Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

7

Estado

Paraná

Cidade

Rolândia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATÉGIAS AO CUIDADO MATERNO-INFANTIL HOSPITALAR INTEGRADO A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

Apresentação/Introdução:

A humanização no contexto hospitalar é uma temática bastante recorrente na atenção à saúde. Entende-se como ações coletivas, que envolvem trocas, conhecimentos multiprofissionais, que leve em conta os desejos de todos os atores envolvidos no processo: paciente, acompanhante, equipe e comunidade. Há um movimento preconizado pela Política Nacional de Humanização - PNH, adotado por gestores de grandes centros de referência, na promoção de ações de educação e formação das equipes para intervenções mais sensíveis a fim de tornar a hospitalização o mais aprazível possível para o usuário e sua família. O Hospital São Rafael (HSR), localizado ao Norte do Paraná, no município de Rolândia, é referência hospitalar para uma microrregião da 17ª Regional de Saúde do Pr, abrangendo uma população de aproximadamente 130.000 habitantes e atuando como um importante ponto de atenção na Rede Materno Infantil (RAMI) para partos em gestantes de risco habitual e intermediário. O HSR passou recentemente por uma intervenção administrativa e vem recuperando-se consistentemente, valendo-se em especial, de ações voltadas à atenção materno infantil. Tais ações surgiram no intuito de solucionar entre outros, problemas como a desinformação da comunidade e equipes de saúde sobre os serviços prestados pela maternidade do hospital, fragilidades nos fluxos da RAMI na microrregião e baixo índice de parto normal na instituição.

Objetivos

Geral Qualificar o atendimento materno-infantil no pré parto, parto e puerpério na microrregião de Rolândia Específicos Fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde da microrregião e HSR, favorecendo a sequencia dos fluxos de referência e contra referência da RAMI Vincular a gestante à sua referência assistencial, permitindo que esta tenha segurança e autonomia na escolha pela via de parto Ampliar o índice de parto normal do Hospital

Metodologia

O processo iniciou-se com reuniões entre a gestão do HSR e Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, que definiram agendas de Oficinas a serem realizadas na Maternidade pelas equipes do HSR para os profissionais da Rede Municipal de Saúde, em especial Agentes Comunitários e Equipe de enfermagem. Posteriormente o HSR implementou a visita guiada para gestante, que inicia com agendamento via planilha compartilhada com a APS, com vagas para as gestantes com idade gestacional maior que 36 semanas. A visita à maternidade, trata de normas e rotinas, além do conhecimento quanto parto normal e cesariana. Ao término, a gestante faz sua escolha da via de nascimento e caso deseje parto normal, a paciente é convidada a participar de uma consulta de enfermagem para elaboração do seu plano de parto. No atendimento são esclarecidas dúvidas quanto ao processo de trabalho de parto. Outra ação é a orientação de alta, que envolve todas as puérperas internadas em uma roda de conversa, e são sanadas as dúvidas quanto cuidado puerperal, cuidados com recém-nascido e aleitamento materno. O Hospital disponibiliza uma agenda de consultoria sobre aleitamento materno, incluído a laserterapia para as lesões mamilares, disponível duas vezes na semana. Como Forma de melhorar a comunicação entre as equipes da SMS e HSR, criou-se um grupo por meio de um aplicativo (WhatsApp) onde são trocadas informações sobre fluxos e dúvidas corriqueiras. Informações Oficiais, são realizadas via e-mail, por Ofício.

Resultados

As estratégias estão acontecendo desde julho de 2022 e já participaram da visita guiada 520 gestantes e, desde então, evidenciamos redução no número de gestante que chegam com desejo de cesariana, buscas diretas ou encaminhadas de prematuro e aumento do número de partos normais. Em julho de 2022 o hospital apresentava um percentual de 73% de partos cesárea, iniciando, desde agosto de 2022 a reduzir esse percentual. Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 houve a inversão das proporções da via de parto, onde 61% corresponderam a parto normal, obtendo, em março deste ano, o percentual de 72% dos partos nesta modalidade. Além disso, conseguiu-se após a implantação destas ações, melhor comunicação e integração entre o Hospital São Rafael e a Rede de Assistência à Saúde do município de Rolândia e os municípios da área de abrangência. Obteve-se ainda, por meio de relatos de experiência registrados das puérperas, uma boa avaliação e receptividade quanto às ações realizadas.

Conclusoes

Concluímos que o projeto está se mostrando de fundamental importância para a integração e melhoria na comunicação da rede de atenção à saúde do município de Rolândia e microrregião, relacionada a mulher no período gestacional, mas que repercute também na RAMI regional. Por meio da continuidade do projeto acredita-se no amadurecimento e expansão das ações, com ampliação da cobertura populacional de gestantes, crianças e puérperas. Tais ações estão repercutindo positivamente sobre a qualificação do atendimento materno-infantil no pré parto, parto e puerpério na microrregião em questão, que demonstram a importância da realização de projetos intersetoriais que envolvam uma rede colaborativa, como neste caso, entre a SMS de Rolândia e o Hospital São Rafael.