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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Paraná

Cidade

Santo Antônio da Platina

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PERFIL COMPORTAMENTAL DO LÍDER NA GESTAO PUBLICA: FUNÇÃO CERTA

Apresentação/Introdução:

O PROJETO APLICADO NA SECRETARIA DE SAÚDE, TESTE DE PERFIL COMPORTAMENTAL NOS LÍDERES, ABORDA ASPECTOS AMPLO, FÉRTIL E AINDA POUCO EXPLORADO NO CAMPO DA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO ESSENCIALMENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA LIDERANÇA. O TESTE PERFIL COMPORTAMENTO É UM METODO DISPONIBILIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE PERMITE AO GESTOR IDENTIFICAR OS VALORES, AS COMPETENCIAS, OS ESTILOS DE LIDERANÇA DE CADA SERVIDOR. O CONJUNTO DOS TESTES DISPONIBILIZA O DNA DA EQUIPE, OU SEJA, IDENTIFICA O ESTILO DE LIDERANÇA PREDOMINANTE, AS COMPETENCIAS MAIS FORTES FORNECENDO DADOS PARA COMPREENDER MELHOR A CULTURA, O DESENVOLVIMENTO E O COMPORTAMENTO DA SUA EQUIPE. A NECESSIDADE DE DESENVOLVER ESSE TRABALHO SE DEU PORQUE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EXISTE UMA LIMITAÇÃO DO GESTOR PÚBLICO, NA DEMISSÃO E/OU SUBSTITUIÇÃO DE SERVIDOR, UMA VEZ QUE PARA OCUPAR OS CARGOS DE CHEFIAS DE SETORES FAZ JUZ OS SERVIDORES “ESTATUTÁRIOS” DENTRO DA SUA FUNÇÃO, SENDO NECESSÁRIO AO GESTOR, COM OS RECURSOS HUMANOS DISPONÍVEIS, ELABORAR ESTRATÉGIAS DE A CADA DIA PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA, PRIMANDO SEMPRE PELA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E NO INCENTIVO PROFISSIONAL COM O PROPOSITO DE REFLETIR NO ATENDIMENTO AO USUÁRIO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS, E A APLICAÇÃO DO TESTE CUMPRE COM ESSE PROPOSITO – NÃO DEMITIR MAS REMANEJAR E ENQUADRAR DENTRO DAS ATIVIDADES E FUNÇOES DE CADA CARGO.

Objetivos

COMUNICAÇÃO EFICAZ ENTRE A EQUIPE E A GESTÃO ESTRUTURAR AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A EQUIPE AUMENTO DE RESULTADOS DOS LIDERES COM SEUS LIDERADOS, REMANEJAMENTO DE SERVIDORES PARA FUNÇÃO CERTA, DESENVOLVIMENTO DOS LIDERES HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO.

Metodologia

FOI DESENVOLVIDA PRIMEIRAMENTE UMA ANÁLISE SOBRE OS PONTOS IMPORTANTES RELACIONADOS À SAÚDE PÚBLICA E À QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM CARGOS DE CHEFIA ANALISADA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS SERVIDORES COM RELAÇÃO À QUALIFICAÇÃO OFERECIDA E A IMPORTÂNCIA DESTA PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, ASSIM COMO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SERVIDORES PARA O EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES. PARA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO É NECESSÁRIO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA AQUISIÇÃO DOS TESTES, INDIVIDUAL A CADA SERVIDOR, E A DEVOLUTIVA DO MAPEAMENTO DA EQUIPE, VISANDO O RECONHECIMENTO POR PARTE DA EQUIPE DE CADA PERFIL E A MANEIRA COMO SE RELACIONAR. CADA UM RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO DO PERFIL COM OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM A GESTÃO PUBLICA NA ORGANIZAÇÃO, DIRECIONAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DAS ATRIBUIÇÕES DEFINIDAS PELA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA AOS LÍDERES.

Resultados

FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR NO DOCUMENTO EMITIDIDO (DNA SMS) QUE A EQUIPE DE SAÚDE DA SECRETARIA DE SAÚDE TEM COMO VALORES: CONHECIMENTO, HARMONIA E PREZAM MUITO PELO SOCIAL. UM ANO APÓS A REALIZAÇÃO DO PROJETO, REALIZADO UM FORMULARIO DE SATISFAÇÃO COM OS PARTICIPANTES DO PROJETO (21 SERVIDOR EM FUNÇÃO DE CHEFIA), DESTES 17 RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO TENDO COMO RESULTADO: 100% CONSEGUE IDENTIFICAR QUEM SÃO ELES 100% CONSEGUEM IDENTIFICAR OS INTEGRANTES DA SUA EQUIPE 88,20% CONSEGUEM DIMINUIR OS CONFLITOS ENTRE AS EQUIPES 94,1% DIRECIONA AS ATIVIDADES E TAREFAS DE ACORDO COM O PERFIL DO SEU LIDERADO COMO BENEFICIOS A POPULAÇÃO 47,1% APONTA QUE O PROJETO TROUXE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO, 17,6% AGILIDADE NO RETORNO, 11,8% MELHOR COMUNICAÇÃO E 23,5% PLANEJAMENTO 94,1% REFERE QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE EVOLUIU DE MANEIRA SATISFATÓRIA 94,1% TEM UTILIZADO A FERRAMENTA PARA EXTRAIS OS PONTOS FORTES E CONTRIBUIR COM A ORGANIZAÇÃO DO SETOR E NO QUESITO CONHECER O PERFIL DO SEU LÍDER QUAL O GANHO NA SUAS ATIVIDADES 47,1% RELATOU AGILIDADE NO PROCESSO DE TRABALHO.

Conclusoes

CADA LÍDER TEM TIDO BONS RESULTADOS PARA A GESTÃO E A SI MESMOS, POIS IDENTIFICAM “O QUE” A EQUIPE CONSEGUE PRODUZIR E “COMO” SE COMPORTAM EM DETERMINADOS AMBIENTES. QUANDO UM SERVIDOR DEIXA DE EXECUTAR SUAS ATRIBUIÇÕES DE FORMA NATURAL, TRAZ PREJUÍZO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – POIS COMEÇAM A DEPOSITAR MAIS ENERGIA EM ALGO ADAPTADO LEVANDO - OS A ENTREGA DE ATESTADOS, AFASTAMENTO PARA TRATAMENTO DE SAÚDE E OUTROS. ISSO TROUXE MAIOR CLAREZA NO QUE OFERTAR A ELES PARA QUE POSSAM TRABALHAR COM MAIS LEVEZA, COM COMPROMETIMENTO E À TRABALHAREM COM AS EQUIPES DELES MAIS ENGAJADOS. COM O MAPEAMENTO DO TIME, O GESTOR CONSEGUE IDENTIFICAR A MANEIRA COMO DELEGAR AS ATRIBUIÇÕES, A MANEIRA COMO SE FALA, COMO SE DETERMINA OS PRAZOS DE ENTREGA, RESPEITANDO O PERFIL DE CADA SERVIDOR E FACILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS CONFLITOS. NO ANO DE 2019 FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO PELO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E A 3ª CAUSA APONTADA NA PESQUISA FOI O “DESCASO DO SERVIDOR PÚBLICO” NO ATENDIMENTO PRESTADO, E É SABIDO QUE OS SERVIDORES PÚBLICOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVEM ESTABELECER VÍNCULO COM A POPULAÇÃO E PARA QUE ISSO SE FAÇA É NECESSÁRIO SABER COMO PROCEDER E DAR AS TRATATIVAS AO CIDADÃO.

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