Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Severiano Melo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ROMPENDO BARREIRAS PARA AMPLIAÇÃO DA IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19 NO MUNICÍPIO.

Apresentação/Introdução:

A COVID-19 foi identificada pela primeira vez em Wuhan, China, em dezembro de 2019. A OMS declarou uma emergência de saúde pública de importância internacional em 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia em 11 de março de 2020. Nesse contexto, iniciou-se ainda no primeiro semestre de 2021, após a aprovação do uso das vacinas pelas agências reguladoras (no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa), a distribuição das primeiras doses para serem utilizadas no território nacional. Foi uma corrida contra o tempo, toda população almejava se vacinar. ² Sendo assim, na busca para conseguir imunizar toda população, os municípios e em especial o município de Severiano Melo, interior do Rio Grande do Norte, localizado na mesorregião do Oeste Potiguar, de área abrangente 157,85 km², que tem como vegetação predominante a caatinga, e com sua principal fonte de renda advindo da agricultura. Município pertencente a 6ª regional de saúde, encontrou algumas barreiras, e a maior dentre elas foi conseguir doses suficientes para imunizar a população. Pois o município sofre desde muitos anos atrás com a questão populacional e geográfica, onde no IBGE (Instituto Brasileiro de de Geografia e Estatística) tem um quantitativo de 2.088 habitantes (estimativa de 2021) e a realidade da população que o município atende é totalmente diferente.

Objetivos

A pesquisa tem como objetivo mostrar como o município de Severiano Melo rompeu a barreira do quantitativo populacional elevado, para a pouca quantidade de doses de vacinas que eram disponibilizadas pelo município para ampliação da imunização contra a Covid-19.

Metodologia

Tendo em vista, esse problema, o município de Severiano Melo com sua equipe de gestão em saúde em busca de resolvê-lo e de romper as barreiras de imunização contra o Covid-19, traçou a seguinte ação estratégica: preparou uma espécie de dossiê comprovando que o município abrange uma população de pouco mais de 8.000 habitantes, muito maior do que informada pelo IBGE, essa ação foi toda documentada e validada, junto a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). Entendendo todo o panorama e realidade da situação que se encontrava, a gestão em saúde do município de Severiano Melo, dando prioridade ao enfrentamento do Coronavírus, fez um levantamento do quantitativo de pessoas cadastradas pelos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) em suas respectivas micro área, contendo nome completo, cartão SUS, CPF e área onde morava, no qual, esse levantamento mostrou que o quantitativo informado pelos dados do IBGE, eram totalmente divergentes da realidade em que o município se encontrava. Sendo assim, a gestão em saúde do munícipio reuniu todos os dados populacionais e territoriais extraídos do PEC em forma de relatório, que comprovava que a realidade era/é bem diferente do quê o IBGE estava/está informando. Foi construído uma espécie de dossiê com aproximadamente 400 páginas, com todos os dados possíveis sobre o município, onde esses dados comprovaram que realmente estava havendo discrepâncias nas informações que a SESAP tinha.

Resultados

Então após a comprovação, o município passou a receber um quantitativo de doses da vacina contra covid-19 maior suficiente, em que logo na primeira remessa após a correção do erro chegaram 1.750 doses de uma única vez e assim começou a avançar na vacinação dos grupos prioritários. Deixando assim a população mais tranquila e igualando a faixa populacional de Severiano Melo vacinada igual aos outros municípios.

Conclusoes

Desse modo, o presente trabalho descreve a experiência e estratégia de vacinação contra covid-19 desenvolvida no enfrentamento da pandemia no município de Severiano Melo, no qual mostra que houve um bom planejamento e adequação da situação de saúde no nosso município, no qual foi realizado e informado as autoridades competentes, sendo acolhida com sucesso, fica a gratidão do acerto em elaborar o referido dossiê para a resolutividade deste problema, ampliando o acesso da população as vacinas e garantido o atendimento dos princípios do SUS. Com tudo, o trabalho apresenta grande êxito no desfecho da situação enfrentada pelo município, para vencer as barreiras da imunização contra covid-19.