Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

4

Estado

Paraná

Cidade

Corbélia

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ESTRATIFICAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA/PR

Apresentação/Introdução:

Em relação aos aspetos do Sistema Único de Saúde (SUS), o sistema de saúde do município de Corbélia-PR é constituído por cinco UBS, Centro de Atenção Psicossocial, Centro Multiprofissional, Pronto Atendimento Municipal, Centro de Especialidades, sete Equipes de Estratégia Saúde da Família e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), totalizando 311 trabalhadores. A vulnerabilidade e a instabilidade emocional desencadeada ou amplificada pela pandemia COVID-19, provocou impactos na saúde mental da população em geral, sendo que os profissionais de saúde foram os mais afetados, impactando negativamente na saúde mental e física desta população. Tais agravamentos são percebidos de forma mais ampla vinculado aos trabalhadores na linha de frente assistencial, elevando o aumento dos adoecimentos emocionais e de transtornos mentais, por vezes necessitando intervenções de saúde mental, percebendo que alguns trabalhadores de saúde sofreram impactos psicológicos gravíssimos. Dessa forma, se faz necessária a adoção de medidas para preservar a saúde mental dos funcionários, por parte da gestão, dada a necessidade de promover o fluxo adequado para o atendimento da saúde mental aos trabalhadores nas diferentes áreas de atuação, realizando os encaminhamentos necessários, seja o acompanhamento nas oficinas de apoio até ao atendimento psicológico e ou psiquiátrico individual, quando necessário.

Objetivos

Visa implementar e consolidar a constituição do fluxo do atendimento em saúde mental, e o manejo das principais situações de adoecimento e transtornos mentais relacionados ao trabalho, no âmbito da Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental do Trabalhador do SUS no município de Corbélia/PR. Desenvolvendo ferramentas para o diagnóstico e o manejo das principais situações de adoecimento e transtornos mentais relacionados ao trabalho da saúde, visto a necessidade de realizar o cuidado desta população específica.

Metodologia

Foi promovida a estratificação de risco como estratégia empregada na identificação e reconhecimento das demandas de saúde dos usuários e trabalhadores da saúde pública, no caso, da Atenção Básica e da SMSA, visando identificar as necessidades de saúde dos usuários da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com o objetivo de apoiar o cuidado compartilhado com os profissionais de referência, e medir o impacto das condições de saúde mental, levando em consideração que os usuários, em uma situação de saúde semelhante, podem demandar de diversos níveis de atenção no que diz respeito à saúde mental, variando conforme duração da condição, a urgência de intervenção, o escopo dos serviços requeridos e a capacidade do auto cuidado. Os trabalhadores foram encaminhados pelo setor de recursos humanos da SMSA para realização de estratificação de saúde mental no Centro de Especialidades, em que são realizados os atendimentos e acompanhamentos individualizados. Os trabalhadores foram classificados em: baixo risco médio risco e alto risco. Na primeira direciona-se ao acompanhamento médico ou às oficinas e grupos. No médio risco, o trabalhador é conduzido ao atendimento psicológico e psiquiátrico. Já o alto risco, promove-se o atendimento psicológico individual, o acompanhamento psiquiátrico e, se necessário, também direcionado às oficinas e grupos. As oficinas e ações coletivas acontecem nos espaços de desenvolvimento dos serviços de acordo como mapa municipal e organização da rede de saúde.

Resultados

A implementação do fluxo em atenção à saúde mental do trabalhador possibilitou celeridade e eficácia no atendimento, considerando-se que a estratificação permitiu direcionar adequadamente o trabalhador para atendimentos de saúde mental, oficinas e ações coletivas que aconteceram nos espaços em que são desenvolvidos os serviços, isso de acordo com o mapa municipal e a organização da rede, ocasionando a supressão das demandas. Com a estratificação de risco, possibilitou-se realizar a qualificação do compartilhamento da atenção aos diversos fatores da rede de saúde mental do referido município, disponibilizando teor clínico para o acesso dos usuários associado a atenção de suas demandas de saúde mental. A implantação do serviço de atenção à saúde mental do trabalhador permitiu a construção de um programa inovador dentro das ações do SUS pois, promover a saúde mental do trabalhador permite uma melhora no clima organizacional, otimizando e integrando as equipes. Além disso, ao se sentirem mais satisfeitos com seu trabalho, os trabalhadores desempenham melhor suas funções, aumentando a produtividade, com índices menores de rotatividade e absentismo. O que estabelece a estratificação como ferramenta de construção e realização de um processo de trabalho eficaz.

Conclusoes

Os transtornos mentais têm grande impacto sobre a saúde dos trabalhadores de saúde, levando a incapacidades e a prejuízos ao processo de trabalho e de qualidade de vida. Neste ponto, destaca-se a importância da atuação da Rede de Saúde Pública, no sentido de propiciar atendimentos de saúde mental ao trabalhador. Neste contexto, considera-se que a assistência em saúde mental gera, por meio do fluxo de saúde mental do trabalhador em questão, os encaminhamentos e resultados esperados, propiciando a ampliação e atenção às demandas de saúde mental do trabalhador. As ações devolvidas obtiveram sucesso para amparar a ampliação de políticas de promoção e proteção à saúde do trabalhador. A construção do fluxo de atendimento em saúde mental do trabalhador possibilitou a inclusão das ferramentas no diagnóstico por meio da estratificação de saúde mental, bem como o manejo das principais situações de adoecimento e transtornos mentais relacionadas ao trabalho, na Rede Municipal de Saúde do SUS no município de Corbélia/PR.

Banner