Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 13 - Sertaneja

Modalidade

1

Temática

8

Estado

Paraná

Cidade

Umuarama

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

O ACESSO À TERAPIA NUTRICIONAL E A PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.

Apresentação/Introdução:

Trata-se do Relato da Experiência vivenciada pelo Programa Municipal de Terapia Nutricional Ambulatorial e Domiciliar do Setor de Assistência em Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama/PR. O Programa Municipal de Terapia Nutricional Domiciliar tem como objetivo a promoção do direito humano à alimentação adequada, destinada aos pacientes com necessidades nutricionais especiais do Sistema Único de Saúde – SUS. O Programa atende e acompanha 460 (quatrocentos e sessenta) pacientes do Sistema Único de Saúde com necessidades nutricionais especiais, restritivas ou suplementares, em virtude de patologias específicas, tais como estresse metabólico, pacientes oncológicos, diabéticos, renais, desnutridos, com carência nutricional ou alguma condição de saúde que impossibilita a alimentação via oral. Para efetivação da promoção supracitada, no período de Março/2022 a Março/2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama investiu R$ 1.965.542,29 em recursos exclusivamente municipais, e ainda, realizou a lotação de nutricionista, assistente social, psicóloga e assistentes administrativos exclusivos para o Programa. Visando a gestão eficaz e eficiente a equipe técnica de referência do Programa Municipal de Terapia Nutricional Domiciliar e Ambulatorial desenvolveu Protocolos de Dispensação de Dietas Enterais Industrializadas, Suplementos e Fórmulas Infantis, sendo estes, ferramentas essenciais para regulação e equidade na dispensação dos insumos.

Objetivos

Garantir o acesso integral dos pacientes SUS com necessidades alimentares especiais, sejam elas restritivas ou suplementares, promovendo o Direito Humano à Alimentação Adequada.

Metodologia

Para a promoção do acesso integral dos pacientes SUS com necessidades nutricionais especiais, sejam elas restritivas ou suplementares, o Setor de Assistência em Saúde, através da Secretaria de Saúde de Umuarama/PR, implantou e estruturou em 2022 o Programa Municipal de Terapia Nutricional Ambulatorial e Domiciliar. Para gestão eficaz do Programa, foi realizada a reorganização dos processos de trabalho do Setor com a estruturação de uma equipe multidisciplinar para o apoio matricial e o acompanhamento continuado dos pacientes. A equipe multidisciplinar conta com profissional de nutrição, de psicologia e de serviço social. Esta equipe realiza o apoio e o acompanhamento através da elaboração do Plano de Atendimento Individual (PAI) e do Projeto Terapêutico Singular (PTS). O PAI é construído pela equipe multidisciplinar do Setor de Assistência em Saúde em conjunto o paciente e seus familiares. Nele constam estratégias, planos, ações que norteiam e viabilizam o tratamento de saúde, seja ele ambulatorial ou domiciliar. Já no PTS constam as estratégias elaboradas em conjunto com equipes da ESF, sendo ferramenta essencial de cogestão e compartilhamento do cuidado ao paciente. A reorganização dos processos de trabalho contou ainda com o desenvolvimento de Fluxos e de Protocolos de Dispensação de Dietas Enterais Industrializadas, Suplementos e Fórmulas Infantis e com a ampliação de recursos financeiros, com investimento de R$ 1.965.542,29 nos primeiros 12 meses de execução do Programa

Resultados

O Programa Municipal de Terapia Nutricional Domiciliar e Ambulatorial estruturado pelo Setor de Assistência em Saúde, através da Secretaria de Saúde de Umuarama, proporciona a atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS), através do cuidado aos pacientes que apresentam necessidades nutricionais especiais. Os pacientes acompanhados pelo Programa tem a garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável, seguindo o estabelecido pela Politica Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN. Outro ponto a ser destacado, é que o Programa possibilita a preservação e recuperação do estado nutricional do paciente em seu domicílio, sem a ruptura dos laços/vínculos familiares. A equipe multidisciplinar do Programa elabora estratégias para garantia do convívio familiar, considerando o cenário singular e particular vivenciado pelo paciente. Estas estratégias proporcionam tratamento e recuperação exitosa, e ainda qualidade de vida, saúde e bem-estar. Será elaborada no decorrer de 2023 cartilha a ser distribuída às equipes da Atenção Básica com objetivo de fortalecimento, garantindo assim equipes treinadas e capacitadas no manejo e atenção da terapia nutricional domiciliar.

Conclusoes

Diante do Relato da Experiência vivenciada pelo Programa Municipal de Terapia Nutricional Domiciliar e Ambulatorial do município de Umuarama/PR, pode-se concluir que garantir Terapia Nutricional através do Sistema Único de Saúde – SUS é de extrema relevância para a recuperação do estado nutricional e de saúde do paciente. Conclui-se ainda a essencialidade do acompanhamento da equipe multidisciplinar, através da estruturação do Plano de Atendimento Individual (PAI) e do Projeto Terapêutico Singular (PTS) em conjunto com as equipes ESF, isto porque, considerar o cenário familiar, social e comunitário vivenciado pelos pacientes, suas singularidades e particularidades, possibilita um tratamento com a produção de vínculo, de autonomia e de acolhimento, e, consequentemente, o bem-estar biopsicossocial. Por fim, há de se destacar importância da ampliação do investimento financeiro municipal para a vasta e expressiva aquisição de insumos, possibilitando o Acesso e a Promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada de forma humanizada e integral.