Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

9

Estado

Paraná

Cidade

Pitanga

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROJETO "PITANGA SUSTENTÁVEL – VOLTA AS AULAS SEM DENGUE" NO CONTROLE DE ARBOVIROSES

Apresentação/Introdução:

O controle da proliferação do Aedes Aegypti é um desafio diário nas ações da equipe de endemias, com histórico de índice de infestação acima de 1% em todo o município, isso decorrente do acumulo de materiais que servem como criadouros dos mosquitos no entorno das residências, e em suma maioria dos casos, esses sendo em sua maioria Pequenos depósitos móveis, e Lixo (recipientes plásticos, latas) sucatas, entulhos. Frente a essa dificuldade, e ineficácia dos arrastões para coleta destes resíduos, optou-se pela estratégia de educação em saúde para as crianças e incentivando à reciclagem e redução de acúmulo de lixo no entorno das residências, por meio da implantação deste projeto, que troca materiais recicláveis por material escolar.

Objetivos

Tem como principal objetivo a redução do índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, além de Ampliar a educação em saúde para combate ao mosquito Aedes Aegypti. Incentivar a reciclagem de resíduos sólidos Incentivar o descarte de resíduos de forma correta Ampliar o conhecimento da população acerca das formas de combate ao Aedes Aegypti Impedir /evitar novos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Aprimorar o trabalho da equipe de combate à endemias do município de pitanga. Aprimorar o trabalho da equipe de reciclagem do município de Pitanga. Incentivar as ações da Associação dos Agentes Ambientais de Pitanga(AAGAP). Manter o índice de infestação próximo a zero mesmo nos períodos de verão e alta incidência pluviométrica.

Metodologia

O publico alvo são as crianças da rede de ensino, com enfase nas crianças do 1º ao 5º ano. participam recolhendo lixos recicláveis do quintal, das ruas, praças e terrenos baldios. Cada item recolhido e entregue nos pontos de coleta soma pontos que poderão ser trocados por materiais escolares, para o papel, cada Kg vale um ponto, e pneu valerá dois pontos. Cada item recolhido e entregue na secretaria do Meio Ambiente tem o valor de um ponto. O recolhimento dos materiais recicláveis é realizado durante a semana, no horário de expediente, conforme cronograma anual. Os resíduos recolhidos e que acumularão pontos, serão principalmente aqueles que acumulam água, tais como tampa de garrafa, garrafas, vidros, pneu, embalagens plásticas. A troca dos resíduos por pontos poderá ser realizada por membros das famílias e crianças. Os pontos por materiais escolares e educativos serão trocados na sede as vigilância Sanitária no horário das 08 as 17h, mediante a apresentação do vale-pontos. Os professores juntamente às equipes de combate à endemias, equipes de atenção básica, funcionários das secretarias de meio ambiente e saúde realizam durante o ano, conforme ações planejadas, orientações nas escolas, a respeito da reciclagem de resíduos sólidos, formas de combate ao mosquito Aedes aegypti e metodologia do programa. As crianças que atingirem 700 pontos ganham uma mochila personalizada com a logo do programa.

Resultados

A campanha já esta no seu 3 ano (2019, 2022 e 2023), em 2023 tivemos a participação de mais de 450 crianças, e recolhimento de 8 toneladas de resíduos. Com as ações o IIP mente-se estável, porém atualmente a grande maioria são criadouros não removíveis Em 2022 houve um surto de Dengue no município, onde foi possível observar nitidamente o impacto do projeto no controle do vetor, mais de 90% dos casos limitaram-se à duas áreas do município com população de classe média e média alta, que, por desinteresse económico não aderiu ao projeto. Os demais casos ocorreram nos outros bairros, mas era possível estabelecer relação com os bairros em epidemia, geralmente, local de trabalho. Além do resultado no controle do vetor, o resultado ocorre na reciclagem, com aumento considerável da reciclagem no período do projeto (dez a fevereiro) o qual permanece por vários meses do ano, não apenas na quantidade de materiais reciclados, mas também na qualidade dessa classificação, gerando renda aos recicladores.

Conclusoes

Sendo a saúde uma condição biopsicossocial, o projeto permeia todos os aspéctos da saúde da população, promovendo educação, renda e saúde. Trouxe motivação às agentes de endemias que veem resultados nas residências que antes tínhamos dificuldade acatar as orientações. As ações de educação em saúde são aliadas na prevenção de doenças, e controle de vetores, com mais de 35% da população do município em condição de vulnerabilidade social, utilizar recursos que “incentivem” a adesão ao auto cuidado, como com os materiais escolares, proporciona maior interesse da população, promove um resultado palpável para a ação de prevenção e promoção de saúde