Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Imbaú

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

GINÁSTICA POSTURAL COMO TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS NAS UBSS DO IMBAÚ-PR.

Apresentação/Introdução:

O sistema Único de Saúde (SUS) tem implementado medidas para fortalecer a atenção básica à saúde em todas as regiões do país, pois ela é considerada a porta de entrada para o usuário (BRASIL, 2006ª BRASIL, 2006b). A intenção é que os serviços de saúde ampliem suas ações sobre o processo saúde-doença, melhorando as condições e a qualidade de vida da população. Pesquisas mostram que boa parte da população mundial apresentam dores em coluna principalmente em coluna lombar, e quando não tratadas tornar-se crônicas.(HRNSCHKE et.al, 2008). O que tornou a dor crônica um problema de saúde pública, cabendo ao SUS desenvolver ações na atenção básica meios de prevenção e tratamento a dor crônica, a fim de reduzir o quadro álgico e minimizar o impacto negativo que a dor crônica traz sobre a qualidade de vida das pessoas, além de diminuir os gastos públicos com consultas, exames e fármacos. A Prefeitura do Imbaú-PR implantou em outubro/2022 um Projeto de ginástica postural para os usuários das UBSs. Através de orientações sobre saúde, atividades físicas e dinâmicas motivacionais, procura reduzir as dores físicas, melhorar a funcionalidade, promover o bem estar emocional e qualidade de vida da população Imbauense.

Objetivos

- Melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, mediante a inserção de atividade física na rotina desses indivíduos - Promover o bem estar emocional e qualidade de vida às pessoas que apresentam dores musculoesqueléticas, especialmente na coluna vertebral - Executar e orientar exercícios e posturas adequadas nas atividades de vida diária.

Metodologia

Iniciamos a ginástica postural em outubro de 2022 em uma sala cedida pela Secretária do Esporte do Município de Imbaú. As aulas são realizadas três vezes por semana com duração de 45 minutos, sendo 2 turmas de 6 a 10 participantes. Atualmente estamos com 15 a 20 participantes. As aulas são ministradas pela Dra. Elize Cunha Borst , Fisioterapeuta do município de Imbaú. As aulas são planejadas baseando-se nas técnicas, de correção postural, como o iso-streetching, pilates, alongamento global, relaxamento corporal e auto massagem. Uma vez na semana aplicamos de dinâmica motivacional para descontração do grupo, considerando que a dor está relacionada com os fatores psicossociais. As aulas são ministradas em uma linguagem acessível e de fácil compreensão. Priorizamos um ambiente acolhedor e de integração durante as aulas, para que os participantes se sintam à vontade e interajam entre si, estimulando as trocas de experiências. Formamos um grupo de whatsapp para informações de dias e horários das aulas, com textos e frases motivacionais de qualidade de vida e auto estima.

Resultados

Considerando o início em outubro/2022, em março/2023 completamos 6 meses de projeto. Para avaliarmos os resultados do projeto do final de 2023, estamos aplicando uma pesquisa para levantar as seguintes informações: Identificação do participante Informações biométricas Inclusão da atividade física na rotina diária avaliação do dor avaliação de humor e avaliação da percepção subjetiva de esforço. O primeiro levantamento encerra em abril/23 e a segunda fase em Dezembro/23. Em março/2023 identificamos os seguintes resultados parciais: • Aumento de 167% na participação dos cidadão. Em outubro/22 eram em média 12 participantes e em março/23 são 26 participantes • Melhoria no humor e na integração entre os participantes • Os próprios participantes divulgam o projeto de ginástica postural para seus amigos e vizinhos e trazem novos integrantes para o grupo.

Conclusoes

Considerando o crescimento do Projeto de Ginástica Postural nos primeiros 6 meses de trabalho, concluímos que os benefícios para a população são percebidos desde as primeiras seções por profissionais e os cidadãos que frequentam as seções de ginástica e as UBSs. Os relatórios estatísticos da pesquisa que encerra em abril/23 nos darão estatísticas comprobatórias. Consideramos que este projeto é de fácil implementação e custo baixo. Foi aproveitado a infraestrutura da Secretaria de Esportes e disponibilizado 18h mensais de um profissional de fisioterapia para atender 2 turmas de 26 participantes. As seções de Ginástica Postural dão continuidade ao tratamento de fisioterapia de forma coletiva e contínua. O contato frequente com grupos da população permite melhor acompanhamento dos cidadão após as seções de fisioterapia, estendendo e mantendo os benefícios do tratamento tradicional. É notável a contribuição do Projeto de Ginástica Postural para a manutenção do bom humor dos participantes e consequentemente a diminuição da percepção subjetiva das dores crônicas.