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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Guamaré

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

O CAMINHO DA INTEGRALIDADE APLICANDO O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO COMO MEIO: UMA EXPERIÊNCIA EM GUAMARÉ

Apresentação/Introdução:

O Ministério da Saúde lançou a estratégia eSUS- Atenção Básica no ano de 2013, visando a melhoria da assistência a população, reestruturando as informações da Atenção Básica em todo o território brasileiro, apresentando-se com dois softwares: a Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O município de Guamaré que fica localizado na III Região de Saúde do estado do Rio Grande do Norte, iniciou o seu processo de implantação do PEC no ano de 2014, buscando qualificação do cuidado aos pacientes e do processo de trabalho dos profissionais por meio do novo modelo de gestão de informação. É notório que o período introdutório gere mudanças na estrutura e na prática profissional, visto que se trata de um novo modelo de assistência e de organização, almejando a integralidade, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção, levando em conta o contexto social, familiar e cultural. Considerando-se a integralidade, o município de Guamaré implementou o PEC em toda as oito equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), como também em alguns serviços da atenção secundária, tais como o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), garantindo a melhoria na gestão das informações de saúde dos pacientes, na perspectiva de integração dos serviços de saúde.

Objetivos

O trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da integralidade nos serviços de saúde por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todo o município de Guamaré – Rio Grande do Norte.

Metodologia

Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual configura-se como fenômeno contemporâneo inserido em um contexto geral. O cenário da pesquisa ocorreu no município de Guamaré localizado na região central potiguar do Estado do Rio Grande do Norte. O município conta atualmente com 8 equipes da ESF, distribuídas em 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 06 postos de apoio a essas unidades e 01 Unidade Móvel. Dentre elas 04 UBS localizam-se na zona urbana, 03 UBS e 06 postos de apoio na zona rural, vale ressaltar que o município possui uma unidade de saúde do tipo porte II, que acomoda em uma única estrutura física duas equipes da ESF. A implantação do eSUS- Atenção Básica iniciou-se no ano de 2013, sendo Guamaré a primeira cidade do estado a realizar essa transição, já em todas as 05 equipes da ESF existentes, utilizando a modalidade CDS. Em 2014, foi introduzido a modalidade PEC em uma equipe da ESF, localizada na zona rural. E no ano seguinte, ampliou-se para as 08 equipes da ESF presentes no município. Além da utilização na rede da atenção primária, no ano de 2018, o sistema PEC foi acrescido aos serviços do CER e do CEO. Assim, o PEC é capaz de promover a integração comunicacional que abrange toda a rede de atenção à saúde, de forma que os dados são codificados, classificados e analisados. Apresentando capacidade sistemática de solucionar as demandas de saúde em diferentes níveis de assistência, fazendo-o de forma rápida, qualificada e integrada.

Resultados

A partir da implantação do PEC nas 8 equipes da ESF e nos serviços do CER e CEO, o município consegue oferecer aos usuários uma rede estruturada e integrada. O PEC é operacionalizado pelos profissionais da atenção básica e secundária, passando pelo agente comunitário de saúde, recepcionistas, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e de Saúde Bucal, Dentistas, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. O PEC permite o registro individualizado das informações em saúde para o acompanhamento do cidadão, reduz o retrabalho na coleta de dados, proporcionando a emissão de um histórico confiável do paciente, essencial para direcionar o profissional de saúde. Outro fator, é a qualificação do uso da informação na gestão e no cuidado em saúde centrado no indivíduo, família, na comunidade e no território. Ademais, oferece organização do fluxo de atendimento, agendamentos, da demanda espontânea e cuidado continuado, e através dos relatórios, análise epidemiológica para planejamento das ações. Além disso, o PEC permite integração da informação de diversos sistemas, facilitando a comunicação entre os profissionais da rede de diferentes níveis de atenção, o que assegura uma organização racional dos fluxos e contrafluxos de informações, permitindo um sistema eficaz de referência e contrarreferência ao longo dos pontos de atenção à saúde e dos sistemas de apoio, nas redes de atenção à saúde.

Conclusoes

Diante disso, a experiência da utilização do PEC em toda a rede de atenção primária e em alguns serviços especializados no Município de Guamaré concretizou-o como um instrumento que aprimora o planejamento do cuidado em saúde do indivíduo, qualificando assim o fluxo da informação e tomada de decisão, e colaborando com a construção do vínculo profissional-paciente, contribuindo também com a comunicação interprofissional na rede de atenção à saúde. Dessa forma, a experiência da integralidade aplicada com base no PEC contribui para a reflexão sobre o compartilhamento de dados dos usuários pela equipe clínica no cotidiano, minimizando a sobreposição e fragmentação das ações, de modo que se torna possível intervenções a partir da consolidação da informação e qualificação dos dados, por conseguinte, garantindo uma assistência integral ao paciente.