Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Pau dos Ferros

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

VACINA PAU DOS FERROS/RN - PLANEJAMENTO, ENTRAVES E AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMUNIZAÇÃO

Apresentação/Introdução:

Pau dos Ferros é uma cidade localizada na região do alto oeste do Rio Grande do Norte, se estende por 260 Km², com uma população estimada de 30.802 habitantes, o mais populoso da VI Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), considerada cidade polo para região, com uma densidade demográfica de 116,9 habitantes por Km², com cobertura de 100% da atenção primária à saúde, desenvolvendo a assistência de acordo com a necessidade de saúde da população, enfatizando, por exemplo, a imunização dos munícipes. O município possui doze (12) unidades básicas de saúde, todas com salas de vacina em atividade, dentre elas, nove (9) na zona urbana, e três (3) na zona rural, distribuídas de forma estratégica com horários diversos, buscando atender o maior número de pessoas, haja vista as subjetividades de cada área, como exemplo da maioria das unidades que trabalham em horário ampliado, atendendo dez (10) horas por dia, por meio do incremento de duas (2) horas diárias frente à rotina que antes era vivenciada. Em busca de ampliar a cobertura vacinal e enfrentar as dificuldades a nível municipal de atender as metas de vacinação, o município busca realizar estratégias facilitadoras por meios e instrumentos que contribuam nesta execução, para que assim possa-se alcançar uma maior procura da população, resolutividade, qualidade, proteção e humanização nas ações e serviços de saúde ofertados à população, assim como a melhora nos percentuais de cobertura vacinal, beneficiando todos os seus munícipes.

Objetivos

Objetivo geral: Construir um plano de estratégias para uma melhora da cobertura vacinal no município de Pau dos Ferros/RN. Objetivos específicos: 1- Identificar os principais problemas enfrentados diante a assistência a vacinação 2- Discutir as ações executadas que influenciam no processo de imunização e alcance das coberturas vacinais 3- Elencar meios e instrumentos, por meio de um planejamento estratégico, com vista a suprir as necessidades da imunização na população adscrita.

Metodologia

Foi realizado, inicialmente, o levantamento dos dados referentes as coberturas vacinais do município de Pau dos Ferros/RN, para que fossem identificadas as possíveis condições que tenham influenciado na queda do número de pessoas imunizadas contra doenças imunopreveníveis, trazendo as discussões não só das demandas locais, mas também aquelas que apresentam influência estadual e nacional. Diante este levantamento, a equipe técnica da secretaria municipal de saúde em conjunto com as equipes de saúde do território adscrito, discutiram a problemática apresentada, assim como, elencaram algumas das dificuldades encontradas, pontuando a demanda e suas causas. Ademais, com o apoio da VI Unidade Regional de Saúde Pública, foi possível realizar o acompanhamento periódico das coberturas vacinais a nível municipal, em prol de contribuir na avaliação das ações executadas. Contudo, com os dados identificados, tornou-se crucial a realização do processo de planejamento perante as dificuldades e necessidades reais, abordando a força de trabalho e seus meios e instrumentos elaborados e implantados, com o intuito de contribuir na ampliação da proteção dos agravos imunopreviníveis dos munícipes, e a reversão dos percentuais encontrados, estes abaixo do esperado. Com isso, foi feito um documento trazendo a avaliação realizada, sua problemática, e quais estratégias facilitadoras que poderiam ser implementadas para a melhora das coberturas vacinais no município de Pau dos Ferros/RN.

Resultados

Observou-se os seguintes problemas: movimento antivacina crescente, com a disseminação de fake News população de caráter flutuante escassez de capacitação para uso dos sistemas de informação incerteza referente ao envio de dados de uma interface para outra falta de conscientização sobre a importância da vacinação e a insegurança da conduta. Com os problemas identificados, foi feito o levantamento das ações que são desenvolvidas para avalia-las, em prol da reorganização diante o que foi pontuado. Dentre elas: Comunicação contínua entre a central de imunização e as salas de vacina, com o abastecimento periódico busca ativa durante as visitas domiciliares, bem como em ações de atualização do calendário vacinal a descentralização das ações de imunização, através de locais estratégicos adesão aos projetos nacionais e estaduais, como o Programa Saúde na Escola, Minha Escola Nota 10 e Empresa Nota 10, que visam a imunização de estudantes, trabalhadores da educação e profissionais de empresas locais uso das redes sociais como ferramenta de convocação, bem como no combate à disseminação de informações errôneas sobre a eficácia das vacinas participação no Projeto de extensão ESNIS – Projeto de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, por meio do qual são desenvolvidas atividades de promoção à saúde dos catadores de material reciclável adequação de espaços como Mega Postos de vacinação e encontros de capacitação com os profissionais.

Conclusoes

Os municípios vêm sofrendo com as problemáticas que envolvem as estratégias de imunização provenientes da desinformação, dificuldade na busca ativa, captação dos usuários, dentre outros. Entretanto, apesar das barreiras encontradas, o município de Pau dos Ferros vem desenvolvendo ações programadas, articuladas e centradas no diagnóstico de suas necessidades, a fim de minimizar impactos e garantir a todos os seus usuários o acesso, resolutividade e continuidade na imunização e promoção da saúde do indivíduo, da família e da coletividade. Contudo, com os levantamentos feitos, problemas identificados, estratégias avaliadas a Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros elaborou um plano de ação para que em conjunto com as equipes distribuídas em todo o território de abrangência, pudessem implementar essas condutas construídas e planejadas perante os problemas analisados, de forma contínua, por meio de um olhar crítico e reflexivo. A reflexão contínua sobre a eficácia dessas estratégias de imunização fundamenta o planejamento e avaliação das ações desenvolvidas, bem como o direcionamento e tomada de decisões consciente e baseado nas necessidades da população e no uso eficiente dos recursos.

Banner