Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Riacho da Cruz

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MINHA CASINHA ÍNTIMA

Apresentação/Introdução:

Projeto que visa à promoção da dignidade menstrual para as mulheres atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Júlia de Paiva Nobre, localizada no município de Riacho da Cruz, no Estado do Rio Grande do Norte. Tendo como base o Projeto de Lei Nº 61/2021, buscamos com o projeto intitulado “Minha Casinha Íntima”, que consiste na distribuição gratuita de insumos para higiene menstrual, tais como: absorventes, sabonetes e lenços umedecidos, que são alocados dentro da unidade e distribuídos para as mulheres atendidas na Unidade, assim como também os itens podem ser retirados pelas próprias mulheres, de acordo com a necessidade.

Objetivos

GERAIS: Fornecer, de maneira gratuita, insumos para higiene menstrual na Unidade Básica de Saúde Júlia de Paiva Nobre, afim de promover dignidade menstrual às pacientes da unidade. ESPECÍFICOS: Viabilizar doações dos itens de higiene íntima para o projeto piloto “Minha Casinha Íntima” Prevenir a evasão escolar e demais problemas que são ocasionados diretamente pela pobreza menstrual Apresentar, posteriormente, o projeto para outras UBS’S das regiões de saúde circuvizinhas Proporcionar uma rede de acolhimento para as mulheres que são atendidas pela UBS Júlia de Paiva Nobre.

Metodologia

Desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Júlia de Paiva Nobre o projeto piloto “Minha Casinha íntima” no ano de 2023 e no período que compreende os meses de Fevereiro a dezembro, com o objetivo de que o projeto seja viabilizado pelos próximos anos e em outros municípios. A proposta inicial consistiu na construção de um organizador de madeira, em formato de casinha, para disposição dos absorventes e itens de higiene, de acordo com a referência abaixo: Largura: 38 centímetros Altura: 59 centímetros Profundidade: 20 centímetros. Logo após a construção da casinha, conseguimos as doações dos insumos de higiene menstrual, que incluem: absorventes, sabonetes em barra, sabonetes íntimos, papel higiênico e lenços umedecidos. Para apresentação do projeto às mulheres do município, viabilizamos a realização de uma “semana da mulher” entre os dias 6 a 10 de Março na UBS, onde foram realizadas palestras sobre higiene menstrual, os cuidados durante o período menstrual e acolhimento dessas mulheres, com roda de conversa e distribuição de um kit inicial.

Resultados

O projeto ainda em andamento, mas, após a implementação e início do projeto, esperamos resultados positivos por parte das mulheres que são atendidas na Unidade e serão majoritariamente beneficiadas com essa promoção dos direitos básicos à uma saúde de qualidade. Os absorventes descartáveis ainda são, em grande maioria, a principal estratégias das mulheres para lidar com o ciclo menstrual, mas as questões financeiras impedem que todas tenham acesso a esse insumo, sobretudo aquelas que vivem em situação de extrema pobreza. Já estamos com alguns relatos positivos quanto a implementação do projeto para as mulheres que necessitaram do serviço.

Conclusoes

A promoção de uma saúde pública de qualidade não é dever apenas do Estado, mas de todos aqueles que trabalham diretamente com essa área e possuem o dever de ajudar às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os que integram os serviços básicos de saúde possuem um compromisso social de zelar pela promoção dos direitos a quem mais necessita. Esse projeto se propõe não apenas como uma distribuição de absorventes, mas uma maneira justa e igualitária de promover o acesso à dignidade mínima e combater a pobreza menstrual que ainda é tão latente no nosso país e possui resquícios no nosso município. Mais do que um apoio econômico, é também um meio social de proporcionar inclusão e acesso aos direitos básicos de um ser humano.

Banner