Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Sapopema

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE SAPOPEMA

Apresentação/Introdução:

Em 2011, a nível nacional, foi instituída a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) trazendo novas normativas para a implantação de serviços não previstos anteriormente e com a proposta de inserção da lógica da atenção psicossocial em diversos pontos de atenção, além dos específicos de saúde mental, incluindo: atenção primária à saúde, atenção psicossocial especializada, atenção à urgência e emergência, atenção residencial de caráter transitório, atenção hospitalar, estratégias de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial. A manutenção da saúde mental se configura um grande desafio, visto que a mesma não se constitui apenas na ausência de doenças. Com um olhar mais abrangente podemos notar que é um processo multifatorial, constituído por vários atores, composto por vários cenários favoráveis e desfavoráveis, por isso muitas vezes a atenção em saúde mental vem sendo negligenciada devido sua complexidade de atuação. A Secretaria de Saúde de Sapopema evidenciando essa demanda crescente em seu território, planejou ações com a implantação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental para que o acolhimento, a estratificação de risco, o atendimento especializado e a manutenção do tratamento sejam realizadas, sempre em conjunto com a Atenção Primária que é a ordenadora do cuidado.

Objetivos

• Reorganizar o Processo de Trabalho da Atenção em Saúde Mental no município de Sapopema. • Realizar estratificação de risco em saúde mental • Ampliar o acesso à assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais mais prevalentes, como transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade • Prestar assistência multiprofissional às pessoas com transtornos mentais, bem como o seguimento do tratamento, ampliando o vínculo do usuário • Trabalhar de maneira integrada com outros pontos de atenção das redes do SUS • Estabelecer articulação com demais serviços do SUS e com o Sistema Único de Assistência Social e Educação, de forma a garantir direitos de cidadania, cuidado transdisciplinar e ação intersetorial • Manter a atuação em conjunto da APS, Atenção Hospitalar, Atenção Especializada em Saúde Mental • Organizar a contra referência do hospital municipal para APS, quando o paciente utilizar o serviço como porta de entrada.

Metodologia

Porta de entrada - Unidades de atenção primária à saúde de Sapopema. - Demandas identificadas pelos ACSs. Profissionais responsáveis - O acolhimento com estratificação de risco deverá ser realizado pelos enfermeiros da APS. - A regulação deverá ser realizada pela enfermeira coordenadora da APS. - O atendimento ao paciente será realizado por toda equipe da APS, Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental, NASF, Serviço Social entre outros setores que sejam necessários.

Resultados

Reorganização do atendimento em saúde mental no município de Sapopema Paraná, aumentando a qualidade e resolutividade dos serviços prestados aos usuários, bem como fortalecer o trabalho em rede da equipe multidisciplinar.

Conclusoes

A articulação e estratégia para assistência à saúde mental se configura um desafio para os serviços de saúde. A Secretaria de Saúde do município de Sapopema, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, implantou a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental para desenvolver ações em conjunto com a APS, visando alcançar melhores resultados no atendimento deste público. O protocolo de atendimento à Saúde Mental contribuirá de modo a fortalecer e reorganizar o modelo de assistência ao usuário, criando vínculos reais dos pacientes com todos os dispositivos e colaboradores intersetoriais.