Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Paraná

Cidade

Jardim Olinda

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ATUAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS COMORBIDADES DECORRENTES DA OBESIDADE.

Apresentação/Introdução:

A obesidade é uma doença crônica definida pela organização mundial de saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. A prevalência de obesidade tem aumentado de maneira epidêmica em todas as faixas etárias nas últimas quatro décadas e atualmente representa um grande problema de saúde pública no mundo. A obesidade está relacionada ao aumento de risco para outras comorbidades como: doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, hipertrigliceridemia entre outras doenças que causam a redução da qualidade e expectativa de vida. Considerando o aumento do número de pacientes obesos nos consultórios da unidade básica de saúde com queixa de dificuldade para perder peso, maus hábitos alimentares e sedentarismo, a equipe da atenção primaria a saúde implantou o Projeto + Amor - Peso.

Objetivos

O projeto + amor e - peso atende pacientes obesos, realizando atendimentos com o médico, enfermeira, psicólogo, nutricionista, educador físico e assistente social, todos empenhados para melhorar a qualidade de vida dos participantes do projeto, realizando ações conjuntas ou individuais no intuito de promover bons hábitos de alimentação saudável , estimular a pratica de atividade física, oferecer apoio psicológico resgatando a autoestima e o amor próprio, realizar o estudo social para identificação das fragilidades que interferem na qualidade de vida e oferecer acompanhamento com o médico para análise das condições de saúde com foco na prevenção de doenças oportunistas da obesidade. Os profissionais envolvidos observaram que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares estão relacionados a uma questão cultural, que precisa ser trabalhada para que os participantes sejam conscientizados que é possível ter qualidade de vida com a pratica de exercícios físicos e reeducação alimentar.

Metodologia

A seleção dos participantes ocorreu numa reunião aberta a todos os interessados, a onde foi esclarecido sobre o funcionamento do Projeto + Amor e - Peso e qual seria a metodologia adotada, e o grau comprometimento dos participantes com cada atividade desenvolvida. Foram selecionadas 21 pessoas, nas quais apresentaram o maior índice de massa corporal entre os inscritos. Também se levou em consideração o nível de disponibilidade e comprometimento entre os participantes em realizar as atividades do projeto. O projeto tem uma duração de 6 meses, e segue um cronograma elaborado pela equipe multidisciplinar que deve ser seguido rigorosamente pelos participantes. No 1º mês: os participantes foram submetidos a avaliação nutricional, psicológica, clínica e metabólica, controle dos sinais vitais, receberam visitas domiciliar da assistente social e participaram das atividades física supervisionada nas segundas, quartas e sextas feiras. No 2°, 3º e 4º mês: aconteceu a reavaliação com a equipe multidisciplinar, oficinas de alimentação saudável, atividade física supervisionada 3 vezes por semana, busca ativa dos faltosos. No 5º mês: passaram por avaliação medica, comparando os exames apresentados na 1° consulta com os exames atuais, reavaliação nutricional, oficinas motivacionais e troca de experiências entre os participantes. No 6º mês: encerramento do projeto, com apresentação dos resultados e premiação para os 03 participantes que apresentaram os melhores resultados.

Resultados

Os participantes que concluíram os 6 meses do projeto tiveram uma perca ponderal satisfatória, levando a redução IMC e consequentemente melhora nos resultados dos exames laboratoriais. Observou - se que os participantes do projeto também apresentaram diminuição nos níveis de colesterol, triglicerídeos e resistência insulínica, com redução dos níveis pressóricos e glicêmicos. É importante ressaltar que a família do participante também se beneficiou do projeto pois também aderiram a pratica das refeições saudáveis.

Conclusoes

O projeto atingiu seu objetivo principal, que era resgatar a autoestima dos participantes visando melhora na qualidade de vida com a pratica de exercícios físicos e a reeducação alimentar. O projeto foi fundamental para que os participantes adquirissem hábitos saudáveis com melhora significativa na saúde física e mental, provando que é possível prevenir doenças com uma simples mudança de comportamento. No decorrer do projeto foi criado um grupo de WhatsApp para a troca de experiências entre os participantes a onde era compartilhado as refeições e atividades físicas, isso resultou em motivação e auto confiança para os participantes. E mais uma vez o amor provou que é capaz de transformar pessoas, basta se permitir a fazer as escolhas certas.

Banner