Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Norte

Cidade

São Francisco do Oeste

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMUNIZAÇÃO: O GESTO VACINAL PARA ALÉM DA SALA DE VACINA.

Apresentação/Introdução:

A vacinação é um dos mais importantes e consolidados esforços da saúde pública no Brasil. Ela representa a principal estratégia para promover e proteger a saúde, prevenir doenças imunopreveníveis e é um procedimento de baixo custo e alta efetividade. Um dos maiores desafios do Programa Nacional de Imunização (PNI) é o alcance de coberturas vacinais consistentes, levando em consideração a dimensão geográfica do país. Para tanto, São Francisco do Oeste é um município localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, à uma distância de 391Km da capital do estado, Natal. Possui um território de 75,588 km², com cerca de 0,88 km² de área urbanizada e uma população estimada em 4.281 habitantes (IBGE, 2021). Sua rede ambulatorial está estruturada com 02 equipes de Saúde da Família, 02 equipes de Saúde Bucal e 01 equipe multiprofissional acomodados em uma unidade básica de saúde e nela contendo uma sala de vacina onde é gerenciado todos os processos de imunização. Uma realidade recente vivenciada no município é a hesitação vacinal e, conforme os dados da pesquisa nacional sobre cobertura vacinal (BRASIL, 2023), esse fenômeno acontece, dentre outros fatores, em virtude das barreiras de acesso as salas de vacina, como horários e localização, por exemplo. Para tanto, o município implementou os projetos Minha Escola e Empresa nota 10 de incentivo a vacinação, alcançando desde crianças e adolescentes em fase escolar, além de trabalhadores jovens e adultos.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Ampliar o acesso a vacinação oportunizando o gesto vacinal em espaços públicos e privados. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fortalecer a promoção da saúde por meio do estímulo a vacinação Diminuir barreiras existenciais no acesso a vacinação Elevar os índices de coberturas vacinais do município.

Metodologia

Faz parte do histórico de ações em saúde do município realizar a verificação da situação vacinal e ofertar vacinas em ambientes escolares e empresariais. O município possui empresas de caráter industrial que concentram um elevado número de trabalhadores e propiciam a realização de ações de promoção da saúde. Por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública, o município conseguiu consolidar estas ações por meio dos projetos de incentivo a vacinação “Minha Escola Nota 10” e “Minha Empresa Nota 10”. Neles, a partir de uma adesão realizada entre escolas, empresas e secretaria de saúde, a equipe de vacinação leva até o ambiente escolar e empresarial o gesto vacinal com diferentes vacinas de rotina e de campanha, tais como: Influenza, Covid-19, Hepatite B, Dupla Adulto, HPV, Tríplice Viral, Meningococica ACWY, Febre Amarela, Poliomielite VIP/VOP, Tríplice Bacteriana, Varicela, dentre outras. As instituições se responsabilizam por mobilizar seus públicos, incentivando a atualização do cartão de vacina e disponibilizando locais adequados para acomodação da equipe de vacinação. Além disso, no caso dos alunos, os pais são informados e recebem um termo de autorização para permitir a realização da vacinação de seus filhos.

Resultados

O projeto Minha Escola Nota 10 foi implementado a partir de julho de 2022 e o Minha Empresa Nota 10 a partir de janeiro de 2023. Atualmente, são 04 escolas e 02 empresas de médio/grande porte aderidas. Na primeira fase de vacinação nas escolas, foram aplicadas cerca de 310 doses, com maior número de doses aplicadas em crianças de 5 a 10 anos (152 doses), seguidos por 0 a 4 anos (85 doses). Comparado a média de doses de ações isoladas em anos anteriores nas escolas, houve um crescimento de 210% com a implantação do projeto. Na segunda fase, cerca de 149 doses foram aplicadas nos profissionais da educação, atingindo o calendário adulto de vacinação. Em relação ao projeto Minha Empresa nota 10, na sua primeira fase, pouco mais de 70 doses já foram aplicadas.

Conclusoes

A intersetorialidade tem se mostrado uma abordagem promissora e eficaz para a integração de ações, conhecimentos e esforços com o propósito de desenvolver objetivos compartilhados de intervenção, visando uma abordagem mais coordenada para enfrentar os problemas identificados. No contexto da imunização, democratizar o acesso a vacinação por meio de projetos que mobilizam equipes de saúde e profissionais de empresas públicas e privadas tem se demonstrado uma estratégia resolutiva no município. Os projetos aqui apresentados não têm apenas o aumento de coberturas vacinais como foco principal e objetivo central de ações que eram realizadas anteriormente de forma isolada, mas sim de quebrar barreiras existenciais no acesso e acessibilidade aos imunizantes, além de promover informações sobre a importância do ato de se vacinar, minimizando os efeitos da hesitação vacinal.

Banner