Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Rondon

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO UM NOVO SENTIR – COMBATENDO O ESTRESSE E A ANSIEDADE ATRAVÉS DA AURICULOTERAPIA

Apresentação/Introdução:

Segundo o Ministério da Saúde a auriculoterapia compõe uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), nas últimas décadas, a sua utilização tem crescido devido a sua praticidade de aplicação, segurança e baixo custo. A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza a estimulação mecânica de zonas específicas do pavilhão auricular, uma vez que as orelhas tem pontos reflexos, que correspondem a todos os órgãos e funções corpóreas. Esses pontos quando estimulados, desencadeiam uma série de fenômenos no cérebro que auxiliam o processo de cura. É um recurso terapêutico, usado de forma isolada ou complementar a outros tratamentos, e se mostra eficaz no controle das alterações emocionais, promovendo assim uma melhora na qualidade de vida. Na atenção básica, contribuem para ampliação da clínica, podendo ser usada em atendimentos individuais e em atendimentos coletivos. O Projeto Um Novo Sentir, Combatendo o Estresse e a Ansiedade através da Auriculoterapia, foi realizado visando atender os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Rondon, uma vez que muitos destes profissionais estavam na linha de frente no enfrentamento da pandemia. E não tem sido raro nesses trabalhadores os relatos de depressão, ansiedade, insônia, angústia e até mesmo exaustão física e mental, em um contexto anterior à pandemia, sendo exacerbado por ela, assim a intervenção foi realizada focada na prevenção, promoção e fortalecimento da saúde desses profissionais.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Introduzir a prática da auriculoterapia na linha do cuidado dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Rondon. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Discutir a efetividade da auriculoterapia como uma estratégia de diminuição do estresse, da ansiedade e na melhora das alterações emocionais utilizar a auriculoterapia na otimização da saúde dos trabalhadores amenizar os problemas relacionados ou não ao trabalho promover bem estar físico e mental, proporcionando melhora na saúde e qualidade de vida dos profissionais que atuaram na linha de frente do enfrentamento à COVID-19.

Metodologia

O projeto constituiu de estudo quantitativo, de campo, descritivo, exploratório, do tipo antes e depois. Foi realizado no período de abril a julho de 2022, com um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Rondon. Foram atendidos 43 profissionais de diversos setores da secretaria, sendo que destes, 36 concluíram o tratamento, 06 desistiram devido à incompatibilidade de horário e 01 por estar gestante. A intervenção se constituiu de oito aplicações de auriculoterapia, distribuidas semanalmente, utilizando sementes de mostarda em 8 pontos definidos a partir de um protocolo criado pelas autoras, no intuito de diminuir o estresse e ansiedade, sendo eles: shen mem, fígado, coração, ansiedade, subcórtex, simpático, relaxamento muscular e rim. Foram aplicados três instrumentos para coleta de dados: ficha de anamnese, ficha de avaliação da evolução clínica, ficha de avaliação final, elaboradas pelas autoras. A coleta de dados ocorreu em três momentos. A primeira se deu, antes do início da intervenção (ficha de anamnese), a segunda durante a intervenção antes da quinta sessão (ficha de avaliação clínica) e a terceira após a última sessão (ficha de avaliação final).

Resultados

Na anamnese foram investigadas alterações físicas e emocionais vivenciadas pelos participantes, destacando o estresse, nervosismo, ansiedade, insônia, exaustão física e mental, desânimo, tristeza, depressão e dor muscular. Sendo o desânimo, exaustão física e mental e dor muscular relacionados ao ambiente de trabalho e as demais alterações ao âmbito pessoal/familiar. Também foi analisada a influência da pandemia na ansiedade, estresse, rotina em casa, no ambiente de trabalho e no lazer, sendo que 11% não relatam influência, 23% pouca influência, 33% influência moderada e 33% muita influência. Com relação ao estado emocional no contexto da pandemia, 22% disseram estar pior, 45% relataram estar igual e 33% sentem-se melhor. Após o início da prática da auriculoterapia, na avaliação realizada na quinta sessão observou-se que, 66% indicaram melhora significativa nas dores musculares, 64% na insônia, 60% no estresse, 59% no desânimo e 54% na ansiedade. No que se refere a saúde física e emocional 94% identificaram melhora e 83% observaram benefícios no ambiente de trabalho. Avaliação final consistiu de nota dada de 01 a 10 para a melhora percebida, tendo como resultado as seguintes notas: insônia 8.8, dor 8.4, saúde mental e ambiente de trabalho ambos com nota 8.0, estresse e ansiedade ambos com nota 7.9 e a satisfação dos participantes com a prática da auriculoterapia nota 8.8. Ainda tendo como resultados que, 91% continuariam a prática como tratamento e 100% a indicariam.

Conclusoes

Foi possível identificar que diante dos aspectos apresentados pelos investigados, o desânimo, a exaustão física e mental e as dores musculares estão relacionadas ao processo de trabalho, comprovando a importância e a necessidade do cuidado dos profissionais de saúde. Perante os referidos resultados, o uso da auriculoterapia teve sua efetividade demonstrada na melhora percebida das alterações emocionais, destacando a insônia, ansiedade, estresse, exaustão física e mental e desânimo, bem como os benefícios percebidos no desempenho de suas atividades no ambiente de trabalho. Percebeu-se também que a auriculoterapia sendo uma prática integrativa que teve aprovação de maioria maciça dos participantes, a torna uma prática relevante de terapia a ser aplicada em saúde pública, no âmbito da atenção primária em saúde. Além disso, a terapia tem potencial para contribuir no enfrentamento de situações físicas e emocionais nos profissionais que atuaram no combate à pandemia COVID-19. Portanto, com a introdução e permanência da prática em auriculoterapia, na linha de cuidado, pode-se promover saúde, prevenir agravos emocionais e melhor de qualidade de vida dos profissionais que atuam no setor da saúde do município de Rondon.

Banner