Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Paraná

Cidade

Ponta Grossa

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CONSULTÓRIOS DE INCENTIVO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COM USO DA LASERTERAPIA

Apresentação/Introdução:

O período pós-parto, puerpério, é o momento de transição em que ocorrem intensas alterações fisiológicas e psicológicas nas mulheres, envolvendo tanto aspectos hormonais, como questões familiares e culturais provendo alterações hormonais, demandas de amamentação, cuidado em tempo integral com o bebê, perda do corpo gravídico e não retorno imediato ao corpo anterior à gestação, privação do sono, pressões sociais. É uma fase de adaptação da nova rotina e a puérpera pode encontrar dificuldade em relação ao aleitamento materno e ter algum trauma mamilar que é uma intercorrência frequente no pós-parto e interfere no processo de amamentação por ocasionar desconforto e dor à mulher e a mesma pode deixar de amamentar. Além disso, não podemos esquecer que no puerpério existe o baby blues, que vai desde o nascimento do bebê até as primeiras semanas, onde a puérpera tem alguns períodos com crises de choro, sensação de fragilidade e irritabilidade, onde períodos de tristeza e alegria se misturam. Nessa fase, o binômio mãe-bebê necessita de uma rede de apoio e nela estão incluídas as Unidades de Saúde. Para aprimorar o trabalho realizado, foram criados os Consultórios de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno, com uma sala diferenciada, aconchegante, com poltrona, almofada de amamentação, material didático, para relactação além do equipamento de laserterapia e de profissionais treinados e capacitados para os devidos atendimentos e orientações promovendo a continuidade do aleitamento.

Objetivos

Criar Consultórios de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno visando ampliar o trabalho que já realizamos nas Unidades de Saúde com todas as orientações sobre o manejo do Aleitamento Materno, trazendo como diferencial o uso da laserterapia, que é aplicado por profissionais treinados e capacitados, e que auxilia no tratamento de lesões, proporcionando o alívio da dor e melhorando a recuperação dos tecidos favorecendo a continuidade do aleitamento materno e também, a ilibiterapia, com ação sistêmica, estimulando o sistema imunológico, gerando energia para as células de defesa, aumentando a oxigenação do sangue, combatendo radicais livres, nutrindo tecidos, com função vasodilatadora, removendo toxinas e melhorando o processo de homeostase do organismo. Esses consultórios servem como uma rede de apoio para que o binômio mãe-bebê tenha sucesso no Aleitamento Materno e que o período puerperal seja mais leve e ameno.

Metodologia

O município de Ponta Grossa conta com 78 equipes de Saúde da Família e todas elas possuem profissionais qualificados para fornecer orientações sobre o manejo do aleitamento materno. Nas Unidades de Saúde é realizado orientação sobre o aleitamento materno desde o pré-natal, puerpério e no acompanhamento no crescimento e desenvolvimento da criança. Para aprimorar esse trabalho, foi criado os Consultórios de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno que são distribuídos em 5 Unidades de Saúde do município de maneira estratégica, em diferentes pontos da cidade e de fácil acesso para a população. Contam com um local calmo, tranquilo, com poltrona confortável, almofada de amamentação, materiais para manejo do aleitamento materno e relactação, material didático e o equipamento de laserterapia. A puérpera é avaliada na Unidade de Saúde do seu bairro com um profissional qualificado e, se essa paciente se enquadrar nos critérios de elegibilidade para o uso da laserterapia como traumas mamilares (fissura, ingurgitamento mamário, candidíase mamária, mastites) e baby blues essa paciente é agendada para atendimento nos Consultórios na mesma semana e, se houver necessidade no mesmo dia. A frequência das sessões vai depender da avaliação do profissional executante. Foi realizado treinamento presencial dos enfermeiros que atuam nos Consultórios sobre manejo do aleitamento materno, fisiologia da mama e laserterapia.

Resultados

No primeiro ano de funcionamento dos Consultórios, foram atendidas mais de 370 puérperas com seus bebês, incluindo as da rede privada, as quais acabaram migrando para o SUS devido ao atendimento completo oferecido nestes consultórios. As puérperas atendidas apresentaram alívio imediato da dor após a primeira aplicação da laserterapia, além da recuperação mais rápida destas lesões. Observou-se também a melhora da qualidade de vida das puérperas que utilizaram a ilibiterapia, diante dos relatos de redução do sentimento de tristeza e desânimo. Outro resultado positivo foi o empoderamento do profissional enfermeiro que, além do conhecimento teórico/prático para manejo do aleitamento materno, passou a usar a tecnologia para maior resolutividade das demandas deste grupo. A previsão é de que, nos próximos 3 meses, o número de consultórios de referência seja ampliado para 16, facilitando assim o acesso para as puérperas de todas as regiões do município.

Conclusoes

O Incentivo ao Aleitamento Materno é fundamental para que a mãe consiga dar continuidade ao mesmo. As equipes de saúde têm trabalhado constantemente, e cada vez mais, no intuito de oferecer um olhar mais próximo e humanizado. A implantação dos consultórios de aleitamento materno foi reflexo disso e contribuiu de maneira bastante positiva para que as mães se recuperassem das lesões mamárias e períodos de tristeza, que frequentemente contribuem para o abandono do aleitamento, e seguissem com a amamentação. O relato das mães foi significante e positivo frente ao atendimento prestado pelos profissionais. As que tinham traumas mamilares já conseguiam amamentar imediatamente após a primeira aplicação do laser sem relatar dor. O trabalho qualificado das Unidades de Saúde, aliando conhecimento e tecnologia, é fundamental para que o binômio mãe-bebê tenha êxito no aleitamento materno.

Banner