Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

8

Estado

Paraná

Cidade

Campo Mourão

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AMPARA - CENTRO ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO A PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Apresentação/Introdução:

Em razão do importante aumento de casos de pessoas com transtorno de espectro autista, o município de Campo Mourão implantou em abril de 2022 o serviço especializado de atendimento a pessoa com TEA e suas famílias, cuja proposta é a de oferecer terapias especializadas, retaguarda assistencial e suporte técnico, através de atendimentos semanais personalizados e nas diversas áreas de atuação como fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional, psicopedagogia, nutrição, assistência social e pediatria. Visa ainda qualificar as famílias, construindo uma rede de apoio a fim de que ela possa lidar com as especificidades do autismo e suas necessidades diárias, fortalecendo os vínculos e contribuindo para seu protagonismo no atendimento.

Objetivos

Prestar atendimento à pessoa com TEA, possibilitando o seu desenvolvimento pessoal e a sua inclusão social com atendimento integrado e qualificado, horizontalizando saberes e experiências.

Metodologia

O AMPARA é um Serviço de Saúde Pública Municipal Especializado que compõe o SUS no município. Mantido com recursos próprios se destina ao atendimento de pessoas diagnosticadas com TEA e realiza avaliação de pessoas com suspeita do transtorno. O serviço recebe encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde e Secretaria Municipal de Educação (porta de entrada). Entretanto é aberto à comunidade para orientações e acolhimento de famílias que vivenciem situações relevantes relacionadas ao TEA e necessitem de escuta especializada emergencial. Os atendimentos no AMPARA são individuais, em pequenos grupos, grupo de famílias (oficinas) e visitas domiciliares. São ofertados atendimentos nas áreas: psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicomotricidade, serviço social e medicina. Grande parte dos atendimentos tem como principio práticas baseadas na análise do comportamento. Após avaliação do paciente e discussão de caso, são elaboradas propostas de atendimento personalizadas, baseadas nos objetivos da família e do paciente, bem como nível de suporte. O número de terapias poderá variar de 1 a 5 simultaneamente. Os atendimentos individuais e em pequenos grupos têm periodicidade semanal, com duração de 45 minutos. As oficinas de famílias ocorrem mensalmente e tem duração de 1h30 e são realizados por membros da equipe que abordam temas relacionados ao TEA, visando qualificar as famílias quanto ao manejo do transtorno no ambiente familiar.

Resultados

Em um ano de funcionamento, o serviço cadastrou 190 famílias, das quais 87 encontram-se em atendimento e destes 38 em processo de avaliação diagnostica 95 encontram-se em acompanhamento médico, somando um total de 805 atendimentos, com média mensal de 268,3. No final do ano de 2022 realizou-se pesquisa de safistação com as famílias em atendimento através de questionário anônimo, por meio do Google forms, sendo que entre as famílias em atendimento que responderam a pesquisa, 100% afirmaram estar safisfeitos com o serviço e avaliaram a evolução do paciente como significativa, adquirindo habilidades, superando/suprimindo comportamentos inadequados e tendo a convivencia familiar e social fortalecida, alcançando maior funcionalidade e qualidade de vida.

Conclusoes

Outro aspecto identificado trata-se da empregabilidade de pais e responsáveis, considerando a dificuldade de acessar o BPC – Beneficio de prestação Continuada e a disponibilidade para trabalhos formais. Diante deste óbice que afeta diretamente a manutenção da família, passou-se a trabalhar temas voltados para o empreendedorismo com a criação de murais atualizados de oportunidades de emprego, cursos gratuitos e divulgações de trabalhos indiretos já realizados pelos pais. Soluções simples, mas que geram resultados positivos.

Banner