Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Rio Azul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CARAVANA DO OUTUBRO ROSA EM RIO AZUL-PR: TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO SUS

Apresentação/Introdução:

O presente trabalho relata algumas experiências vivenciadas durante a Caravana do Outubro Rosa, que aconteceu no município de Rio Azul, no centro sul paranaense, alcançando 23 localidades entre as áreas rural e urbana da cidade, que contou com a participação de mais de 800 mulheres. Com o objetivo de levar a equipe multidisciplinar e os serviços de saúde ofertados para mais pertos das mulheres e suas comunidades, afim de fortalecer as diretrizes do SUS, como universalidade, descentralização e participação da comunidade, foram feitas palestras, desafios, brincadeiras, sorteios de brindes e, o mais importante, foi realizado um grande mutirão de preventivos, mamografias, testes rápidos, informações e tira dúvidas acerca de Doenças Sexualmente Transmissíveis e sobre os tipos de câncer, principalmente o de colo do útero. Ocorreu ainda um desafio intercomunidades, onde a localidade a qual atingisse a meta de realização de coleta de citopatológico seria a grande campeã da Caravana de 2022. Para finalizar essa ação inovadora, foi realizado um encerramento no dia 29 de outubro de 2022, com um grande evento onde as mulheres de todas as comunidades puderam se reunir, para que juntas recebessem o prêmio para a equipe vencedora do desafio da coleta de preventivo: uma academia ao ar livre, que será construída em breve. Aqui neste trabalho contamos como foi esta experiência que ficará marcada para sempre na memória das mulheres que utilizam os serviços do SUS no município de Rio Azul.

Objetivos

*Objetivo Geral -Promover a Caravana do Outubro Rosa em Rio Azul, fortalecendo e levando o SUS para mais perto da população. Objetivos específicos Fortalecer as diretrizes do SUS, como universalidade, equidade e integralidade Realizar a descentralização dos serviços ofertados, de forma a abranger todas as mulheres, independentemente de quão longínqua seja a localidade de residência Promover e incentivar a participação social nos serviços de saúde e educação em saúde, desde a atenção básica.

Metodologia

A motivação desta experiência foi buscar maior proximidade de todas as mulheres acerca dos serviços prestados pelo SUS, sobre a educação em saúde pública, testes rápidos e a prevenção de câncer, que foram assuntos bastantes recorrentes durante toda a caravana. Anteriormente, se percebia que as mulheres, por se tratar de um município com grande parte de moradores da área rural, não podiam ir até as unidades de saúde da cidade para receber esse tipo de orientação. Então, a Caravana do Outubro Rosa, foi criada justamente para que até a mulher que more no local de mais difícil acesso tenha conhecimentos de tudo o que foi citado acima e, ainda, de uma forma descontraída, promovendo a visita de uma ou duas comunidades por dia. Para tal, foram realizadas ações de sensibilização, vídeos chamativos, divulgação em redes sociais e rádios, além de nos dias do evento ocorrerem palestras voltadas à educação em saúde e a educação permanente. Foram, também, escolhidos diversos caminhos, como brincadeiras, torta na cara com perguntas e respostas, tira dúvidas, palestras com temas de educação em saúde e, por fim, desafios, onde venceria a comunidade com maior índice de realização de preventivos, para que todas se sentissem empenhadas e mobilizadas de alguma forma. Foram reunidos os profissionais de todas as áreas da saúde para que juntos, pudessem cada um de uma forma, passar o conhecimento necessário de educação em saúde para todas essas mulheres.

Resultados

Todos os objetivos foram alcançados, pois batemos recordes nunca vistos antes na realização de preventivos e mamografias, onde na mesma época, no ano de 2021 foram coletados cerca de 350 citopatológicos, já no ano de 2022 esse número saltou para 706 coletas e, quanto as mamografias, o número também foi surpreendente, tudo isso devido a grande aderência e participação de todas as comunidades. Essa participação social foi a chave mestra desta grande experiência, pois nosso trabalho foi levado muito a sério tanto por instituições públicas como as privadas, onde tivemos as portas abertas para nosso evento em todas as localidades em que fomos. É válido ressaltar também que a participação das mulheres de todas as comunidades foi o que nos permitiu alcançar o objetivo de transformar vidas através do SUS e da promoção de suas diretrizes.

Conclusoes

Após um mês de intenso trabalho da equipe multidisciplinar, em conjunto com as comunidades, obtivemos resultados muito positivos, alcançando metas como nunca antes, em tão pouco tempo, consagrando essa ação como inovadora para o município, na qual se pretende continuar investindo para que cada ano mais os objetivos sejam alcançado. Além de ter sido recentemente escolhida para fazer parte do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde da APSREDES, o qual tem por objetivo contribuir para identificar, sistematizar, visibilizar e reconhecer experiências exitosas de participação e engajamento social em políticas públicas e práticas em saúde, que são voltados ao aprimoramento das condições e dos serviços de saúde, gerando trocas e aprendizados entre os atores sociais envolvidos que potencializem sua ação local, regional, nacional ou internacional, fechando com chave de ouro a Caravana do Outubro Rosa em Rio Azul no ano de 2022.

Banner