violão e informática, cine Brincando de Miriti), com o auxílio de professores parceiros que fazem parte da equipe de outras secretarias (educação, meio ambiente, assistência social) e vem colaborar com o projeto, são disponibilizadas outras oficinas. As familia são acompanhadas de perto participando de grupos de orientação parental e grupo de pais e cuidadores, são realizadas assembleia com familiares para verifiar as necessidades e melhorias que podem ser implementadas.

Resultados

Antes da implantação do Projeto não havia um serviço especializado para suprir a grande demanda de atendimento aos casos de sofrimento psíquico leve em crianças e adolescentes, não tinha um olhar específico voltado para este público, nenhum lugar para atendimento desses casos que não tinham transtorno. Os diversos serviços da Rede municipal de atenção à criança e ao adolescente ficavam sem ter um local para referenciar essa população que se entravam numa espiral de piora do quadro comportamental apresentado até chegar a cronicidade. O projeto teve início em14/03/2022, até o momento foram atendidos 170 usuários. FAIXA ETÁRIA NÚMERO DE CRIANÇAS ATENDIDAS 3 ANOS - 12 4 ANOS 11 5 ANOS 9 6 ANOS 13 7 ANOS 13 8 ANOS 13 9 ANOS 17 10 ANOS 14 11 ANOS 14 TOTAL 116 FAIXA ETÁRIA NÚMERO DE ADOLESCENTES ATENDIDOS 12 ANOS 19 13 ANOS 9 14 ANOS 9 15 ANOS 4 16 ANOS 8 17 ANOS 5 TOTAL 54 A medida que os usuários são desligados do projeto outros são inseridos. Atualmente o projeto está com fila de espera e se pretende abrir mais vagas.

Conclusoes

A proposta deste projeto é voltado para prevenir o adoecimento psíquico, promovendo a saúde mental, buscando também a sustentabilidade emocional onde se auxilia esses usuários a buscarem recursos psíquicos para lidar com adversidades da vida, sanando uma demanda reprimida e crescente no município, crianças e adolescentes com problemas emocionais, comportamentais e sociais, estando muitas vezes expostos às situações de violência que ocorrem na família, na escola e na comunidade em que vivem, onde por muitas vezes se manifestam através de sofrimento psíquico. Portanto, a promoção da saúde mental se torna a chave para a construção de um futuro mais próspero com um modelo de atenção que visa a prevenção do agravamento do adoecimento psíquico, pautado em bases territorial e comunitária.

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