Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 6 - Parque das Emas

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

Jucurutu

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

“REFLETINDO SOBRE O ACESSO DA POPULAÇÃO AO HOSPITAL MATERNIDADE TEREZINHA LULA DE QUEIROZ SANTOS”

Apresentação/Introdução:

O município de Jucurutu/RN com população estimada de 18 mil habitantes e tem como principais portas de entrada aos serviços de saúde 9 (nove) Equipes da Estratégia Saúde da Família, cobertura 100%, sendo 4 (rurais) e 5 (cinco) urbano e a unidade hospitalar Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos que também se configura como a porta de acesso as urgências/emergências 24hs do território. Considerando que o município faz parte do Projeto PlanificaSUS APS, projeto em parceria com a SESAP e o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein por meio do PROADI-SUS, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, estando na fase de expansão do projeto para todas as UBS do município, surge a necessidade de refletir sobre o acesso da população aos serviços de saude tanto da APS como dos outros pontos de atenção. A questão central para o acesso é o balanceamento entre a demanda e a oferta. Isto é essencial para chegar a sistemas eficientes e efetivos (HALL, 2012 MENDES, 2019) e implica manter uma constante capacidade analítica de compreensão da dinâmica envolvida nessa relação para tomar ações, seja do lado da oferta, seja do lado da demanda, visando ao seu equilíbrio (MURRAY e BERWICK, 2003). Com isso, realizamos o estudo de demanda de toda população que acessou a porta 24hs do Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos no período de setembro de 2022.

Objetivos

O objetivo principal do estudo de demanda é conhecer o perfil da população que acessa a porta 24hs de urgência/emergência do Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos com vistas a refletir sobre a melhoria da oferta dos serviços para atenção à saúde.

Metodologia

A demanda refere-se ao total das pessoas que procuram atendimento em um período determinado, estabelecido que o período de análise da demanda foi de 01 a 30 de setembro de 2022, utilizado o Boletim de Atendimento de Urgência/Emergência já existente na unidade como fonte de coleta de informações, os Boletins são preenchidos para qualquer usuário que chegue até a unidade na procura de atendimento, captamos todos os boletins do período, a princípio separamos em 2 (dois) grupos de informações, atendimentos efetivamente de Urgência/Emergência e atendimentos ambulatoriais gerais, contabilizando as informações de cada grupo. Do grupo de atendimentos efetivamente de Urgência/Emergência contabilizamos sexo e faixa etária. Do grupo de atendimentos ambulatoriais gerais, contabilizamos sexo, faixa etária, faixa de horário de acesso, separamos 4 faixas de horários para o estudo (00:01hs as 06hs – 06:01hs a 12hs – 12:01hs as 18hs – 18:01hs as 00hs) e Equipe da ESF de referência dentre as 9 (nove) equipes do município e ainda se não é do município. Compilados em uma Planilha Eletrônica para facilitar a análise dos dados, pois possibilita diversos filtros de dados.

Resultados

O balanceamento da demanda e da oferta exige ações de racionalização (TANTAU & ASSOCIATES, 2009) que se baseiam em uma avaliação quantitativa, formal e contínua, da oferta e da demanda para a provisão do acesso oportuno aos serviços de saúde. O Estudo de demanda apontou que 79,9% da demanda que o hospital atende são de ambulatório geral e 20,1% são de Urgência/Emergência que é o principal perfil da de atendimento da porta 24hs, apresentou que o maior público do perfil de urgência/emergência é masculino, enquanto do ambulatório geral é feminino, que o horário com maior fluxo de ambulatório é entre 6hs as 12hs da manhã, que o dia de maior frequência do ambulatório geral é a sexta feira, que 72% do ambulatório são usuários da zona urbana do município, foi feira a análise de quanto cada Equipe da ESF representa de desse ambulatório e qual o percentual de acesso comparado com a população adscrita de cada ESF.

Conclusoes

Conclui-se que o estudo de demanda sobre o acesso da população ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos oportunizou o amplo diálogo com a Gestão Municipal e com as Equipes da ESF sobre diversas reflexões da relação oferta e demanda, como quantidades de profissionais, quantidade de atendimentos, acolhimento com classificação de risco, agendamentos, atenção as condições crônicas, em todos os pontos da rede. Com os resultados do estudo visualizamos também a necessidades do fortalecimento das ações de educação em saude para população em diversas vertentes. Percebemos também a limitação do estudo nesse momento por só ter traçado o perfil e não detalhado causas para que pudéssemos também trabalhar nessa linha, por isso fica como sugestão de aprofundar o estudo recepcionando também as informações de pôr quais causas os usuários procuram a unidade para enriquecer a atenção a saude do nosso município.

Banner