Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Tibau do Sul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

EQUIDADE NO SUS, TEMOS? SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA PARA POPULAÇÃO QUILOMBOLA SIBAÚMA.

Apresentação/Introdução:

A discriminação racial no Brasil conduziu a população negra a processos de trabalho considerados inferiores pela sociedade. As principais características encontradas nesses processos de trabalho são: longas jornadas de trabalho, informalidade, falta de equipamentos de proteção individual (EPI´S), sobrecarga física, baixa remuneração e falta de assistência à saúde no trabalho. Além disso, estudos mostram que as populações negras das comunidades Quilombolas apresentam maior incidências de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes o que caracteriza uma maior necessidade de vigilância em saúde. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) foi criada para assegurar a prevenção, proteção e o cuidado em saúde aos trabalhadores. A equidade no sistema único de saúde (SUS) visa reduzir as diferenças ao acesso. No entanto, sabe-se que ainda temos desigualdades no acesso aos serviços de saúde para a população negra Quilombola. Nesse sentido, foi criado um projeto de saúde do trabalhador e da trabalhadora na comunidade Quilombola de Sibaúma no município de Tibau do Sul/RN, visando aproximar os serviços de saúde pública ofertados pelo município aos processos de trabalho presentes na comunidade, considerando o princípio da equidade. Sibaúma é um Distrito de praia reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA como território Quilombola e tem como principal atividade econômica o turismo, seguidos da pesca e da agricultura.

Objetivos

Implementar um programa de saúde para os trabalhadores da comunidade Quilombola de Sibaúma, baseado na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, visando uma aproximação entre os serviços de saúde pública ofertados pelo município de Tibau do Sul/ RN e as atividades de trabalho presentes no território. Qualificar os profissionais de saúde do município através de capacitações, sobre o cuidado e vigilância em saúde baseado na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Informar a comunidade através da realização de palestras sobre a importância da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Promover ações de autocuidado e educação em saúde com trabalhadores e trabalhadoras Realizar ações de orientações sobre uso de equipamentos de proteção individual visando a prevenção de acidentes e agravos de saúde no ambiente de trabalho Ofertar serviços de saúde no local de trabalho através de ações planejadas pela equipe de estratégia de saúde da família

Metodologia

Trata-se de um projeto de saúde do Trabalhador voltado para a população da comunidade Quilombola de Sibaúma no município de Tibau do Sul/RN. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST) da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. A SMS organiza a logística do projeto ofertando os serviços e os profissionais e a SUVIST realiza as capacitações técnicas. O projeto teve início em agosto de 2022, contamos com três etapas e estamos atualmente na terceira. Na primeira etapa o projeto foi apresentado para a população e para a associação dos Quilombolas, visando informar e esclarecer sobre a proposta a ser implementada. Na segunda etapa foi realizada uma capacitação com os profissionais de saúde do município sobre o cuidado e a vigilância baseado na PNSTT. Além disso, realizamos uma palestra para a população na unidade básica de saúde de Sibaúma, visando apresentar a PNSTT. Na terceira etapa realizamos ações de campo no ambiente de trabalho dos usuários. Os trabalhadores visitados nessas ações foram os balseiros, ambulantes e o funcionários das barracas de praia. Foram realizadas orientações sobre prevenção de acidentes e agravos, autocuidado ergonômico e distribuído material informativo. Além disso, realizamos ginástica laboral e a imunização com os trabalhadores. As próximas ações serão realizadas uma vez por mês com outras classes de trabalhadores da comunidade.

Resultados

Até o presente momento, aproximadamente 120 usuários foram beneficiados pelo projeto e receberem informações e orientações sobre os cuidados com à saúde relacionados ao trabalho, sobre as principais causas do surgimento de doenças relacionadas ao trabalho, sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual como prevenção à acidentes no ambiente de trabalho, sobre cuidados ergonômicos para prevenção de lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho, sobre como buscar atendimento na rede de saúde e a importância de solicitar aos profissionais de saúde a notificação caso aja acidentes ou agravos relacionados ao trabalho. Foram imunizados com as vacinas de Influenza e COVID-19 Bivalente 34 trabalhadores, foram realizados 65 procedimentos de aferição de pressão arterial, 37 procedimentos de glicemia capilar e duas sessões de ginástica laboral. Os pacientes que foram avaliados e apresentaram alterações nos testes foram agendados para atendimento e acompanhamento médico na unidade básica de saúde da comunidade. Foram qualificados 18 profissionais de saúde sobre a PNSTT. O principal resultado observado com a implementação do projeto foi de caráter subjetivo, onde os trabalhadores relataram se sentirem valorizados como a experiência realizada. Aproximadamente 70% dos trabalhadores que participaram das ações são informais, o que dificulta o acesso a garantia de direitos relacionados ao trabalho.

Conclusoes

Concluímos que, a implementação do projeto de saúde do trabalhador na comunidade Quilombola de Sibaúma aproximou os serviços de saúde pública ofertados no município das atividades de trabalho do território. Além disso, a qualificação dos profissionais de saúde realizada através da capacitação, trouxe melhorias para o serviço de saúde do município. As informações apresentadas à comunidade, ampliou o conhecimento dos usuários sobre a saúde do trabalhador. As ações de saúde realizadas no ambiente de trabalho promoveram um impacto positivo de maneira geral na saúde dos trabalhadores da comunidade Quilombola de Sibaúma. Através desse trabalho conseguimos promover o princípio da equidade no SUS, promovendo um melhor acesso a quem mais precisa. Esperamos que essa iniciativa tenha contribuído e seja replicada em outras comunidades Quilombolas e que possamos ampliar os serviços do Sistema Único de Saúde nesse sentido.

Banner