Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Caicó

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CAICÓ (+) QUALIDADE DE VIDA: ATENÇÃO BÁSICA E ESPECIALIZADA UNIDAS PARA PROMOÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL

Apresentação/Introdução:

Os grupos terapêuticos para a Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a exemplo do Grupo de acompanhamento de pacientes com Hipertensão e Diabetes(HiperDia) representam uma importante ferramenta de Promoção à Saúde na Atenção Básica (AB) por meio da educação em saúde, possibilitando uma boa adesão da comunidade, além de espaços de convivência e bem-estar (MAIA, 2021). Os grupos terapêuticos promovem além do cuidado físico, a socialização, adoção de hábitos de vida saudáveis e estimulam o protagonismo do usuário em seu processo de auto-cuidado (SOUZA, 2021). Em virtude do isolamento imposto pela Pandemia do vírus SarsCovid19, atividades coletivas foram interrompidas ocasionando o afastamento dos usuários das Unidades de Saúde. Visando reaproximar esses usuários e ofertar um cuidado integral e longitudinal a este público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) idealizou o Projeto Caicó (+) Qualidade de Vida. O Projeto foi implantado em quatro zonas da cidade e o público alvo foram pacientes acometidos com DCNT, especialmente Diabetes Melitus, Hipertensão Arterial, Cardiopatias e Obesidade, com a proposta de aliar atividade física e acompanhamento Multiprofissional (Nutricionista, Cardiologista, Endocrinologista, Psicólogo e Enfermeiro), bem como acompanhamento das dosagens bioquímicas e exames cardiológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o projeto está vinculado, garantindo a facilidade no acesso a essas especialidades e exames.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Promover assistência integral à saúde (individual e em grupo) de pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Oferecer atendimento multiprofissional (cardiologia, nutrição, educação física, psicologia, endocrinologia, enfermagem) de forma individual e coletiva aos participantes inscritos no projeto Oferecer atividade física regular (2x por semana) Realizar avaliação física, nutricional, cardiológica e bioquímica periódica Proporcionar maior qualidade de vida e autonomia dos usuários por meio da promoção da saúde e do desenvolvimento de hábitos de vida saudável

Metodologia

Inicialmente, identificou-se quatro UBS, distribuídas em quatro zonas da cidade, nas quais o grupo de HiperDia tinha mais usuários assíduos, foi considerado também para a escolha das UBS, as que possuíam espaços adequados para a prática de atividade física. A partir da seleção das unidades, os responsáveis pelo projeto, reuniram-se com os Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) para apresentar a proposta e pactuar um prazo para divulgação e busca ativa dos participantes. Em seguida, o projeto foi apresentado aos usuários e na ocasião, agendada a avaliação física e nutricional. Os primeiros usuários selecionados para o atendimento em cardiologia foram aqueles com cardiopatias diagnosticadas e Hipertensão Arterial (HAS) descompensada, devendo ser estendido a todos os demais participantes durante o primeiro semestre de atividade do grupo. A prática de atividade física ocorre duas vezes por semana. Os grupos foram divididos de acordo com a condição física dos usuários, possibilitando que todos realizem a atividade com segurança. Todas as avaliações e consultas são realizadas nas UBS pólo. Em relação aos exames, os participantes do projeto, possuem vaga protegida com agendamento prévio, para a realização no Laboratório Central da SMS. Todos os profissionais envolvidos no Projeto já eram lotados na SMS, não havendo até o momento necessidade de outras contratações. Em relação aos equipamentos, são utilizados os do Programa Saúde na Praça, que já acontecia nessas áreas.

Resultados

Já durante o período de inscrições constatou-se a adesão de usuários portadores de DCNT que estavam ausentes das unidades de Saúde, pois realizavam acompanhamento na rede privada. Na avaliação nutricional, identificou-se cerca de dez usuários com obesidade grau II e III, inclusive com indicação de cirurgia bariátrica, que não conheciam a linha de cuidado de sobrepeso e obesidade do município, não realizavam nenhum tipo de acompanhamento e que nunca haviam sido atendidos por profissional Nutricionista. Esses mesmos usuários relataram não sentirem-se à vontade para a prática de atividade física individual ou em academias de musculação, sendo as atividades físicas coletivas ao ar livre uma oportunidade de sair do sedentarismo. Aproximadamente 20 participantes, relataram melhora no sono e na ansiedade, após o início das atividades físicas Cem por cento dos participantes avaliados destacaram como motivação para participar do projeto, o acompanhamento multiprofissional nas unidades de saúde.

Conclusoes

Diante dos resultados apresentados, conclui-se que a oferta de outros serviços e profissionais para além dos oferecidos na AB, representou um atrativo para os usuários participarem do projeto de qualidade de vida, além de aproximar usuários que fazem acompanhamento com especialistas das UBS. Além disso, percebe-se que a prática de atividade física apresentou-se como uma ferramenta de socialização e motivação para mudança de outros hábitos por meio da troca de experiências e informações durante a prática. Outro ponto que merece destaque, é que a organização dos recursos ( humanos e físicos) permitiu que o projeto acontecesse sem a necessidade de um grande investimento financeiro. O grupo terapêutico com enfoque em outras doenças crônicas para além do grupo de HiperDia, mostrou-se eficiente para alcançar usuários com outras patologias como cardiopatias e obesidade e aproximá-los do serviço de saúde. Sendo assim, recomenda-se que essa iniciativa seja ampliada para mais UBS possibilitando que mais pessoas, especialmente as que têm alguma dificuldade de deslocamento para os pólos, sejam beneficiadas com essa prática de cuidado ampliado.