Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

Estado

Acre

Cidade

Xapuri

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

EQUIPE MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL

Apresentação/Introdução:

Decorrentes eram os casos de pacientes psiquiátricos, que necessitavam de um acompanhamento com profissionais especializados para melhorar sua qualidade de vida, levando em consideração que o município de Xapuri não possui Centro de Apoio psicossocial- CAPS, com uma população de pouco mais de 19 mil habitantes, a gestão no intuito de diminuir impactos sofridos na escassez de profissionais qualificados para atender na saúde mental do município, criou uma equipe multiprofissional em saúde mental que atua no cuidado e atendimento de pessoas que apresentam transtornos mentais mais prevalecentes e de gravidade moderada, como é o caso de transtornos como o de ansiedade, de humor e dependência química, identificados pela Atenção Primária e em consulta com psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, atendimento com assistente social e outros profissionais. Através de tratamento medicamentoso e atívidades terapêuticas individuais, coletivas e comunitárias. Ademais o projeto fortaleceu parcerias com a Universidade Federal do Acre, disponibilizado os internos do curso de medicina, através de realização de visitas domiciliares e grupos terapêuticos. Além disso foi criado fluxo assistencial de atendimentos aos pacientes em crises psiquiátricas, juntamente com a SESACRE, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Secretaria Municipal de Xapuri.

Objetivos

• Criar um fluxo assistencial de atendimentos aos pacientes em crises psiquiátricas • Capacitar a equipe multiprofissional • Fortalecer parcerias • Realizar escala de visitas domiciliares equipe assistencial e internos de medicina • Agendar os pacientes no psiquiatra da telemedicina, evitando assim o deslocamento fora do domicilio • Criar grupos terapêuticos • Oferecer suporte técnico as equipes de saúde da família, escolas e redes de assistência social • prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos • Manter atualizado o registo das pessoas que fazem uso de medicamentos controlados.

Metodologia

A rede conta com a atuação de Enfermeiro especializado em Psiquiatria e Saúde Mental, Psicólogos, Médico Clínico Geral, Assistente Social, Psiquiatra Presencial e Neuropediatra e Psiquiatra por meio de Telemedicina. Após a implantação e capacitação das equipes, foi elaborado o fluxo assistencial de atendimentos aos pacientes psiquiátricos, bem como realizada atividades educativas nas escolas e unidades de saúde, levantamento e cadastramento dos pacientes psiquiátricos e posterior acompanhamento de todos os pacientes com transtornos mentais. A equipe de referência em saúde mental funciona na UBS Tia Vicencia a partir das 15h e consegue reduzir sistematicamente as demandas nas unidades de saúde, e suprir casos leves a moderados que necessitavam de deslocamento aos Hospital de Saúde mental do Acre – Hosmac em Rio Branco. Também a equipe atende demandas judiciais, fazendo uma articulação intersetorial, entre os órgãos do sistema de segurança pública, judiciários e da saúde.

Resultados

A equipe conseguiu cadastrar 70% de pacientes portadores de transtornos mentais. Em trabalho com os agentes comunitários de saúde nas microáreas da zona urbana e rural, realizou itinerantes com os especialistas em psiquiatria e neuropediatra, e foram ofertados exames que auxiliaram no diagnóstico tais como eletroencefalograma, audiometria, eletrocardiograma. Agendamento de consultas e retornos na telemedicina foram 195 pacientes de psiquiatria, desafogando os agendamentos reprimidos na regulação estadual. O município criou fluxo assistencial de atendimentos aos pacientes em crises psiquiátricas, sendo referência para o estado. A equipe fechou parceria com a Universidade Federal do Acre, e vem realizando diversas palestras educativas e visitas domiciliares. Ademais, presta assistência técnica as equipes de saúde da família, escolas e redes de assistência social. Logo será feito atendimentos domiciliares e acompanhamentos mensal a todos os pacientes com transtornos mentais deste município.

Conclusoes

A Equipe de referência em saúde mental esta engatinhando e aperfeiçoando para melhorar ainda mais, atingiu em 40% seus objetivos iniciais, e trabalha para a expansão e o avanço, fortalecendo as parcerias já existentes e buscando novos parceiros. A ideia de fortalecimento ao sair do papel contribui de forma positiva para melhorias aos usuários com transtornos mentais, e para a qualidade de vida da população, tendo em vista que o município de Xapuri conseguiu mesmo sem um CAPS estabelecer fluxos e atendimentos contínuos, reduzindo a demanda manifesta. E estabelecendo com sucesso atendimentos multiprofissionais a esses pacientes e familiares, contribuindo de forma positiva para a a melhoria da estratégia de saúde da Família, e abrindo portas para uma futura rede assistencial, integrada e de qualidade na área da Saúde Mental.

Banner