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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

6

Estado

Amazonas

Cidade

Careiro

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

DESAFIOS DA ADESÃO DOS USUÁRIOS AO PROGRAMA HIPERDIA EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA CAREIRO CASTANHO

Apresentação/Introdução:

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos. A realização prática dos programas do Ministério da Saúde é um desafio, principalmente quando nos referimos ao atendimento em área ribeirinha. Experiência essa vivida entre Dezembro de 2022 a Março de 2023, momento em que comecei a trabalhar na equipe de saúde da família ribeirinha, localizada na Comunidade do Purupuru–Careiro Castanho, interior do Estado do Amazonas. Nesse período observei um grande índice de casos agravados por doenças crônicas principalmente em portadores de Diabetes e HAS, que chegavam à unidade em Urgência e Emergência hipertensiva, em muitos casos com complicações como: IAM, AVC e diabéticos com glicemia descontrolada. Como profissional me senti impotente diante desses casos, mesmo tendo em mente que realizava os atendimentos de forma correta. Investigando os usuários do HIPERDIA e considerando suas particularidades, cheguei à conclusão de que os usuários, muitas das vezes, não faziam seu tratamento de forma adequada devido à incompreensão das receitas médicas, por serem analfabetos, sem uma orientação adequada sobre seu tratamento em relação às medicações, doses e horários prescritos. Com o intuito de mudar essa perspectiva me dediquei a encontrar uma maneira pratica e compreensível para que os usuários pudessem fazer seu tratamento de maneira eficaz.

Objetivos

Objetivo Geral: Incentivar a adesão da população ribeirinha ao programa HIPERDIA. Objetivos Específicos: a) Identificar as necessidades da população pertencente à Comunidade do Purupuru-Careiro Castanho-Amazonas b) Desenvolver ferramentas para compreensão e melhor efetivação do atendimento médico para a comunidade ribeirinha.

Metodologia

Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado durante a assistência na Equipe de Saúde Ribeirinha da Unidade Básica de Saúde Josias Lira, da Comunidade do Purupuru, Careiro Castanho, Amazonas. A unidade oferece atendimento a usuários da própria localidade e atendimento há 9 comunidades ribeirinhas. Mais do que aprendemos em livros ou que a faculdade de medicina pode ensinar é saber se reinventar para o melhor atendimento ao usuário. A cada dia, busco novas ferramentas, para expressar meu conhecimento e repassar para os usuários o seu diagnóstico ou condução da sua assistência. O maior desafio na prática clínica é fazer com que eles entendam a importância do uso da medicação. Foi de extrema importância o envolvimento multidisciplinar da equipe de saúde para alinhar a melhor forma de abordar nossos usuários do HIPERDIA. Adotamos como conduta inicial encontros mensais de Hiperdia: a) Roda de conversa b) Panfletos lúdicos para fácil interpretação c) Receita médica adaptada para fácil interpretação dos horários para se tomar a medicação d) Atendimento médico em domicílio. Durante os atendimentos médicos de Hiperdia, enfatizava a necessidade dos cuidados primários. O acompanhamento com MAPA diário (aferição da pressão arterial e monitorização da glicemia), após isso, é realizado a reavaliação na semana seguinte, onde realizava ajustes ou troca de medicamentos, antes que o mesmo apresentasse complicações associados à doença.

Resultados

Este trabalho abrangeu a temática que muitas vezes podem ser vistas como algo distante da realidade de muitos profissionais, mais de 10 milhões de brasileiros são analfabetos, e a população com mais de 60 anos são os mais acometidos sobretudo, na área rural. Quantidade total de usuários cadastrados no Programa HIPERDIA: 593 pessoas. Efetividade do trabalho: 99,3%. Total de atendimentos realizados desde o início do trabalho: 2.740 pessoas. Foi fundamental a detecção da principal dificuldade apresentada pelos usuários do programa Hiperdia. Muitos usuários tinham a preconcepção que apenas deveria ser usada a medicação quando apresentassem sintomas: se a pressão ou a glicemia estivessem altas ou se apresentassem tontura, cefaleia ou outro sintoma. Depois de esclarecer a importância da medicação, o maior desafio foi que eles tomassem as medicações nos horários corretos. Eram muitos erros, desde estar prescritos e os mesmos tomarem em dias alternados, até confundirem quais deveriam ser tomados e qual horário. Foi reinventando as prescrições e abordando de forma lúdica, utilizando de ilustrações para descrever os horários das medicações e a identificação por cores dos medicamentos, logrou-se obter maior adesão dos usuários ao Programa HIPERDIA.

Conclusoes

Para estabelecer a grande necessidade da medicação em sua patologia, foi imprescindível criar uma relação de confiança entre profissional e usuário e entender a competência cultural incorporando o que eles tinham como “medicina alternativa” para introduzir ao cuidado, mas enfatizando a importância de cuidado conjunto, agregando ao resultado final. Infelizmente existem vários desafios ainda a serem superados como: ter todas as medicações para serem dispensadas nas unidades, ampliar a demanda de acesso ao atendimento médico, ofertar melhores condições de trabalho para os profissionais dessas localidades. Mas, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos realizar e melhorar o atendimento para essa comunidade. Reduzimos consideravelmente remoções de pacientes com complicações de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Estabelecemos um melhor fluxo de triagem desses usuários até a recepção dos mesmos após complicações. O básico bem feito evitará que esses casos evoluam de forma desfavorável. A atenção primária é a chave para um serviço público de qualidade e o investimento nas tecnologias leves e relacionais com os usuários promoverá o uso racionalizado e otimizado dos recursos financeiros em saúde pública.