Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Amazonas

Cidade

Tefé

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A INOVAÇÃO NA SAÚDE COM A INCLUSÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO MUNICÍPIO DE TEFÉ.

Apresentação/Introdução:

A Medicina Tradicional e Complementar – MTC possui um conjunto de práticas terapêuticas que visualiza o indivíduo como um todo: corpo físico, mental e espiritual, em busca de promover uma melhor qualidade de vida utilizando meios naturais de tratamento, e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS estão incluídas nesses cuidados. Internacionalmente a Organização Mundial da Saúde – OMS reconhece as PICS como forma de tratamento. Através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde – PNPICS criada em 2006 e sendo atualizada em 2018, totalizam-se hoje 29 práticas integrativas, o Ministério da Saúde tem dado espaço e oportunidades de alternativas para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Desde a inclusão dessas novas técnicas que trazem benefícios para a saúde, tem se observado que no Brasil as práticas integrativas têm ganhado cada vez mais espaço. Com isso a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA vem com a oferta dessas PICS aos usuários do SUS no município de Tefé – Amazonas, inicialmente com auriculoterapia, massoterapia e chás medicinais, posteriormente com a inclusão da ventosaterapia, dança circular, meditação e entre outras. Com a inserção das práticas na saúde de Tefé denota uma ação da ampliação do acesso e qualificação dos serviços, com a busca de envolver ainda mais a integralidade da atenção à saúde da população.

Objetivos

Objetivo Geral: Relatar o processo de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA do município de Tefé. Objetivos específicos: a) Descrever a importância das Práticas Integrativas e Complementares na rede pública b) Demonstrar a atuação das práticas integrativas na prevenção de diversas doenças ou complementando um tratamento conservador visualizando o indivíduo como um todo c) Descentralizar os atendimentos para UBS, ações e demais instituições.

Metodologia

Formalizando 10 profissionais do Centro Especializado em Reabilitação – CER e Núcleo Ampliado a Saúde da Famillia – NASF em auriculoterapia, a inclusão das PICS no município aconteceu em julho de 2019, toda quinta-feira no espaço do CER, com: auriculoterapia, massoterapia e chá medicinal. Os usuários que já eram atendidos no setor passaram a fazer o uso das práticas e os demais vinham através dos encaminhamentos de médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da SEMSA de diferentes níveis da atenção que identificavam a necessidade de associar as práticas com tratamento conservador. A oferta do serviço proporcionou melhorias significativas na qualidade de vida, física, mental e emocional relatados pela população, e verificando a necessidade de envolver os profissionais, atingindo mais multiplicadores, a SEMSA apresentou incentivos aos trabalhadores, investindo no aperfeiçoamento e qualificação de novas práticas que possam contribuir no cuidado ao usuário e assim ampliação dos serviços. Após capacitações realizadas aos profissionais, no ano de 2020, ocorreu a descentralização para as Unidades Básicas de Saúde, na qual aconteciam uma vez por semana em cada UBS e ações externas nas campanhas de saúde. E com isso foram inseridas a ventosaterapia, acupuntura, meditação, musicoterapia e dança circular que buscam efeitos positivos na saúde do corpo e da mente, proporcionando melhora da memória, socialização em grupo, concentração e auto conhecimento com confiança em si.

Resultados

De acordo com a base de dados do ESUS-AB Municipal e TABNET Nacional, no período de Julho a Dezembro de 2019, foram realizados 1.694 procedimentos. E em 2020 o primeiro ano integral e com a descentralização das PICS para as UBS, contabilizamos 5.376 procedimentos, já no ano de 2021, houve um aumento para 8.234 procedimentos, equivalente a 53% da oferta do serviço das PICS. Os sintomas emocionais tiveram um grande impacto na população no período da pandemia e eram refletidos no corpo. Com a procura dos usuários pelas práticas, a aprovação, a melhora na qualidade de vida, foi possível reduzir doses e uso irracional de medicamentos como: torsilax, clonazepam, haldol, fluoxetina, insonix, diclofenaco e entre outros usados para dores físicas, ansiedade e insônia, relatados tanto pelos especialistas responsavéis pelo tratamento conservador quanto pelos usuários. Após as capacitações desenvolvidas, conseguimos abranger para o Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Hospital Regional de Tefé – HRT, conseguindo alcançar 14.433 procedimentos em 2022, que equilave ao aumento de 75% comparado ao ano anterior. Então desde 2019 a 2022 ocorreram 29.737 procedimentos, sendo 30% de auriculoterapia, 14% de massoterapia e 56% de outras PICS. Com isso, observamos a importância das PICS nas UBS, CAPS, CEREST, levando também as práticas em ações realizadas não somente pela SEMSA, mas em instituições públicas e privadas em todo município.

Conclusoes

Visando a inclusão das PICS, na Atenção Primária a Saúde – APS, a SEMSA vem apoiando os profissionais a se aperfeiçoarem, evidenciando, o impacto positivo que teve aos usuários, no entanto é preciso preparo para a identificação das necessidades dos pacientes, bem como os seus benefícios, podendo assim incluir novos multiplicadores. Com essas técnicas naturais, os custos financeiros diminuem, promovendo cuidado diferenciado e resultados efetivos. Espera-se que com o trabalho realizado e os efeitos relevantes desta inovação da saúde no município, possa trazer mais reconhecimentos sobre as mesmas, levando em associações, escolas, núcleos religiosos, entre outros, definindo metas, objetivos e assim atingindo indicadores de saúde. Portanto, a expansão das práticas vem acontecendo simultaneamente em UBS, campanhas alusivas, projetos de atividade física, para que os usuários da rede pública possam ser assistidos de forma integral, em todos os níveis de atenção. Nesse sentido, é importante a inserção das PICS na APS configurando uma ação da ampliação de acesso e qualificação dos serviços, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde da população, para sua consolidação, como mais uma estratégia terapêutica e promotora de saúde.

Banner