Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Mossoró

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMUNIZAÇÃO EXTRA MUROS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN: OS EVENTOS RELIGIOSOS COMO AMBIENTE VACINAL

Apresentação/Introdução:

A vacinação é uma importante ferramenta para promoção da saúde, prevenindo muitas doenças infecciosas e contribuindo para a redução da mortalidade infantil e melhoria da expectativa de vida da população. Em Mossoró as ações de imunização ocorrem de forma descentralizada nos territórios em que há uma busca constante de facilitar o acesso dos usuários ao serviço. Nesse sentido, o Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde intensifica suas ações facilitando o acesso a imunização em ambientes de grande circulação de munícipes, em que se destacam as festas de padroeiros das diversas paróquias da cidade, onde a população alvo para imunização se constitui de diversas faixas etárias, não se resumindo somente aos fieis participantes do evento. As experiências nesses eventos iniciaram em dezembro de 2021, ocorrendo em períodos distintos, em que se destacam as festas dos seguintes padroeiros: Santa Luzia, São José, São Manoel, Santa Clara, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, São Miguel, São Paulo Apóstolo, São Pedro, São João, com um relevante quantitativo de vacinados.

Objetivos

Geral: Contribuir para o aumento da cobertura vacinal, protegendo a população de doenças infecto-contagiosas e favorecendo á promoção do seu bem estar e qualidade de vida. Específicos: Facilitar o acesso a imunização oferecendo o serviço em eventos religiosos de grande circulação de munícipes Proporcionar um atendimento humanizado e qualificado com a oferta de diveros tipos de imunizantes Articular parceria como proposição para enfrentamento do problema da falta de tempo da população para imunização

Metodologia

Inicialmente foi enviado ofício para os representantes das igrejas evangélicas e católicas do município e posteriormente mantido contato telefônico, em que se obteve a adesão somente da igreja católica. Assim seguindo o planejamento de cada festa de padroeiro foram realizadas reuniões com as comissões responsáveis definindo a logística para realização das ações de imunização. Em alguns locais haviam estruturas físicas adequadas e quando era inexistente o município disponibiliza um Trailler itinerante que também é usado para esse fim em áreas vulneráveis, praças e territórios mais distantes das Unidades Básicas de Saúde. A divulgação é uma etapa bastante importante, sendo divulgado nas mídias sociais tanto da Prefeitura Municipal como da diocese do município. A avaliação da ação se dá observando o quantitativo de vacinados e e através de depoimentos dos participantes sobre a satisfação no atendimento realizado.

Resultados

Com notória repercussão a parceria em eventos de padroeiros da igreja católica vem se consolidando, permitindo o acesso a imunização extra muros dos espaços de saúde atraindo o público não só de fieis, mas de moradores da área de adjacência do evento, bem como de diversos locais da cidade, principalmente na festa da padroeira da cidade Santa Luzia. A falta de tempo para imunização muitas vezes relatada pelos usuários, o que pode ocorrer o não comparecimento as Unidades Básicas de Saúde ou a ida em horário inoportuno que não tenha acesso mais a fichas de atendimento é um problema em que é amenizado por esse acesso facilitado em todos os dias das festas do padroeiro no bairro e além disso por ser garantido o atendimento sem limite de fichas, funcionando até o horário do evento. Os resultados são bastante exitosos, tanto no quantitativo de vacinados como também na diversidade de público que se caracteriza da criança ao idoso. Entre esses resultados destacamos o quantitativo de mais de 8.000 vacinados na festa da padroeira , o que extrapola o número de vacinados em dias D de vacinação. Relatos dos participantes da ação são mencionados tanto no ato da ação parabenizando a euipe pela iniciativa quanto em redes sociais.

Conclusoes

Considerando a identificação de um dos principais problemas para imunização como a falta de tempo, o município vem propondo o enfrentamento dessa demanda com ações assertivas buscando ambientes para facilitar o acesso a imunização e incentivando a adesão com a publicização da real necessidade de continuar prevenindo doenças infecto-contagiosas controladas no momento. Assim as ações de imunização nos eventos religiosos vem acontecendo como uma experiência muito bem sucedida, contribuindo para melhoria na cobertura vacinal no município.