Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Laranjeiras do Sul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CORAÇÃO FELIZ - PROMOÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADE FÍSICA NA APS EM LARANJEIRAS DO SUL

Apresentação/Introdução:

O perfil epidemiológico da população brasileira mudou ao longo do último século, havendo um aumento do excesso de peso corporal e da morbidade e mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prática de atividade física regular reduz o risco de mortes prematuras, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, câncer e diabetes. Entretanto, mesmo com o crescimento do número de informações, publicações científicas e consensos em atividade física, o sedentarismo permanece alto e demonstra que a adoção do estilo de vida ativo, embora benéfica, pode ser difícil de ser realizada.

Objetivos

Promover e facilitar o acesso à prática regular de atividade física, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Metodologia

O Projeto Coração Feliz foi implantado e desenvolvido desde o ano de 2009 pela Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul. Atualmente, são sete grupos distribuídos pelos bairros da cidade, voltados a adolescentes, adultos e idosos. Em todos os grupos são realizadas ações de vigilância alimentar e nutricional, combate ao tabagismo, saúde mental, entre outros. Esses grupos são coordenados pelos profissionais de educação física da equipe multiprofissional e acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família, acontecendo de 2 a 3 vezes por semana.

Resultados

Ao longo do ano de 2017, foi registrada a realização de 563 atividades do projeto com um total de 9.285 participações. 2018 e 2019 tiveram 386 e 477 atividades desenvolvidas com 16.412 e 15.289 participações, respectivamente. Em 2020 e 2021, devido a pandemia, foram 80 atividades realizadas com 2.450 participações. No ano de 2022 os grupos retornaram, sendo realizadas 491 atividades com 12.457 participações. No ano corrente já somamos 132 atividades e 5.018 participações. Em 2022 foi incluído no Coração Feliz o projeto “Turismo na Melhor Idade” com objetivo de levar os participantes assíduos a conhecer pontos turísticos do Paraná, visando a socialização e a saúde mental de todos. A primeira viagem foi para as Cataratas em Foz do Iguaçu, onde aproximadamente 240 participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das maravilhas da natureza, acompanhados por profissionais da Secretaria de Saúde.

Conclusoes

Os benefícios físicos e mentais da atividade física são amplamente comprovados, dessa forma, fica evidente a importância terapêutica e preventiva da atividade física assim como dos aspectos dietéticos e psicológicos nos programas desenvolvidos pela Atenção Básica na comunidade. Oferecer o serviço e facilitar o acesso é parte importante do processo.