Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Paraná

Cidade

Novo Itacolomi

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE COM A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO TERRITÓRIO .

Apresentação/Introdução:

O Processo de Planejamento e Gestão no SUS , sempre configurou um enorme desafio para qualquer Gestor em Saúde, e não seria diferente em um município de pequeno porte, onde além das demandas diárias ainda precisa enfrentar outros desafios como a falta de equipe suficiente e devidamente treinada para atuar no processo de Gestão e Planejamento em Saúde no SUS. A Lei Complementar nº 141, trás que o planejamento em saúde deve acontecer de forma ascendente e estabelece diretrizes para o Planejamento em Saúde, trazendo a importância dos Instrumentos de Gestão do SUS, entre eles O Plano Municipal de Saúde, uma ferramenta importante, na compreensão de processos de saúde municipal com seus desafios e problemas a serem enfrentados. Pensando nestes pressupostos a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Itacolomi, na construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, criou estratégias para que o Planejamento realmente acontecesse de forma ascendente e principalmente de forma colaborativa e participativa realizando diagnostico situacional onde todos os Profissionais de Saúde que irão executar o Plano durante os próximos quatro anos pudessem de fato participar contribuir para sua elaboração. Um projeto antigo das gestões anteriores, se esbarravam em muitos desafios, a elaboração dos Instrumentos de gestão eram realizados de forma centralizada em poucas pessoas, para cumprir protocolos necessários, sem qualquer planejamento e os profissionais de saúde se quer conheciam tais instrumentos

Objetivos

Compreender a importância do Planejamento e Gestão em Saúde no SUS, descentralizando a elaboração do Plano Municipal de Saúde com a Instituição de processos de Planejamento sólidos que venham a contribuir para o fortalecimento do Planejamento e Gestão do Sistema de Saúde no município.

Metodologia

Para iniciarmos o processo, criou se uma equipe de Planejamento e Gestão na Secretaria Municipal de Saúde do município de Novo Itacolomi, esta equipe foi capacitada através do Pro Gestão um projeto da Universidade Estadual de Londrina - UEL em parceria com a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, para capacitar Equipes Gestoras nos municípios. A partir daí iniciou se o processo de Planejamento no município de Novo Itacolomi. Foram realizadas quatro oficinas com propostas de diretrizes estratégicas de acordo com as categorias profissionais e temas abordados, em cada oficina estavam presentes os membros das equipes de Planejamento que participaram do Progestão. No inicio de cada oficina os participantes eram incentivados a refletir sobre a importância do Planejamento em Saúde e também sobre a importância do seu papel quanto profissional de saúde na construção do Plano Municipal de Saúde, para estas oficinas foram convidadas também membros do Conselho Municipal de Saúde. Utilizou se como base de discussão o Plano municipal de Saúde anterior com diagnostico dos principais problemas e desafios enfrentados pela saúde municipal e desta forma se construiu as diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos.

Resultados

Desde gestões anteriores foram realizadas algumas ações pontuais para consolidação de uma equipe de Planejamento no município, no entanto com a pandemia houve muitos retrocessos e emergiu a necessidade de se Planejar Estrategicamente. O Projeto Pro Gestão veio de encontro a estes anseios possibilitando, formar e capacitar uma equipe gestora no município. Como resultado deste processo, consideramos que o planejamento de fato ocorreu na construção do Plano municipal de Saúde 2022-2005, onde profissionais de saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde, puderam compreender a importância de se planejar e se sentiram parte deste processo, contribuíram nas discussões e na elaboração do Plano Municipal de Saúde. Destacamos ainda a importância de que hoje todos os profissionais de Saúde, conhecem Os Instrumentos de Gestão e Planejamento do município e compreendem sua importância e contribuem para que de fato estas ações aconteçam no território .

Conclusoes

Desde a criação do Sistema Único de Saúde, podemos notar que houve uma discussão e avanços a cerca do Planejamento em Saúde. Planejar é um processo que se inicia com a definição de objetivos claros, para que então possam ser traçadas estratégias e planos detalhados para que possam ser alcançados. O sistema de Planejamento pressupõe que cada esfera de gestão, realize o seu planejamento, assim os municípios precisam se articular de forma a fortalecer e consolidar os objetivos e diretrizes do SUS, contemplando as , necessidades e realidades de saúde de cada região. A experiência da construção coletiva do Plano Municipal de Saúde com a participação dos profissionais de saúde trouxe estes pressupostos e pode contribuir para o fortalecimento do Planejamento e Gestão em Saúde no município. Neste processo foi fundamental o apoio do gestor atual, que contribuiu para que a equipe tivesse autonomia e também participou de todo o processo.