Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

9

Estado

Paraná

Cidade

Paula Freitas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO NO SINAN DOS CASOS DE CÂNCER RELACIONADOS AO TRABALHO PAULA FREITAS - PR

Apresentação/Introdução:

O Município de Paula Freitas localiza-se na região sul do Estado do Paraná, população de pouco mais de seis mil habitantes e está atento para a notificação de agravos relacionados a saúde do trabalhador. A notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é compulsória e obrigatória para profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art. 8º da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975. O câncer associado à exposição do trabalhador a agentes cancerígenos presentes nos processos e ambientes de trabalho. Atualmente, a exposição ocupacional é a principal forma de exposição a mais de metade dos produtos químicos no ambiente, classificados como cancerígenos para os seres humanos, é um agravo de notificação compulsória desde 2004, o Brasil é o único país no mundo a tornar a notificação desse tipo de câncer obrigatória, porém, os serviços de saúde ainda encontram dificuldades em incorporar essa prática em suas rotinas de trabalho.

Objetivos

Sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância da Notificação no SINAN dos casos de Câncer relacionados ao trabalho.

Metodologia

Após a capacitação realizada pela 6ª Regional de Saúde no ano de 2020 para sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância das doenças relacionadas ao trabalho, entre elas o Câncer Relacionado ao Trabalho, foi escolhido como prioritário para a região o câncer de pele para iniciar as notificações, em virtude do grande número de trabalhadores rurais no município de Paula Freitas. A captação dos casos de câncer foi feita por meio das visitas domiciliares e dos pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, a princípio, a técnica de enfermagem Roselei detecta os casos e juntamente com a enfermeira Flavia estabelecem um nexo causal da possível relação com o trabalho e a ficha é inserida no SINAN.

Resultados

O município Paula Freitas, que até então não havia notificado nenhum caso de câncer relacionado ao trabalho, já apresenta 13 casos no período de 2020 a abril/2023, sendo 10 (dez) câncer de pele e 3 (três) câncer de bexiga. Em dezembro de 2022 o município foi convidado pela SESA para apresentar sua experiência exitosa no II Seminário de Câncer Relacionado ao trabalho promovido pelo INCA e SESA - PR, visto que um munícipio de porte pequeno conseguiu se atentar para a situação, o que não ocorre em grande parte dos municípios do Paraná e do Brasil. Após a participação no simpósio o município passou a notificar também câncer de bexiga relacionado ao trabalho que está diretamente ligado ao trabalho como pintor, devido ao contato aminas aromáticas e benzeno. O INCA realizou um vídeo educativo para disponibilizar na mídia, contando a experiência exitosa de Paula Freitas. A equipe desenvolve constantes capacitações e conversas com as equipes de atenção básica para sensibilizar para o tema e assim diminuir as subnotificações

Conclusoes

O trabalho realizado por Paula Freitas mostrou como é possível iniciar um fluxo de notificação dos casos de câncer relacionado ao trabalho, contribuindo assim para mudar o cenário de subnotificação dessa doença no Brasil e com isso promover políticas públicas mais eficazes para prevenção deste agravo que vem ceifando vidas dos trabalhadores

Banner