Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Maringá

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

INSTITUINDO TÉCNICA RESTAURADORA ATRAUMÁTICA NO TRATAMENTO DE CÁRIE DENTÁRIA EM ESCOLARES DE MARINGÁ

Apresentação/Introdução:

Maringá é a terceira maior cidade do Estado do Paraná em relação à população, tendo mais de 400 mil habitantes. A estrutura de saúde do município conta com 34 Unidades Básicas de Saúde e especificamente na Odontologia, conta com atendimento odontológico em todas as UBSs, em 90 cadeiras odontológicas, realizados por 109 cirurgiões dentistas da atenção primária. Durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19, o tratamento odontológico foi muito temido pela população devido aos riscos de contágio, e por isso, as necessidades da população ficaram reprimidas e somente o tratamento de urgência foi realizado. As crianças foram particularmente prejudicadas na aprendizagem escolar, além do avanço silencioso da cárie dentária, aumentando posteriormente a demanda nos serviços de saúde. Considerando este contexto pós isolamento social da pandemia de COVID-19 e a grande demanda reprimida, a partir de 2021, a Secretaria de Saúde de Maringá, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, desenvolveu ações intersetoriais para a prevenção de doenças bucais, para o tratamento clínico da cárie dentária utilizando a técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e para a promoção de saúde nas escolas, visando garantir o acesso aos serviços, a qualidade de vida, aprendizagem e saúde das crianças.

Objetivos

- Implantar a Técnica Restauradora Atraumática no tratamento da cárie dentária em escolares de Maringá - aumentar o acesso das crianças à atenção odontológica - estimular hábitos saudáveis de higiene bucal e de dieta - realizar o diagnóstico precoce e tratamento da cárie dentária no ambiente escolar por meio da integração ensino-serviço.

Metodologia

Foram realizadas atividades de promoção de saúde bucal em 64 Centros de Educação Infantil e 52 escolas do ensino fundamental do município de Maringá, que incluíram orientação, escovação supervisionada e atendimentos odontológicos em ambiente escolar. As atividades de orientação foram realizadas nas salas de aula, por cirurgiões-dentistas, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação, utilizando recursos simples como macromodelos e macro escovas e ocorreu na forma de palestras dialogadas. Os atendimentos clínicos individuais foram realizados em carteiras escolares com colchonetes onde as crianças eram deitadas, em salas cedidas pela direção da escola, com iluminação natural. As crianças iniciavam o atendimento após assinatura da autorização dos responsáveis. Foram realizados exames clínicos para diagnóstico precoce de doenças bucais, tratamentos de lesão de cárie dentária pela técnica do tratamento restaurador atraumático (ART), aplicação profissional de fluoreto, raspagem e exodontia de dentes decíduos. As escolas foram visitadas diariamente por uma equipe composta por cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, grupos de acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Resultados

No ano de 2022, foram visitados 64 Centros Municipais de Educação Infantil e 52 Escolas Municipais do Ensino Fundamental I. Mais de 28 mil crianças receberam orientações sobre a importância da manutenção da saúde bucal por meio da higiene bucal e controle da dieta, 1.095 palestras dialogadas foram realizadas, 1.383 dentes cariados foram tratados pela técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (tendo o custo de material de cada restauração no valor de R$ 2,86), 413 crianças com tártaro ou cálculo, tiveram seus dentes limpos e 602 crianças receberam aplicação de flúor profissional. Em 2022, verificou-se um aumento de 20% no número de atendimentos de urgência odontológica em crianças em relação a 2021 (2021:1890 e 2022: 2282). Este aumento foi ainda maior de 2020 a 2021, tendo um aumento de 49% das urgências. Da mesma forma, verificou-se que o número de exodontias de dentes permanentes em crianças aumentou de maneira marcante no ano de 2022. Em 2020, foram 4 dentes permanentes extraídos, em 2021, 13 e em 2022, 31. As consequências da falta de acesso ao tratamento odontológico, às informações e aos estímulos para a prevenção das doenças bucais provavelmente levaram ao aumento da cárie dentária nas crianças, verificadas em 2022 nas urgências e exodontias. Os resultados das ações coletivas de prevenção e promoção de saúde são colhidos a médio e longo prazos e este quadro epidemiológico pós isolamento social da pandemia poderá ser modificado ao longo do tempo.

Conclusoes

A experiência do município de Maringá foi exitosa, tendo atingido um grande número de crianças em idade escolar, que levaram para suas vidas e de suas famílias, experiências e informações do cuidado com a saúde bucal. As atividades propostas neste trabalho foram realizadas fora do ambiente clínico da Unidade Básica de Saúde e têm favorecido o diagnóstico precoce e tratamento da cárie dentária, visando a preservação do dente. As crianças sentiram-se mais seguras e à vontade por serem atendidas em seu ambiente rotineiro. A técnica do Tratamento Restaurador Atraumático foi bem aceita pelas crianças, é resolutiva e acessível, não necessitando de equipamentos ou materiais de alto custo como em consultórios odontológicos. As ações intersetoriais envolvendo as secretarias de saúde e educação, somada à parceria com a Universidade potencializaram os resultados sanitários, tendo em vista o impacto presente e futuro na saúde das crianças e de suas famílias, além de diminuir a busca por atendimento emergencial nas UBS, oportunizando assim um maior número de consultas eletivas à população em geral. A continuidade deste trabalho é necessário para construir pontes entre os serviços, a academia e a comunidade, fortalecendo as ações intersetoriais