Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Pérola d'Oeste

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROGRAMA NASCER E CRESCER FELIZ: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL NA REDE MATERNO-INFANTIL

Apresentação/Introdução:

O Programa Nascer e Crescer Feliz foi desenvolvido em 2007, na Secretaria Municipal de Saúde de Pérola D'Oeste - PR, com base no Programa de Humanizacão do Pré-Natal e Nascimento (PHPN) instituído em 01/06/2000 e com objetivo de organizar o fluxo de atendimentos prestados na Atencão Básica, para gestantes, parceiros e crianças até 2 anos de idade. O atendimento multiprofissional traz ao Programa o diferencial diante dos desafios encontrados na atencão básica. 15 anos após a criação do Nascer e Crescer Feliz e com a chegada do novo modelo de financiamento da Atencão Básica, o Previne Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde revisou os requisitos do Programa, com objetivo de unificar as metas a serem alcançadas pela equipe e otimizar os serviços prestados diante dos novos desafios que surgiram nesse tempo, com base na Política Nacional de Atencão Primária (2017). A motivação para demonstrar esse trabalho surge a partir da originalidade do Programa, que há 15 anos atrás trouxe uma nova abordagem no atendimento da Atencão Básica de nosso município e que serviu de exemplo para vários municípios da região. Outro fator que faz com o que o Programa Nascer e Crescer Feliz se destaque é a abordagem multidisciplinar, com atendimentos nas áreas de enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e setores administrativos como sistema de informação e agendamento, trazendo para a gestante, pai/parceiro e bebê a garantia de um atendimento completo.

Objetivos

Como objetivo geral, reduzir e/ou manter em zero o índice de mortalidade materno-infantil, por meio de uma assistência humanizada e de qualidade as gestantes, bebês e pais/parceiros. Como objetivos específicos estão: Aprimorar o atendimento as gestantes, parceiros e crianças através de um atendimento multidisciplinar, realizar os atendimentos, conforme instituido nos indicadores de desempenho números I, II, III e V, do Previne Brasil, instituído conforme Portaria nº 2.979/2019 e atualizados respectivamente pelas Notas Técnicas 13, 14, 15 e 17/2022 (SAPS/MS), realizar 01 atendimento por trimestre em nutrição e psicologia, realizar acompanhamento com a fisioterapia no último trimestre de gestação, como estratégia de preparação para o parto, realizar atendimentos para o pai/parceiro conforme estratégia de Pré-Natal do Parceiro do MS e realizar puericultura mensal até os 02 anos de idade para as crianças participantes do Programa Nascer e Crescer Feliz.

Metodologia

O Programa Nascer e Crescer Feliz conta com uma equipe de abordagem multidisciplinar, composta por ACS, enfermeiros, médicos (obstetra, pediatra e clínico), psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista, com objetivo de identificar e acolher as gestantes do município, desde o 1º contato. Dentro do Programa, são ofertados exames (conforme critérios da Linha de Cuidado Materno-Infantil do Paraná), consultas médicas e de enfermagem conforme critérios dos indicadores de desempenho do Previne Brasil, modelo de financiamento da Atenção Primária, atendimentos trimestrais com nutricionista e psicóloga, afim de acompanhar a gestação do ponto de vista nutricional (alimentação saudável, amamentação, cuidados com baixo peso, suplementação, sobre peso, etc) e psicológico (saúde mental na gravidez, mudanças que a gravidez causa, puerpério, etc) e acompanhamento com fisioterapeutas, em grupo, no último trimestre, a fim de orientar sobre a preparação para o parto, com objetivo de aumentar adesão ao parto normal. O pai/parceiro também é acompanhado, realizando testes rápidos e consultas de enfermagem e psicológicas. O Programa conta com quarto exclusivo no Hospital de referência e ensaio fotográfico, para a gestante e parceiro que cumprirem os critérios de acompanhamento estabelecidos. Após o nascimento do bebê é entregue um kit básico na consulta de puerpério e a criança segue acompanhada pela equipe de puericultura até os dois (02) anos de idade.

Resultados

Dentre os resultados do Program Nascer e Crescer Feliz, desde sua criação em 2007 até dos dias atuais, está a participação de cerca de 90% das gestantes do município, o que trouxe resultados significativos, como redução de mortalidade infantil, que nos últimos 03 anos, estiveram com índices zerados. Também nos últimos 05 anos, mantemos zerados os índices de sífilis congênita em crianças, óbito materno e casos de AIDS em crianças. (Dados de resultados da Pactuação de Indicadores do Estado do Paraná.). Outros resultados também aparecem diariamente, como a adesão de mulheres ao Programa, relatando se sentirem seguras e confiantes em estar realizando o pré-natal no SUS do município.

Conclusoes

O Programa Nascer e Crescer Feliz trouxe para o município de Pérola D'Oeste novas perspectivas de um atendimento humanizado na rede materno-infantil do SUS. Desde a sua criação lá em 2007 até os dias atuais, têm enfrentados dificuldades, tendo que recorrer a busca ativa de gestantes e crianças, mas também têm obtido resultados satisfatórios para toda equipe e para as mulheres que estão vivenciando o ciclo gavídico-puerperal, pais/parceiros e também o bem estar das crianças, mantendo os princípios do SUS, de Universalidade, Integralidade e Equidade. É um diferencial em nosso atendimento pois oferece um cuidado humanizado que fundamenta-se no respeito e valorização da pessoa humana, visando à transformação da cultura por meio da construção coletiva e de métodos e compromissos que levem a um melhoramento das as ações e metas de atenção à saúde e aumente a qualidade do serviço de gestão dos serviços. (Rios, 2009).