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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

8

Estado

Paraná

Cidade

Capanema

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AMBULATÓRIO NASF DE SAÚDE MENTAL INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM CAPANEMA-PR

Apresentação/Introdução:

A saúde mental é um tema que tem se tornado pauta cada vez maior na sociedade. Nesse sentido, é muito importante destacar os cuidados com a infância, já que é um momento no qual o indivíduo está em um complexo processo de construção física, identitária e mental. Sob essa perspectiva, convém analisar o crescente número de disfunções neurológicas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo e Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade (TDAH/TDAHI) e outras situações que envolvem aspectos comportamentais. Torna-se necessário, assim discorrer sobre a necessidade de apoio psicológico para essas crianças (com treze anos incompletos, atendidas neste serviço), bem como orientações acerca do manejo adequado para pais, cuidadores e profissionais de educação na busca de autonomia, independência e redução do sofrimento mental.

Objetivos

Objetivo Geral: Promover serviço de habilitação, reabilitação, orientação e intervenção para as crianças de zero a treze anos incompletos que necessitem de atendimento psicológico clínico no município de Capanema. Objetivos específicos: Acolher, compreender e ajudar nos processos de vida dessas crianças, de modo a torna-las mais atuantes, independentes e autônomas em sua vida diária. Orientar os pais e responsáveis sobre os cuidados, manejo comportamental e fatores ambientais potencialmente nocivos para garantia de qualidade, conforto, segurança e estabilidade emocional. Orientar professores acerca de possíveis e necessárias adaptações, manejo comportamental no ambiente educacional e outras intervenções necessárias. Desenvolver em parceria com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município ações de promoção, prevenção e discussão de casos a fim de garantir maior resolutividade, proteção e segurança.

Metodologia

Os atendimentos são realizados no Posto de Saúde Central com as psicólogas Vanessa Ferrari, Samara Strassburg e Dandara Spies, as quais desenvolvem o acompanhamento. Os agendamentos são realizados tendo previsão para três meses, com dia da semana e horário fixos a fim e acordados com o responsável, a fim de garantir maior comodidade e rotina tanto aos responsáveis quanto à criança. Além disso, pelo Whatsapp temos um canal de comunicação para que os pais possam destacar suas angústias, extrair dúvidas gerais pertinentes, informar faltas e também reagendar atendimentos. As psicólogas também dispõe de momento específico para conversar com os pais, orientando-os acerca de manejos necessários, condutas assertivas e comunicação não violenta. Professores e outros setores também participam com frequência de reuniões para a discussão de casos e definir condutas comuns na condução de algumas situações mais complexas.

Resultados

Observa-se como resultado o aumento de crianças que recebem alta no ambulatório infantil em saúde mental, assim como qualitativamente uma melhora geral na autonomia e independência para que as mesmas possam colocar em prática o que é aprendido no ambulatório. Em relação aos pais também observamos, da maior parte, grande engajamento nos processos, preocupação e adoção de melhores condutas. As faltas não justificadas também são, quando muito frequentes, informadas ao Conselho Tutelar para que realizem busca ativa, já que a saúde é um direito dessas crianças, evidenciando assim que a organização do agendamento é funcional em relação ao monitoramento da assiduidade ao acompanhamento. A abertura e aproximação da equipe de saúde permite a construção de um vínculo entre família, profissionais da saúde, escola e outros setores, o que forma uma rede complexa de apoio para que essa criança possa crescer e desenvolver com qualidade de vida.

Conclusoes

Evidencia-se que este trabalho é fundamental, já que na primeira infância é o momento no qual ocorrem diversas mudanças físicas, sociais e psicológicas, na qual a ação da profissional psicóloga torna-se fundamental para a garantia de um indivíduo com saúde. O apoio aos responsáveis e escola também evidencia a necessidade de nos preocuparmos como serviços públicos e Estado em avaliar e desenvolver continuamente ações que garantam o bom desenvolvimento neuropsicossocial de nossas crianças.

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