Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Jardim de Angicos

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO SAÚDE E BEM-ESTAR.

Apresentação/Introdução:

O projeto Saúde e Bem-estar surgiu da necessidade observada pelos profissionais da Estratégia em Saúde em aproximar-se com os usuários do território. Envolver todos os profissionais da equipe em ações de promoção a saúde e prevenção de adoecimentos reforça o compromisso da APS no cuidado contínuo a população de sua área de cobertura. Assim, a corresponsabilidade em promover saúde e bem-estar é colocada para cada individuo e motiva-os para o reconhecimento de que os hábitos de vida também são fatores determinantes para a manutenção da saúde de cada um.

Objetivos

Promover educação em saúde para a população, levando de forma prática e dinâmica conhecimentos científicos de várias áreas da saúde, e também com convite para participar profissionais de outras politicas públicas. O objetivo é ofertar a população espaços de produção de conhecimento, de cuidado, de lazer, de integração e socialização. Por acreditar que o conhecimento acerca de vários assuntos pode promover mudança de hábitos de vida, como também, o auto- conhecimento pode provocar a liberdade de velhos conceitos e julgamentos. Os encontros do grupo Saúde e Bem-estar direciona seus participantes ao cuidado continuo sob a perspectiva do cuidado integral e do acesso oportuno aos serviços de saúde.

Metodologia

É montado um cronograma a cada mês, com encontros a cada 15 dias. Os encontros são realizados na Unidade Básica de Saúde Luiza Ferreira de Lima, no horário da tarde (por considerar que é o melhor horário para a população), as inscrição foram abertas para a população em geral, porém, atualmente, apenas mulheres estão participando do grupo. O grupo não tem delimitação de público, apenas que tenham mais de 18 anos. Os temas a serem abordados foram assuntos sugeridos pelas próprias participantes, e com a programação mensal cada profissional fica responsável pela realização de um encontro. Para a organização da divisão dos temas, a equipe tem o cuidado de dinamizar os encontros com atividades que podem ser realizadas dentro na UBS, nos consultórios clínicos, mais também ao ar livre, com atividades de educação física, de caminha, de artesanato e lazer.

Resultados

Foi preenchido um formulário de pesquisa pelas participantes no primeiro encontro do projeto, com alguns dados pessoais, avaliação de saúde como Pressão Arterial, peso, e como cada uma se sentia em relação a sua saúde física, mental e social. Após 6 meses da continuidade dos encontros, a equipe pretende fazer nova avaliação e observar se houve alguma mudança a ser considerada por cada uma. Pretende-se também, com a continuidade das atividades, estimular a corresponsabilidade que cada um deve ter sobre os fatores que determinam a própria saúde, uma vez que o conhecimento esta sendo compartilhado pelos profissionais da saúde, a interação entre serviços e usuários estão sendo facilitados.

Conclusoes

Concluímos que o processo de educação em saúde deve partir como uma iniciativa do fazer profissional que está inserido na Atenção Primaria à Saúde, que inserir essas atividades no cotidiano da equipe facilita não apenas a promoção e prevenção a saúde, mas também facilita o diagnóstico oportuno de agravos a saúde do individuo. Onde o contato continuo com os profissionais e serviços de APS aproxima o sujeito, estreita os vínculos e favorece a comunicação entre os envolvidos. Acreditamos que estamos construindo uma saúde mais humanizada, mais comunicativa e integrada, pois para a realização dos encontros necessitamos do envolvimento, reponsabilidade e participação de todos.

Banner