Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 17 - Pequi

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Doutor Severiano

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

“CORREIO DA SAÚDE”: ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM DOUTOR SEVERIANO/RN

Apresentação/Introdução:

O envelhecimento populacional gera novas demandas, cujo atendimento requer a constante adequação do sistema de saúde e, certamente, a transformação do modelo de atenção prestada, sendo a Política de Medicamentos indubitavelmente fundamental nessa transformação. Para tanto, a gestão clínica do medicamento está relacionada com a atenção à saúde e os resultados terapêuticos efetivamente obtidos, tendo como foco principal o usuário, além de configurar-se como uma atividade assistencial fundamentada no processo de cuidado, que preza para além da dispensação da medicação. Diante disto, o Programa “Correio da Saúde”, implantado no ano de 2017 no município de Doutor Severiano, e intensificado no período de pandemia e pós-pandemia de COVID-19, consiste no fornecimento domiciliar de medicamentos de uso contínuo, padronizados na Rede Pública de Saúde, para os pacientes moradores do município, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta experiência buscou padronizar os fluxos e condutas utilizando-se do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e medicamentos e insumos contemplados na Relação Municipal de Medicamentos Especiais (REMUNE) aos usuários acamados e/ou domiciliados, usuários de Ação Judicial, e àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, identificados em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Objetivos

O principal objetivo do programa é garantir o fornecimento da medicação de uso contínuo aos usuários que se encontram acamados e/ou domiciliados, e em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso às medicações de uso contínuo e favorecendo assim a adesão ao tratamento e a estabilização do(s) seu(s) quadro(s) de saúde através da dispensação, acompanhamento e avaliação destes.

Metodologia

A participação no Programa “Correio da Saúde” é condicionada ao enquadramento dos usuários em pelo menos 3 dos requisitos básicos descritos no termo de adesão: realizar acompanhamento em alguma das Unidades Básicas de Saúde adscritas no território ser encaminhado pelo profissional Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico da Atenção Primária ter sua a medicação contemplada na REMUNE ser paciente domiciliado e/ou acamado e ser paciente em situação de vulnerabilidade social (encaminhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social). Como critérios de exclusão, temos: não residência do município de Doutor Severiano/RN e a não contemplação da medicação prescrita na lista de medicamentos na REMUNE. Após a identificação da necessidade e/ou recebimento do encaminhamento do paciente, o(a) paciente é cadastrado no programa e recebe o quantitativo de medicação referente aos primeiros 90 dias de tratamento, através da Farmácia Básica Municipal. Após o final deste período o paciente é encaminhado para atendimento médico para reavaliação. Dando seguimento ao tratamento, após 180 dias do início do fornecimento das medicações, uma nova avaliação é realizada levando-se em consideração à sua evolução, a administração correta dos medicamentos e a estabilização do seu quadro de saúde. Vale salientar que as entregas são realizadas nas residências ou locais estabelecidos, diretamente aos usuários ou tutores legais, tendo como princípios fundamentais a ampliação do acesso ao serviço farmacêutico.

Resultados

Dentre os benefícios observados, pode-se destacar que o recebimento da medicação prescrita conforme recomendação médica favoreceu a adesão dos pacientes ao tratamento, além de garantir a reavaliação durante o processo o acompanhamento do uso correto da medicação uma assistência programada e assegurada pela equipe da Farmácia Básica e, além disso, a capacidade de reduzir danos e/ou restaurar as funções do organismo, seja para proteger e assegurar a saúde do indivíduo. Ainda, evidencia-se que o acompanhamento da atividade de dispensação assegura que o medicamento de qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada, além da difusão das normas e cuidados necessários ao uso correto dos medicamentos, contribuindo para coibir práticas como aquelas que favorecem a automedicação e o abandono do tratamento. Além disso, a efetivação deste serviço leva em consideração o respeito e a humanização na atenção à saúde dos usuários e a melhoria da qualidade da atenção aos pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos para ingresso, acompanhamento e permanência no programa, promovendo o uso racional dos medicamentos com o devido acompanhamento profissional.

Conclusoes

A estruturação da Assistência Farmacêutica é um dos grandes desafios que se apresenta aos gestores e profissionais do SUS, quer pelos recursos financeiros envolvidos como pela necessidade de aperfeiçoamento contínuo com busca de novas estratégias no seu gerenciamento, visando garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar o atendimento contínuo aos portadores de doenças/patologias crônicas. Atualmente, a Assistência Farmacêutica no SUS representa uma área de forte impacto financeiro para o erário público e custos crescentes tendo em vista a alta demanda por medicamentos e serviços farmacêuticos nas Unidades de Saúde. Desta forma, é necessária uma gestão profissional, efetiva e racional no município, de forma a gerir esses recursos limitados de maneira eficiente. Ainda, é importante destacar que o uso indiscriminado de medicações e a ausência de orientação correta sobre o seu uso/administração, se constitui em um potencial causador de agravos à saúde, indo em direção contrário ao seu papel terapêutico. Sendo, portanto, mais do que necessária a estruturação da Assistência Farmacêutica (AF) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) como importante estratégia para a ampliação e qualificação do Cuidado Farmacêutico.